Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Qual a função de um observador técnico?

Ultimamente, diferentes hábitos no futebol tem sido alterados. Uma vez que esses hábitos funcionam como uma cadeia, a forma de trabalhar em alguns setores no futebol altera a forma de trabalhar em outros setores no futebol. Com a evolução do treino da periodização convencional para a periodização tática, é agora possível treinar a forma como o treinador pretende jogar em campo e com isso, é necessário encontrar fundamentos para desenvolver uma estratégia para o jogo. Esses fundamentos são encontrados quando analisámos as equipas adversárias, sendo os observadores técnicos responsáveis por essas análises. Vamos então simular o trabalho semanal de um observador técnico, procurando perceber melhor quais são as tarefas habituais dos observadores técnicos.

Domingo: análise ao vivo do adversário


       Quando o observador se desloca ao estádio para observar uma equipa ao vivo, a que nós chamámos de análise direta, este observa imenso fatores que não são visíveis através da televisão ou vídeos. Através da observação direta, o observador pode analisar:


  • Comportamento coletivo das equipas
  • Ambiente do estádio
  • Comportamento dos adeptos
  • Comportamento da equipa técnica adversária
  • Entre outros


Muitos destes fatores não são observáveis através da análise indireta, uma vez que os vídeos só mostram aquilo que foi previamente gravado, enquanto no estádio, ao vivo, é possível observar absolutamente tudo o que o observador pretender observar. Após a observação, o observador anota tudo e organiza os dados que mais tarde utilizará como complemento ao seu trabalho.

Segunda-feira: Observação de vídeos dos adversários


Este método é conhecido como observação indireta, uma vez que, apesar do observador ver o que se passou durante o jogo, não está fisicamente presente. Não é possível obter os mesmos dados na citação anterior, mas é possível obter outro tipo de dados, mais detalhados. Ao relacionar os dois tipos de observação e que é possível alcançar uma análise exata do comportamento e estratégia do adversário que a nossa equipa vai enfrentar. Através da análise indireta, é possível:


  • Análise detalhada e completa de cada jogador
  • Padrões de jogo encontrados ao longo de vários jogos
  • Em que alturas o treinador pode fazer alterações táticas ou substituições
  • Atual forma física e/ou tática de cada jogador
  • Entre outros


Assim, através da análise indireta, o observador reúne uma vasta informação detalhada, que irá depois reunir com a informação recolhida na análise direta. É importante referir que a análise de uma equipa só pode ser completa quando esta é observada direta e indiretamente.


Terça-feira: Análise estatística do adversário


Sem dúvida, é muito importante conhecer conhecer o comportamento tático de uma determinada equipa, mas não deixa de ser importante analisar os números dessa equipa. Por exemplo, analisando os resultados recentes da equipa, é possível perceber se a equipa está em boa forma ou não. Os dados recolhidos através da análise estatística, entre muitos, são:


  • Forma competitiva dos últimos jogos
  • Jogadores utilizados e em que ocasiões
  • Golos marcados e sofridos e em que ocasiões dos jogos
  • Expulsões, momentos de expulsões e jogadores expulsos
  • Atual momento de dificuldade no calendário da equipa adversária


Este tipo de análise é feito através de duas formas distintas: analisando os jogos dos adversários e obtendo informação estatística detalhada; analisando as notícias e estatísticas da equipa. Através da análise estatística é também possível encontrar as melhores apostas online apenas estudando o atual momento de forma das equipas.


Quarta-feira: Avaliação dos dados recolhidos


O observador técnico tem agora uma montanha de dados recolhidos para organizar. Deve juntar tudo e elaborar um relatório baseado naquilo que lhe foi pedido, desde juntar toda a informação e preparar um relatório apenas com alguns pontos importantes que o treinador principal tenha pedido até elaborar um relatório completo com todos os dados recolhidos e organizados.


Esta fase sempre depende do tipo de relatório que o treinador pedir. Por vezes, existem muitos dados que o treinador não precisa ou que não lhe interessa, preferindo apenas um relatório acerca a organização tática do adversário por exemplo. Outros preferem ter um relatório completo, para criar um dossier completo de todas as equipas do campeonato por exemplo.


Quinta-feira: Entrega, discussão e análise dos dados obtidos


Agora que o observador técnico tem na sua posse um relatório completo e detalhado, está na hora de conversar acerca o mesmo com o treinador principal e restante equipa técnica. Reunido com os vários elementos da equipa que lidera o plantel, o observador técnico apresenta os dados que recolheu e tratou, e explica o que encontrou na equipa que observou. Não basta apenas analisar uma equipa e entregar o relatório com os dados que foram obtidos. Claro que apenas entregar o relatório pode ser suficiente para o treinador principal preparar o treino. Mas explicar os dados que organizou é claramente importante, para que não reste qualquer tipo de dúvidas acerca esses dados

Sexta-feira: realiza uma tarefa encomendada pelo treinador principal


Existem sempre muitos pontos importantes que um treinador precisa saber, como por exemplo o rendimento da própria equipa ou pontos importantes acerca equipas adversárias. Após a analise completa acerca um adversário do próximo fim de semana, o treinador pode precisar de:


  • Análise do atual momento da própria equipa
  • Análise de jogadores para eventualmente reforçar a equipa
  • Análise do campeonato
  • Análise de jogadores jovens do clube
  • Análise de outra competição de a equipa vá enfrentar
  • Início da análise do adversário posterior ao adversário do próximo fim de semana

Podem ser incluídas aqui dezenas de atividades diferentes que um observador técnico pode realizar. São atividades além da rotina semanal do observador.


Sábado: dia de descanso


Este horário de trabalho é uma simulação e o dia de descanso não precisa de ser necessariamente ao sábado, mas é um dia de descanso e é realmente importante descansar. Após uma semana longa de trabalho, apesar de o desgaste não ser físico, o desgaste é psicológico é elevado. Analisar jogos de futebol são muitas horas fechado no escritório, sempre a ver vídeos, estatísticas e muita papelada. Tirar um dia para descansar e ocupar o cérebro com algo diferente desta rotina aumenta claramente a qualidade dos resultados obtidos.

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn