Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

A importancia de criar um modelo de jogo antes de estruturar a equipa

Posted by Valter Correia on September 1, 2013 at 4:10 PM

        Após o lançamento de um ebook com 72 exercícios práticos de futebol, eis que já vai quase um ano. Inicialmente, quando comecei esta comunidade, tinha uma dúvida: qual é a importância da paixão naquilo que fazemos? Finalmente, compreendo qual é o valor da paixão, que me leva a escrever cada artigo, não só pelo gosto de ver a comunidade crescer imenso ou de conhecer pessoas novas interessantes. Talvez o melhor que a paixão possa trazer, é sem dúvida o conhecimento, formando cada um de nós como homem, de tal forma que a cada dia que passa somos mais capazes de enfrentar o que outrora chamávamos medo ou tínhamos receio. Desta forma, publico então um artigo, retirado do terceiro livro da nossa comunidade, que começou à dias a ser escrito. O assunto é "Modelos de Jogo", e espero que hoje gostem deste artigo, como "amanhã" vão gostar do livro.


 




       Por lógica, praticamente todos os treinadores elaboram um modelo de jogo antes de o instaurar na equipa. Na verdade existem razões válidas para que isso seja feito, razões essas que passam muitas vezes ao lado. Por exemplo, sabia que a estrutura de um modelo de jogo está parcialmente relacionada com a motivação dos jogadores? Vamos enumerar algumas razões que valorizam a importância de criar um modelo de jogo antes de montar a equipa.

 


       1- Obriga o treinador a conhecer os jogadores

       Se um treinador sabe montar uma equipa, então sabe observar os jogadores e as suas características individuais. Geralmente, os melhores modelos de jogo são montados para jogadores que sejam capazes de os jogar, uma vez que esses modelos de jogo se exprimem por jogadores que sabem realizar as várias tarefas e funções previstas nesses modelos de jogo. Vamos supor que determinado treinador tem duas ideias de jogo distintas e bem definidas, uma para um modelo de jogo com movimentações verticais e outra para um modelo de jogo com movimentações em largura. Mas, para saber qual desses modelos de jogo deve utilizar, o treinador está obrigado a observar as características de cada jogador para descobrir qual é o melhor modelo de jogo para a sua equipa. Isto significa que, uma vez que o modelo de jogo está relacionado com as características dos jogadores, o treinador deve reconhecer cada jogador do plantel para encontrar o modelo mais correto a implantar na equipa.


       2- Serve de base para o método de treino durante o ano

       No futebol, treinar é mais importante do que jogar, uma vez que os jogadores passam mais tempo a treinar do que a jogar. Mas acontece que, para a equipa corresponder às necessidades da competição, necessita ter uma forma de jogar própria. Neste contexto, para a equipa alcançar essa forma de jogar, precisa de ter um modelo de jogo previamente definido pelo treinador, para que este possa escolher exercidos que vão de encontro ás ideias que o modelo de jogo pede. Podemos construir duas equipas, uma bem preparada taticamente e uma bem preparada apenas tecnicamente. Num confronto entre estas duas equipas, praticamente podíamos apostar na primeira equipa como vencedora pois essa equipa sabia o que tinha que fazer com a bola e quando fazer com a bola. Por outro lado, a segunda equipa apenas saberia tratar a bola no pé e nada mais do que isso. Isto quer dizer que, para traçar um exercício para a equipa, precisamos obrigatoriamente de ter um fundamento, e esse fundamento encontrámos no modelo de jogo.


       3- Melhora a capacidade de comando do treinador

       A partir de um momento que o treinador tem uma forma de jogar bem definida, isto é, tem um modelo de jogo bem definido e uma forma de treinar coerente e evolutiva para os jogadores, os jogadores são mais propensos a seguir as suas ideias. Imaginemos que um treinador não definiu uma situação de jogo e o jogador pergunta o que deve fazer nessa situação de jogo. O que vai responder o treinador? Outro exemplo é uma situação onde o treinador estará indisponível para uma partida de futebol, que por acaso é um jogador essencial para a equipa. No entanto, o seu suplente, tem uma forma de jogar completamente diferente, o que tem grande impacto na forma de jogar de toda a equipa. Como pode o treinador adaptar esse jogador em tão pouco tempo?


       A verdade da relação entre o modelo de jogo e a motivação do plantel é um assunto de dificuldade mais elevada que o habitual. Envolve mais do que tática, pois envolve psicologia. Ter um modelo de jogo bem definido em todos os momentos de jogo leva o treinador a realizar o seu trabalho com mais confiança, especialmente se este acredita no valor e na força do modelo de jogo que escolheu para a equipa. Pelo seu lado, quando os jogadores observam o treinador, facilmente percebem que este treinador tem um método de trabalho e quer ganhar jogos. O próprio inconsciente dos jogadores ao ver o seu treinador a orientá-los encarregar-se-á de se automotivar, uma vez que não pretende fugir das ideias de alguém que estão a seguir. Vamos distinguir a visão do treinador e do jogador, com algumas frases curtas e simples:

  • Treinador: "Para este jogo, pretendo jogar desta forma e fazer este tipo de jogo"
  • Jogador: "Quero subir para um clube maior. Se fizer o que o treinador diz, vou ter mais oportunidades dadas por ele. /Ele tem razão, o adversário é fraco se atacarmos assim"

 

       E agora vejamos um treinador com um modelo de jogo que não está bem definido e tem algumas dúvidas no treino

  • Treinador: 1- "O próximo jogo vai ser muito difícil." / 2- "Temos de treinar bem se queremos ganhar. "/ 3- "Ou vocês treinam bem, ou vão perder."
  • Jogador: "Não me apetece ir ao próximo jogo" (desinteresse) / 2- "Mas treinar o quê?" (Dúvida)/ 3- "Anda correr tu " (Contrariedade)


       Por incrível que pareça, um treinador que sabe o que pretende dos jogadores e sabe como os quer treinar, naturalmente terá um discurso diferente e bem mais motivador, sem precisar de pedir alegria ou concentração aos jogadores. O trabalho eficaz do treinador, por si só, moraliza os jogadores. Então, para encontrar um método para moralizar os jogadores, não existe nada melhor do que criar uma forma de trabalhar eficaz e contínua, baseando essa forma no modelo de jogo pretendido para a época desportiva.

 

       Artigos relacionados


bet365

Categories: Modelo de jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply thiago viana
1:20 AM on September 8, 2013 
Gostei mto da sua pág.
Conteúdo interessante pra quem pretende ser um treinador...