Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

O Guarda-redes

Posted by Valter Correia on September 17, 2011 at 3:30 PM


       O Guarda Redes é o jogador que ocupa a última linha de marcação. Mesmo sendo o jogador mais recuado e que raramente participa nas jogadas ofensivas de maior destaque (finalização e criação dessas mesmas situações), atribuindo-lhe principalmente uma função defensiva, não deixa de ter comportamentos defensivos e ofensivos.

        Em processo ofensivo, o guarda-redes é muitas vezes o primeiro atacante, pelo que pode e deve procurar influenciar o ritmo de jogo, através da reposição da bola. Essa ação pode ser uma reposição rápida ou lenta, em função dos objetivos táticos da equipa e do estado de organização de ambas as equipas.

        Esse mesmo jogador é, também, um observador privilegiando, pois está de frente para todo o campo e jogadores. Assim, deve assumir uma coordenação dos companheiros que intervêm no setor defensivo da sua equipa.

        E, da mesma forma que orienta os companheiros de equipa, têm a obrigação de optar por linhas de passe seguras para os companheiros que contactam momentaneamente com a bola, ou seja, o guarda-redes assume comportamentos ou realiza ações de cobertura ofensiva.

        O guarda-redes deve também executar pontapés de baliza, evitando que os seus companheiros fiquem em inferioridade numérica, mesmo que momentaneamente

        Por outro lado, no processo defensivo, a sua principal função é cobrir e defender a baliza. Dito isto, o guarda-redes deve ajustar a sua posição e, função da localização do centro do jogo. Se o centro está do lado esquerdo do campo, o guarda-redes deve colocar-se no lado esquerdo da baliza. Se está longe da baliza, o guarda-redes deve posicionar-se adiantado, e assim sucessivamente.

        E até mesmo em caso de necessidade, deve sair da grande área e jogar a bola com os pés.


Um grande abraço,

Valter Correia

Categories: Acoes tecnico-taticas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

4 Comments

Reply pedro cardoso
6:56 PM on November 10, 2011 
Boas Valter,

Antes de mais , parabens pelo bom blog que possui.
Vinha fazer uma questao ha qual ja algum tempo analiso e tanto pesquiso e procuro opinioes mas nao é facil ou talvez seja mesmo impossivel obter respostas, porque será que a grande maioria dos guarda redes de elite ( grandes clubes europeus, jovens talentos , camadas jovens no nosso pais) , os maiores potencias nesta posiçao sao na sua grande maioria de pe esquerdo como pé dominante?
Cumprimentos
Reply Valter Correia
7:20 PM on September 17, 2011 
Olá meu cao José Matos.

Agradeço imenso a opinião que tem sobre o meu site.
Trabalho e faço o que posso para agradar a todos os meus utilizadores e seguidores.

É certo que o guarda-redes tem um papel injusto, mas esse papel apenas a voz do povo o sabe ler. Defender a baliza não é só função do guarda-redes, assim como marcar um golo não é só função do avançado. Uma equipa que defende e ataca com essas condições, não é equipa, são onze jogadores.

Abraço
Reply Mattos
7:18 PM on September 17, 2011 
Boas....


Caro Valter...

Já te adicionei à minha lista de blogues mas apenas ficou o link!!! , não tendo ficado imagem, nem indicio de post.



Se existir forma de resolver este assunto de outra forma, diz-me Ok .


Abraço


Mattos...paixaodabola.blogspot.com
Reply Mattos
6:59 PM on September 17, 2011 
Boas....


Caro Valter....

Primeiro que tudo deixa-me dar-te os meus sinceros parabéns, já que tens aqui um blog diferente do que eu já tinha visto na blogosesfera e olha que já vi muitos.
Ser diferente por vezes não basta, já que essa diferença deverá primar pela excelência, o que é o caso deste blog ...teoriadofutebol.
O futebol é magnifico pela sua incerteza, pela sua espontâneadade, pelo talento das "forças em confronto mas existe outro item importantissimo que passa pelo aspecto técnico e esse é reflectido na ...táctica.
Irei então adicionar o teu blog à minha lista de blogues e irei ser "cliente" assiduo deste espaço desde já.

Em relação ao post em causa, apenas direi que está ben estruturado, sendo que o guarda redes é o que tem o papel mais ingrato numa equipa de futebol, já que o avançado pode falhar duas ou três vezes que não "vem mal ao mundo" , ao contrário do Keeper que falhando uma, duas.... vezes, é logo o principio do....fim.


Um grande abraço


Mattos...paixaodabola.blogspot.com