Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

7 dicas importantes para fazer uma boa palestra

Posted by Valter Correia on August 10, 2013 at 12:25 PM

        Em momento algum, todos nós precisamos fazer uma palestra ou um discurso motivacional, seja para motivar um grupo, seja para motivar um amigo que esteja triste, ou numa palestra, para que o público confie nas ideias que estamos a partilhar. É um facto que pessoas de sucesso são capazes de falar em público sem qualquer tipo de receio ou preconceito. Aliás, não é fácil encontrar pessoas de sucesso que nunca fizeram uma palestra ou um discurso nas suas vidas. As dicas que se seguem são essenciais para ser capaz de fazer um bom discurso de treinador para jogador. Aproveite.


 

       Primeira dica: assista a palestras motivacionais

       Uma das formas mais simples que o ser humano é capaz de aprender, é observando e recuperando feedback daquilo que observa. Por exemplo, muitos jovens jogadores passam o tempo a observar vídeos dos melhores jogadores do mundo, tentando depois copiar as técnicas que eles usam. Enquanto palestrante, o treinador pode fazer o mesmo e assistir a palestras, para que possa perceber que tons de voz são usados, movimentos, pausas quando fala, citações e histórias. Tudo isso é muito importante. Observe também a reação das pessoas que assistem a essa palestra, e anote as suas reações a cada coisa que o palestrante fizer.

       Artigo: A estudar as conferências de imprensa

 

       Segunda dica: escreva primeiro, fale depois

       Se esta palestra antecede um dos jogos mais importantes do campeonato, não cometa o erro de falar sem saber o que vai dizer. Pode já ter uma ideia na cabeça daquilo que pretende transmitir aos jogadores, mas primeiro, anote tudo o que vai dizer, mas tudo mesmo, e não deixe ficar nada por escrever. Depois, organize as ideias por ordem que pretende dizer, selecione as importantes e as que não interessa. Agora, para cada ideia importante, escreva-a como se fosse uma única palestra, desde que não seja muito longa. Escreva cada ideia para criar conforto, criar vontade ou para gerar confiança. Todas essas ideias bem organizadas e estruturadas vão certamente seduzir quem o está a ouvir e levará os palestrantes a seguir as suas ideias.

       Artigo: 11 princípios norteadores da motivação no futebol



 

       Terceira dica: evite ficar nervoso ao falar

       Evitar o nervosismo não é fácil, especialmente se ainda somos inexperientes nas nossas palestras. Mas não é impossível vencer o nervosismo. Muitas pessoas têm os seus truques para não ficarem nervosas nas suas palestras. Beber água fria para resfriar um pouco o corpo, relembrar alguma situação muito confiante que já viveram, ou imaginar-se a discursar na palestra, é sempre uma boa ajuda. Mas se ainda não deu nenhuma palestra e não consegue imaginar como ela vai correr, apenas consegue imaginar como pode acontecer, acredite que a palestra vai correr diferente, melhor e mais simples do que aquilo que você imaginou.

 

       Quarta dica: não esqueça de humor na sua palestra

       Alguma vez foi capaz de assistir a uma palestra de duas horas sem esta ter humor algum? Eu não me lembro de o ter feito em nenhuma vez na minha vida. Quando assistimos a uma palestra, por vezes, esta torna-se monótona, e a nossa mente começa a divagar em outros assuntos e ideias. Para um palestrante, isso é a pior coisa que pode acontecer, porque se toda a gente que o estiver a ouvir de repente fica cansada de o ouvir, isso quer dizer que ele falará em vão e está a perder o seu tempo. Pior que isso, é que não consegue transmitir a ideia que pretende apenas porque não a transmite da forma correta. Podemos até ter o melhor método de comunicar do mundo mas, se não chamarmos a atenção de quem nos está a ouvir, esse método é inútil. É por isso que surge o humor, pois toda a gente gosta de uma boa risada. Muitas vidas já são entediantes que chegue e muita gente que assiste a uma palestra precisa de algo que a faça sorrir. Aproveite essa dica e seja divertido, mas não exagere.

       Artigo: 6 conselhos para se tornar um profissional exemplar

 

       Quinta dica: seja honesto daquilo que diz

       Se quem o está a ouvir não o conhece, ser honesto é tão útil e importante quanto obrigatório. Perante palestrantes novos, existe sempre uma certa desconfiança por parte do público que o vai ouvir. Além daquilo que o palestrante vai dizer, as pessoas não só vão testar o seu discurso, como tentar testar a personalidade e caráter da pessoa. Isto quer dizer que, para ser um orador de sucesso e profissional, primeiro precisa conquistar o ouvinte para só então transmitir a sua mensagem.

 

       Sexta dica: seja surpreendente naquilo que diz

       Se começar agora mesmo a falar de um assunto que apenas foi discutido 500.000 vezes em todo mundo, é praticamente garantido que ninguém o ouvirá. Por outro lado, se a sua palestra diz algo de novo, algo que ainda ninguém ouviu, da minha parte garanto que todos o ouvirão e partilharão cada uma das suas ideias com os seus amigos e conhecidos. Uma das maiores regras de ouro para fazer uma boa palestra é sem dúvida ser original naquilo que diz. Isso marca a diferença.

 

       Sétima dica: aprenda linguagem corporal

       Bem, era só para dizer que, quando comunicamos, apenas uma parte é vocal. A maior parte é através da linguagem corporal, que geralmente apenas é compreendida pelo nosso inconsciente. É por essa razão que dou tanta importância à diferença entre o consciente e o inconsciente em vários artigos de comunicação e psicologia. Quando comunicamos, por melhor que a nossa mensagem seja, muitas vezes é mal transmitida devido a nossa posição do corpo. Imagine dois oradores na mesma sessão: um que se movimenta pelo espaço todo, e um que fica sentado para trás, de braços cruzados. A qual deles é prestada mais atenção? Pois claro, ao que se movimenta mais pelo espaço.

 

       Dica extra: nunca considere que sabe fazer uma palestra.

       Atualmente, o mundo está a evoluir demasiado rápido, e qualquer pessoa pode aprender a fazer qualquer coisa com facilidade. Isso inclui aprender a fazer uma palestra com facilidade. Por isso, para ser um bom palestrante, mantenha-se atualizado, e procure sempre novas e modernas técnicas para se fazer ouvir. Claro que corre bem uma palestra quando as pessoas gostam de o ouvir, mas, se cada um dos ouvintes conhece as técnicas que você usa, a mensagem não será a mesma.


 

bet365

Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

4 Comments

Reply Henrique
9:38 AM on June 19, 2017 
Gostei do post tambem existe o Guia Completo que acredito que vai ajudar a galera também! :D
Reply thiago
2:08 PM on October 11, 2016 
obrigado pela dica
Reply Cesario Janeiro Alfaiate
2:32 AM on September 22, 2014 
Quero aprender a fazer uma boa palestra o que faço? Agradecia qualquer ajuda nesse sentido porque estou necessitando.

Obrigado
Reply Palestrante Giézi Schneider
10:12 AM on September 17, 2013 
Ótimas dicas!
www.giezischneider.com.br