Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Valorização das ideias

Ultimamente, tenho assistido a diferentes documentários de diferentes magnatas de sucesso como Warren Buffett e Bill Gates, os dois homens mais ricos do mundo. Einsten, Galileu e Isaac Newton, homens da ciência, também se destacam. Apesar destes homens não estarem ligados ao futebol, há uma coisa em comum que devíamos todos trazer para dentro do desporto rei. Em jeito disso, devemos fazer uma reflexão acerca da importância das ideias no futebol e como usar isso a nosso favor. 


1- Grandes feitos nasceram de grandes ideias 


Alguém me consegue dizer algum grande feito na historia, seja ele bom ou mau, que não tenha nascido de uma grande ideia? As melhores equipas de futebol, são acompanhadas de grandes ideias, com futebol apaixonante e vencedor. As grandes empresas (como a Microsoft ou a Apple), nasceram de grandes ideias dos seus fundadores. As maiores descobertas da ciência, que permitiram a humanidade dar um passo em frente, nasceram das ideias de grandes mentes como Newton ou Einstein. 


Muita gente vai pela ideia que "de futebol todos percebem um pouco". Não podemos nunca nos limitar ao universo que existe na nossa mente, nem nas nossas ideias, sem olhar no que nos rodeia. Porque, dentro da nossa mente, sem obter informações daquilo que realmente existe em nossa volta, não evoluímos. Se um jogador precisa obrigatoriamente de olhar em sua volta e compreender o que se passa em jogo antes de tomar uma decisão, nós não podemos apenas nos limitar ao que sabemos e viver em função disso. Procurar evoluir é necessário, e a evolução faz-se de ideias. Porque nem toda a gente percebe um pouco de futebol. Apenas se fecham dentro da sua mente e não procuram novas ideias.

2- Você pode ter uma grande ideia, mas esta nunca terá valor na sociedade até que você a idealize e tenha sucesso com ela 


Após algum tempo a escrever, comecei a notar que várias pessoas trazem boas ideias consigo. Porém, ter uma ideia é como imaginar uma casa na nossa mente. Idealizar essa ideia é construir a casa que imaginamos. Podemos estar agora mesmo a imaginar a casa dos nossos sonhos, porém, esta nunca existirá se nunca a começarmos a construir. Em relação a ideias, por melhor que seja a nossa ideia, nunca ela terá sucesso se não fizermos algo para tornar realidade. Podemos ter a melhor ideia do mundo para ganhar dinheiro com apostas online, mas nunca vamos ganhar dinheiro se não colocarmos essa ideia em pratica. 


3- Nem todas as ideias vão ter sucesso, nem a maior parte delas sequer 


Infelizmente, crescemos numa sociedade onde somos ensinados a viver com menos risco para perder menos, invés de coragem para idealizar e viver mais. Dizem que temos que estudar, para ter um emprego e uma casa. São regras sociais que, de uma forma ou de outra, condicionam a evolução dos jovens. Olhando para o futebol como um fenómeno sociocultural em Portugal, podemos ver que a maioria das equipas é preparada, treinada e/ou mentalizada para não sofrer golos em vez de procurar a vitória. 


O medo de assumir riscos leva a que menos ideias sejam colocadas em prática. Acredito até que o medo de assumir riscos seja uma "barreira mental" que impede o homem comum a não ter alguma ideia sequer. A nossa mente deve ser aberta para a evolução. E precisamos aceitar que todas as ideias que vamos ter, nem todas são ideias de qualidade. Invés de ter medo para assumir riscos, devemos filtrar as ideias de qualidade e colocá-las em prática. As ideias de qualidade terão uma percentagem de sucesso muito maior.


4- Ideias devem ser valorizadas, porque o sucesso está nas ideias, não no trabalho 


Vejo muita gente a trabalhar arduamente mas sem nunca chegar ao sucesso. Este fenómeno acontece não só no futebol, mas em tudo o que se possa chegar ao sucesso. Vejo outros, que fazem uso do mesmo tempo e conseguem lá chegar. Porque será? Se olharmos em nossa volta, as ideias chegarão sempre mais longe que o trabalho, ainda que o trabalho possa ser uma ferramenta para as colocar em prática. 


Porque eu pergunto: como podemos ter sucesso sem ter uma ideia? Como podemos ter sucesso sem fazer algo diferente do habitual, que seja moderno e melhor do que aquilo que já existe? O próprio Albert Einsten disse uma vez que, a mente que se abre a novas ideias, jamais voltará a ter o mesmo tamanho. E Francis Bacon disse que o que é triste não é mudar de ideias. Triste é não ter ideias para mudar. E a maior parte das pessoas em grande parte das suas vidas simplesmente não tem ideias novas. Seguem com a multidão, em massas, para onde a multidão vai. Assemelham-se a um grupo de carneirinhos no prado. Para onde um for, os outros vão atrás. 

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn