Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

18 conselhos para quem quer ser treinador de futebol

Posted by Valter Correia on July 28, 2012 at 6:55 PM

       Consideremos que existem três tipos de treinadores: os treinadores académicos, como o José Mourinho; os treinadores que foram jogadores, como Pep Guardiola; e os mais conhecedores de futebol e de maior destaque, pelo menos em número, que são os treinadores de bancada. Muitos desses treinadores sonham no dia que vão ser treinadores profissionais, mas não sabem como chegar até lá. Ser treinador não é fácil, mas não é nem difícil e tudo menos impossível. Assim, disponibilizo praticamente duas dezenas de conselhos para todos os que desejam um dia serem treinadores de futebol. Espero pela vossa opinião.




       1- Aumente a sua rede de contactos


        Procure profissionais da sua área e mantenha contacto com os mesmos. Seja no mercado de emprego, no mundo financeiro e no meio social, ninguém vai longe sozinho. Procure conhecer os treinadores profissionais e todos os colegas de profissão, oiça o que eles têm para dizer e siga os seus conselhos. Seja ligado ao futebol ou não, escute o que cada um tem para dizer, pois todos os conselhos são importantes. O seu conhecimento levará ao seu reconhecimento.


        2- Compre livros e revistas de futebol


        Obviamente que, se procurar conhecer profissionais da área, não conseguirá chegar perto de todos eles e nem mesmo ser aceito por todos. As letras no papel servem para resolver esse problema. Procure livros de organização tática, e conselhos dos melhores treinadores do mundo. Não terá o prazer de os conhecer pessoalmente, mas pelo menos aprenderá com eles, que é muito importante. Valerá sempre a pena.


        3- Procure sítios de discussão


        Existem vários locais onde você pode discutir futebol, e aprender ao mesmo tempo. Sejam sítios reais ou virtuais, procure comunidade com colegas de profissão que desenvolvem variadas temáticas relacionadas com futebol. Palestras de professores e treinadores, blogs e fóruns online, grupos de estudo são bem melhores do que as típicas conversas de café.


        4- Pratique o seu conhecimento


        Como é óbvio, não vale a pena ler um texto ou artigo ou ouvir a palestra de um profissional para ser o melhor treinador do mundo. Mesmo os melhores treinadores do mundo não atingiram esse patamar sem prática. Pegue em papel e numa esferográfica, e escreva tudo o que aprendeu e procure aprender cada vez mais, mais e mais. Desenhe os próprios exercícios e escreva sobre a sua forma de pensar e filosofia. Guarde vinte minutos diários para realizar esta tarefa. Verá que surgirão sempre novas ideias.


        5- Mostre que é capaz


        Nenhum treinador guarda o conhecimento só para si, com medo de ser ultrapassado. Se o fizer perante a sua equipa, não está a treiná-la, e a equipa não vai render. Observe jogos e faça relatórios. Faça os relatórios num caderno da seguinte maneira: para uma equipa, escreva dum lado, e para a segunda equipa, escreva do outro lado. Escreva tudo o que vê na partida, e depois organize o relatório final. Há um tempo atrás, foi publicado um relatório da final do Euro 2012. Publique o seu relatório na web e receba comentários que lhe vão dar uma energia extra para continuar. Envie o seu relatório e nós publicamos, pois os nossos utilizadores vão gostar do seu trabalho.


        6- Desenvolva a sua arte, treinando


        Um dos melhores caminhos para desenvolver o seu conhecimento é através da elaboração de exercícios. Não há pessoas mais inteligentes do que aquelas capazes de inventar jogos. Um treinador só será capaz de inventar bons exercícios se realmente tiver conhecimento tático. Se você é totalmente inexperiente, experimente desenhar três exercícios. Visite a nossa secção de artigos de treino, leia cada um deles e volte a desenhar três exercícios. Nota a diferença?


 

        7- Compre papel


        Dirija-se a uma loja ou superfície comercial e adquira um bloco de notas ao seu jeito e um caderno. O bloco de notas deve andar sempre consigo, para anotar qualquer ideia que tenha ou algo que aprenda com alguém. Não deixe passar nada que mais tarde lhe vai fazer falta. Quanto ao caderno, faça do mesmo o seu diário pessoal. Elabore textos bem escritos TODOS OS DIAS, pois mantém a sua mente ativa e desperta para novas ideias.


        8- Tenha um lugar para tudo


        Todo o material de estudo que você tem em posse deve estar junto para que nunca falte nada. Isso fará com que você se sinta mais capaz e com mais energia para caminhar por um caminho que é longo. Uma caixa, uma gaveta ou no cantinho da secretária são ótimos locais para guardar os seus livros, cadernos e apontamentos de futebol. Um blog ou um site também é uma excelente ideia para estudar e guardar os frutos do seu estudo. Mas não se esqueça de nos mostrar o seu projeto.


        9- Seja dedicado e persistente


        Qualquer pessoa deve aplicar-se ao máximo e sonhar em chegar o mais longe possível. Sem dedicação pode até aprender imenso sobre futebol, mas certamente que não vai chegar longe. Continue a sonhar, a dedicar-se, a traçar objetivos e sobretudo seja otimista. Procure aprender mais, procure algo que ainda não sabe e aprofunde também tudo o que já sabe. O saber não ocupa lugar.




       10- Seja você mesmo


        Existem muitos treinadores e conhecedores de futebol com quem você pode e deve aprender. Todos eles têm experiência e você deve procurar saber tanto ou mais que cada um deles. Mas seja você e não um deles. Construa a sua filosofia, as suas ideias, pratique cada uma delas e distinga-se de outros treinadores simples e/ou novatos. Seja inovador.


        11- Jogue computador


        Parece estranho, mas é verdade. Seja inteligente e distinga entre passatempo e tempo para estudo. Use os videojogos para aplicar as suas ideias e os seus métodos e faça até "mini-relatórios" dos jogos que vê. Isto vai ajudá-lo imenso a praticar o seu conhecimento e visão de jogo, o que o levará a pensar como um treinador. Acredite ou não, o nosso site nasceu porque alguém queria saber mais do que aquilo que os jogos de computador tinham para oferecer, ou seja, partiu da brincadeira e do vício para o sucesso.


        12- Nunca desista


        Independentemente da profissão escolhida por qualquer pessoa, essa pessoa buscará sempre a aprovação dos colegas de trabalho, família, vizinhos, amigos e até dos inimigos. Não espere que o mundo que o rodeia admire o seu trabalho de um momento para outro. Mantenha os pés no chão, trabalhe e trabalhe muito. Mais tarde ou mais cedo, todos vão gostar do trabalho que você tem para oferecer.


        13- Assista a jogos ao vivo


        Uma coisa é observar jogos pela televisão, onde você apenas vê o que a "caixinha" transmite. Outra bem diferente é assistir a jogos ao vivo, onde você olha para onde quer, estuda o que quer e vê o que realmente quer ver. Por exemplo, será mais fácil elaborar relatórios de jogo, que consequentemente desenvolverá a sua visão de jogo. Experimente assistir a um jogo pela televisão e faça um relatório de jogo. Depois assista a um jogo em primeira pessoa e faça um relatório. A visão sobre o campo e a facilidade em compreender os processos de cada equipa não é comparável.


        14- Desenvolva pontos fortes


        Primeiro que tudo, entenda o que você é capaz de fazer melhor. São exercícios? Será um excelente treinador. São relatórios de jogo? Será um dos melhores observadores de futebol. Entende a organização tática com facilidade? Aposto que está para chegar um dos mais conceituados professores de futebol do mundo. Procure compreender qual é a sua área e o que os distingue dos demais e concentre a sua atenção nessa área. Vai obter um dos dois resultados: ou se distinguirá dentro dessa área, ou conseguirá conhecimento para dominar as restantes áreas. Tentar ser perfeito o fará miserável. Simplifique as coisas.


       15- Não tenha medo de falhar


        A felicidade vem na vitória, mas a experiência vem na derrota. Não vale a pena repreender-se a si mesmo só porque não conseguiu algo à primeira tentativa. Tudo começa por algum lado e começar é sempre do zero. Quando falhar, perceba quais foram os seus erros e o que faltou fazer. Para a próxima vez, é garantido que acerta.


        16- Pense como um líder


        O treinador é o expoente máximo do grupo do balneário. É na capacidade das suas decisões que depende o sucesso da equipa não vale a pena saber tudo sobre futebol se não for capaz de transmitir o conhecimento aos jogadores. Procure desenvolver estratégias, leia imenso e observe patrões, dirigentes, chefes e encarregados de trabalho. Entenda quais são os métodos de cada um e por que razão o fazem. Compreenda também os resultados de cada uma dessas estratégias e em que contexto podem ser usadas. Mais importante que tudo, não s esqueça que os outros sabem menos que você. Ofereça tudo o que você tem para oferecer, e a não ser que seja um génio, nunca se coloque acima de ninguém. Lembre-se que é muito difícil gerir um grupo já formado e que ninguém gosta de ditaduras.


        17- Trabalhe imenso


        Qualquer profissão tem de começar por algum lado e qualquer caminho tem sempre o primeiro passo. Se aparecer uma oportunidade para treinar uma equipa, mesmo que seja um simples torneio na sua região, não hesite e aceite imediatamente. Inspire confiança e vá m frente, pois o caminho é difícil, mas o primeiro passo está dado.


       18- Não fique agarrado com computador


       A casa do treinador é o estádio e não o escritório. Comece já a trabalhar no seu conhecimento, estude imenso e siga cada um dos concelhos acima. Não se esqueça de mostrar o seu trabalho, pois nós utilizadores, estamos anciosos para aprender com você.


       Artigos relacionados


bet365

 

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

77 Comments

Reply patrick de jesus do nascimento
10:04 PM on June 22, 2014 
ola adorei as dicas mais eu ainda tenho 15 anos falta muito para mim ser técnico e n sei como eu entro em um time para ser técnico ou auxiliar técnico podem me ajudar por favor
Reply cicero saraiva leão
8:48 AM on May 19, 2014 
olá gostei das dicas moro numa cidadezinha do interior existe uns times. tipo times de várzea
mas, no interior de terra.existem tambémtimes na cidade mas não oferece muitas condições
bom, qual é o conselho que me daria pra começar do zero?
Reply Naldinho
1:55 AM on May 18, 2014 
Muito obrigado graça ao seus conselhos eu hoje já ganhei 3 campeonato pelo time da minha Cidade
Reply manuel
12:24 PM on May 17, 2014 
Ola
Partilho das suas ideias, pessoalmente já sigo esse caminho, e não ficarei por aqui
é com pessoas com cariz que um dia chegaremos ao sucesso.
Reply eddie
3:29 AM on May 11, 2014 
ola
sou cubano e tambem sou apaixonado e louco pelo futebol desde crianca,
apesar que no meu pais nao tenha uma fama de gostar muito de futebol.
mas atualmente moro no brasil, e estou comecando a me preparar pra esta professao,.
gostaria manter contato com pesssoal que possa me ajudar a encontrar materiais como livros,site,blogs,comunidades onde possa conhecer pessoas para aprender trocando ideias,ou assitindo jogos e comentando,en fim sinto q estou no inicio de emprender o melhor que possa me acontecer na minha vida,sim em um tempo nao pude terminar a carreira como jogador professional no meu pais (como mjuita gente por lessao )
tenho certeza q como treinador o fare,nao pra sucesso,fama,e virar milionario,mas sim por amor e paixao,pois eh o que mas memotiva na minha vida o futebol...
agradesco a gente como vcs do site e aos q comentam pois acrescentan muito mais motivacao a esta profissao ja que nao eh nada facil,pois sempre temos que lidar com coisas negativas como "nao da dinheiro" ou "nunca vai conseguir" obrigado pelo espaco.
ANIMO E MUITA FORCA PRA TODOS Q ESTAO COMENCANDO E AOS QUE PRETENDEM COMECAR,AQUI O MEU CONTATO
crimiganel@gmail.com
Reply Joseni
6:18 AM on March 21, 2014 
estou iniciando um time categoria 2003-2004. Preciso orientações. Grato.
Reply carlos Alberto da Costa
5:34 AM on March 14, 2014 
DEPOIS DE TANTO TEMPO NA VARZEA PERCEBO QUE SER TREINADOR DE FUTEBOL VAI SER UMA NOVA ETAPA DA MINHA VIDA, OBRIGADO!!!! AMIGO VALER
Reply wallison freire
2:49 AM on March 10, 2014 
Bom dia, a única coisa que posso tentar simplificar a seu respeito é que vc está de parabéns pelos 18 conselhos vc falou de todos os pontos para o sucesso de um treinador, me chamo wallison freire tenho 30 anos sou do sul do pará reçem chegado a cidade de muito rica pois aqui está intalado a vale do rio doce e futebol aqui e a paixão do povo eu joguei até meus 24 anos rodei por goias e pará mas depois desistir, mas aprendir muitas coisas enteresantes no futebol e a principal foi experiência tática e observava bastante meus treinadores em tudo que falava sobre posicionamento, extrategia de jogo criar uma indentidade para uma equipe e etc... então quando cheguei aqui em parauapebas percebi que aqui tem um campeonato amador muito bom a nivél profissional comparando com algumas regiões bem organizado pela lep, liga esportiva de parauapebas com bons times amadores com bom nível de atletas mas porem a alguns anos a liga vem montando o pfc, proficional quando chega faltando entorno de um mes para começar a 2ª do paraense eles começa a contratar e escolhem os que sí destaca no municipal mas nunca consegue chegar a ter acesso a 1ª do paraense olha que gastão bastante a folha e alta mas eu tirei uma conclusão e notei um espaço que eu possa mé encaixar, e sé pouder mé de uma opinião por favor vou fazer uma proposta de trabalho montar uma equipe com garotos com 16, a 20 anos e trabalhar o ano todo com eles parte fisica fundamento aulas teoricas como esquema tático e etc... só que encontrei uma dificuldade pois a cidade fica longe da capital 680 km e não tem como essa equipe disputar uma competição que seria o paraense sub 20 pois fica muito longe acho que eles não vão querer bancar as dispesas que seria alta só se ficar fazendo amistosos com as seleções dos municípios vizinhos mas se tudo ocorresse dessa forma com todo o apoio da liga e da prefeitura concerteza seria uma grande base para montar uma equipe com mas conjunto sem precisar de correria eu tô tentando mé escrever no curso de treinadores da cbf nivél 1 que as inscrições começa dia 17 de março. então oque diz seria um bom começo ou tem uma ideia melhor ajuda-mé eu tô pra ir essa semana na liga fazer a proposta.
Reply José
10:16 AM on January 17, 2014 
Boa tarde a todos, descobri este site esta semana no facebook, apenas por acaso, e fiquei fascinado com estes artigos sobre o desporto que eu amo e, que pretendo um dia seguir esta profissão que é o meu objetivo desde os 15 anos. Tenho 17 agora e já começo a andar agora a pesquisar no site da ANTF sobre vagas próximas para o curso de treinador de futebol e concordo com este utilizador (Ricardo) que em Portugal é muito difícil conseguires entrar no curso de treinador de futebol, mas para teres sucesso tens que encontrar desafios que te desafiem a superá-los e a seres melhor cada dia que passa. Eu pessoalmente tenho encontrado muitos desafios, pois tenho falado com os meus amigos e familiares e todos ficam com uma cara de cepticismo quando falo neste assunto e, confesso que fico um pouco triste com a reacção que têm, pois pensam que só quem foi jogador pode um dia ser treinador, mas isso dá-me mais força para continuar e provar que estavam errados e, com muito suor, muitas folhas rasgadas e persistência poderei ser um treinador, de preferência de sucesso. Não acredito em sorte, mas sim em trabalho e que a sorte é o resultado de todo o teu trabalho.
Um assunto que este utilizador foca é o facto que é preciso ter 36 jogos. Eu apenas joguei no inter-freguesias e foram cerca de 10 jogos. Acho que isso é uma palermice pois vão avaliar um treinador pelos jogos que disputou e não pelo querer e pela paixão pelo desporto, muitas vezes ficando pelo caminho pessoas que poderiam ter sucesso nesta área.
Desejo a todos muita sorte nos seus objetivos e (não vou prometer, porque não gosto de promessas e juras) que vou fazer tudo para atingir o meu sonho e que, claro, vou participar e contribuir para que esta comunidade cresça. Um bom dia para todos.
Reply Ricardo
1:05 PM on January 11, 2014 
Excelente este artigo, irei ler os restantes tópicos deste blog e dar a minha opinião sobre os artigos.
Infelizmente em Portugal não é tão fácil ter o curso de treinador como no Brasil, por exemplo, aqui raramente há cursos abertos para treinador, neste momento abriram os cursos, porém são muito limitados, por exemplo na minha região, tem de se pagar por inscrição 750 euros, as aulas são à noite e sabados de manha, e o local onde é feito fica a mais ou menos a 60km de minha casa. Temos de ter 18 anos, isso eu tenho, até já os passei, pois tenho 20 anos, mas temos de ter a escolaridade obrigatória, ou seja, ter o 12º anos concluido, e a mim falta me o exame de portugues para o concluir. Outro ponto é que temos de ter jogado 36 jogos seja em que equipa e escalão for. O meu problema é que eu só fiz 3 jogos, e já como sénior, convenceram me a ir fazer um treino, e parece que passei nesse treino, porém azar nas lesões, logo no primeiro jogo torci o tornozelo, no 3º e último foi uma lesão mais complicada que me afastou dos relvados, pois nesta idade é quando se tem de jogar, e ficar tanto tempo sem jogar parou o meu desenvolvimento como jogador, como tal, retirei me. Outro ponto que limita e muito, é que só há 30 vagas, e se excederem o limite dessas vagas, irão pela experiência profissional que já têm. Ou seja, aqui em Portugal, ser treinador de futebol, sim, é quase impossivel.

Porém eu gostava de poder dar uma contribuição aqui no blog, demonstrando as minhas ideias, pontos de vista, relatório de jogos, entre outras coisas, saber a opinião de outras pessoas sobre o meu trabalho e aprender com elas.
Reply Venilson Cesar
8:36 PM on October 10, 2013 
Tenho 17 anos e há poucos meses estou treinando um time juvenil de futebol da minha cidade e de 6 jogos que já disputei,ganhei 4 e empatei 2! Nenhuma derrota até agora,espero que continue assim! Essas dicas mencionadas acima vão me ajudar ainda mais a ser um técnico bem sucedido!
Reply fabricio alves da silva
6:19 PM on October 6, 2013 
tenho 17 anos, e desde dos 14 anos sou treinador amador. Atualmente treino minha escolinha de futebol e sou treinador também de um clube aqui do bairro. Já fui entrevistado por jornais e emissoras como sbt. Estou disputando um campeonato e graças a Deus estamos classificados para segunda fase da competição. Eu amo o que faço e é e
isso que faz com que realize um bom trabalho, pois realizo meu trabalho com muito amor.
Reply bruno
10:56 AM on October 4, 2013 
muito maneiro o site ele insentiva muitas pessoas a procurarem e acharem seus sonhos.
Reply Jose Luis
11:50 AM on September 9, 2013 
oa Tarde Valter Correia, desejo trocar algumas ideia consigo sera que podes trocar alguns emails comigo? para que eu possa centralizar ou organizar as ideias que tenho.
aguardo o seu feedback
Reply Bruno Alencar
1:33 AM on August 22, 2013 
eo tenho 17 anos e tenho uma ideia pra vcs q querem ser treinadores de futebol peguem a criançada ai e comece a treina-las q nem eu faço mais sem abusa né.
Reply Pietro Corrêa
5:35 PM on August 6, 2013 
Eu tenho 15 anos, e adoro futebol, e adoraria e penso muito em ser técnico de futebol, não por sucesso, e sim pelo meu amor, é o que eu gosto de fazer, tenho facilidade em falar com as pessoas e em montar esquemas táticos. Estou no 2º Ensino Médio e pretendo entrar em uma faculdade de Educação Física com 17 ou 18 anos, você acha que posso conseguir um emprego em um time "amador" com tão pouca idade? Obrigado
Reply thiago
6:03 AM on July 15, 2013 
conhece algum site que tenha jogos manerios e importantes de treinadores e sites de graça que tenha táticas de futebol
Reply Patricio
12:29 PM on July 13, 2013 
Gostei, reforço apenas aquelas que sao para mim as traves mestras da funçao:
Liderança - Psicologia - Responsabilidade
A responsabilidade e minha. Sem esta maxima nao a treinador de sucesso.
Reply valdemira
7:21 PM on July 3, 2013 
Parabéns pelo excelente trabalho esta me ajudando muito como treinador, pois trabalho em uma comunidade onde ainda há muito que aprender.
Trabalho com jovens e crianças e sei da necessidade de apreender para ensinar.
Obrigada por ter essa ideia maravilhosa.
Reply Pablo
1:50 AM on May 31, 2013 
Sou militar gosto de disciplina e tenho muita facilidade de me relacionar com as pessoas, não vejo um jogo de futebol como um torcedor e sim analiso, gosto de comentar e sei o que cada treinador pretende com as substituições, mesmo as vezes sem concordar, vejo em mim um perfil de treinador, não só pq acho, mas também pq me falam, inclusive já tive experiência em montar time para jogar, varias vezes, gostaria de trocar idéias com outras pessoas de mesmo perfil.