Oops! This site has expired. If you are the site owner, please renew your premium subscription or contact support.

Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Principio especifico de defesa: Contencao

Posted by Valter Correia on October 30, 2011 at 5:50 AM

 Vivemos tempos complicados no futebol. Talvez seja pela visão dos treinadores, a que estou habituado, mas sinto que hoje, ganhar é mais importante do que jogar bem. Mas faz confusão como é possível ganhar sem jogar bem. Será que uma equipa, ganhará muitas vezes, se jogar mal muitas vezes? Eu sei que as leis de jogo, nos dizem que ganha a equipa que marcar mais golos. Mas marcar golos não é tão importante como não sofrer golos? Se queremos ganhar, precisamos marcar mais golos do que sofremos, logo, todo o processo ofensivo e defensivo é tão importante como o golo. É a natureza do jogo.


Através deste pensamento, acredito que atacar bem é tão importante como defender e transitar entre estes dois momentos. Sabemos que os quatro momentos de jogo (organização ofensiva, transição defensiva, organização defensiva e transição ofensiva) estão ligados entre sí, logo, o treinador deve criar uma estrutura e criar comportamentos comuns aos jogadores, de forma a que a equipa trabalhe como um só membro.


Em todo campo, apenas um jogador dispõe da bola. Todos os outros, devem saber como se movimentarem, que espaços abrirem e que espaços fecharem. Portanto, os jogadores devem ser capazes de tomar decisões constantes e favoráveis para a sua equipa. Para quem defende, fechar os espaços mal, pode traduzir-se em golos sofridos. No que diz respeito ao centro de jogo, ou seja, na zona onde se encontra a bola, o caminho ao portador da bola deve ser fechado, especialmente quanto mais perto este está da baliza adversária.


A contenção no plano individual

No que diz respeito ao caráter individual desta situação o defesa deve entrar em contenção ao portador da bola, para diminuir as ações ao portador da bola e se preparar para o desarme. A contenção serve também para fechar o caminho para a baliza, e impedir o portador de tentar finalizar à meta. Este princípio é designado para impedir que a bola se aproxime da própria baliza quando está na posse de um adversário. Em determinados contextos, o defesa coloca-se em contenção para impedir que haja uma linha de passe entre o portador da bola e um colega da sua equipa, impedindo a progressão do adversário através do passe.


A contenção no plano coletivo

Já num contexto coletivo, a contenção tem como objetivo, diminuir o ritmo de jogo do adversário, ou dar mais tempo à própria equipa para se organizar. Por exemplo, durante a transição ofensiva, um atacante coloca-se em frente ao portador da bola, para que este diminua o seu ritmo e procure outras opções, enquanto a equipa se organiza e fecha os espaços mais atrás.


Definição de contenção no futebol

O princípio da contenção refere-se à ação de oposição do jogador de defesa ao portador da bola, procurando diminuir o espaço de ação ofensiva deste, impedindo possibilidades de passe a outro jogador atacante, evitando o drible que favoreça a aproximação à baliza e impedindo a finalização à baliza (CASTELO, 1996)

 



bet365

Categories: Principios de jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments