Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Treino

7 razões porque devemos planear o treino

Acredito fielmente que a preparação é fundamental a todos os níveis no futebol. O sucesso no futebol reside imenso na organização que um treinador e a sua equipa técnica conseguem criar na sua equipa, seja no treino, seja no jogo. Ter o trabalho melhor planeado significa conseguir fazer melhor o trabalho, e consequentemente, ter melhores resultados. Ter os melhores não é tudo, visto que se os deixarmos perdidos no campo, eles não jogam em conjunto. Por outro lado, uma organização de qualidade leva o jogador a cometer menos erros e por isso, valorizar-se mais.

Apaixonado como sou pela leitura, muitas vezes vou a lojas procurar livros novos, para satisfazer o meu apetite. E já tenho uma boa coleção, mas com o tempo, estão sempre a sair livros novos, e a coleção nunca está completa. No entanto, no Brasil e em outros países não sei, mas em Portugal, poucos são os livros de futebol que falam do jogo, treino ou algo envolvente. Aparecem imensos livros dos clubes, mas dos mesmos assuntos que escrevemos na nossa comunidade, são poucos infelizmente. No entanto, num desses livros, o Preparar para Ganhar, de José Neto, contém excelentes conteúdos, e vou retirar um pequeno excerto, com todo o respeito pelo autor. Quem estiver interessado em adquirir o livro, pode fazê-lo aqui, e recebê-lo em casa.

O aquecimento preparatório do jogo de futebol


Ser treinador, é fácil, basta treinar. Ser treinador de sucesso é difícil pois é preciso saber muito, trabalhar muito, ter recursos disponíveis e saber como utilizá-los. Mas ao mesmo tempo, é também uma tarefa muito gratificadora, que prefiro olhar como um projeto pessoal do que uma profissão. Para se ser treinador de elite, nunca podemos deixar de estudar e querer saber mais. É como se cada jogo fosse o exame final da faculdade e o treino fosse o estágio. Porém, cada um é livre de tomar decisões na sua vida, e se alguns vêem o futebol com o único intuito de ganhar dinheiro, então o sucesso pode realmente ser difícil de alcançar.

Importância da coordenação motora no atleta


Sempre falamos em organização tática, treino e psicologia, procurando sempre novas respostas para melhorar o futebol que impomos nos nossos atletas. No entanto, apesar de muitos treinadores terem uma noção melhor do que a que eu tenho, muitos outros treinadores nem sequer usam a coordenação no treino. O nosso cérebro trabalha em conjunto com os nossos músculos, funcionando como um sistema completo. Essa combinação, a que chamamos coordenação motora, permite que os atletas sejam capazes de realizar as várias ações técnico-táticas, e quanto mais evoluída for a coordenação motora, os atletas podem realizar as várias ações com mais velocidade e eficácia. Vale lembrar que mesmo nós, nas atividades diárias, utilizamos a coordenação motora para realizar as várias tarefas.

5 dicas para aproveitar o treino ao máximo


Cada vez que falámos de treino, reconhecemos a sua elevada importância na evolução do modelo de jogo que pretendemos para a nossa equipa de futebol. O primeiro livro que lançámos aqui na comunidade Teoria do Futebol, chamado Guia de treino para iniciantes, explica vários aspetos relacionados com o treino, representando a elevada importância que damos ao treino no futebol. É um livro eletrónico gratuito, que pode ser baixado aqui e partilhado com todos os amigos e colegas. Decididamente, atribuimos imenso valor ao treino, que explicaremos neste artigo.

Qual a diferença entre treino e aquecimento? 

Qualquer um de nós já conseguiu uma lição importante em algum momento das nossas vidas, não sendo por isso, necessário realizar uma grande tarefa para aprendermos alguma coisa ou lembrar-mos de alguma coisa importante para as nossas vidaso nosso dia-a-dia. Recentemente, fui convidado por amigos meus para assistir a uma partida de futebol e obviamente não consegui recusar. Não pude deixar de reparar no aquecimento de uma das equipas: um aquecimento que parecia um treino. Eis a razão para publicar o artigo de hoje, explicando a diferença entre treino e aquecimento.
3 dicas úteis para melhorar o rendimento da sua equipa

Desde o início de qualquer coisa que façamos, começamos sempre pelo básico, ou pelas bases se preferirem chamar. Nas aulas de língua portuguesa ou brasileira, onde estudámos o nosso idioma, a primeira coisa que nos ensinam é o abecedário para depois aprendermos a ler. Na matemática, aprendemos os números, para depois aprendermos a fazer contas. Desta forma, vamos de encontro a três bases do alto rendimento, compreendendo o que representa cada uma dessas bases para criar uma equipa vencedora
Planificação, Programação e Periodização do treino 

A planificação analisa, define e sistematiza as diferentes operações inerentes à construção e desenvolvimento dos praticantes ou das equipas. Por outro lado, organiza as operações em função das finalidades, objectivos e previsões, escolhendo-se as decisões que visem o máximo de eficiência e funcionalidade das mesmas.
Feedback - o que é, para que serve e como usar?

Durante as nossas vidas, nunca deixamos de aprender. Quando aprendemos algo, o nosso maior erro é sentir que compreendemos totalmente o assunto. Na realidade, a humildade (saber reconhecer quando não estamos prontos, saber reconhecer que somos mais fracos do que julgamos ser e saber reconhecer que precisamos aprender e reaprender) é uma das características da personalidade das pessoas vencedoras.
Princípio da Sobrecarga 

Com a evolução da organização de jogo, o futebol procura também novas formas de melhorar o comportamento organizacional dos jogadores. Surgem novas teorias, novos esquemas de treino e novas formas de treinar, sempre em busca do seu máximo rendimento. Igualmente, surgem princípios do treino, como regras específicas que devem ser seguidas para potencializar o atleta e as suas características. O treino deve ser montado de forma a cumprir os requisitos desportivos e excluir todas as atividades que não se enquadram na performance desportiva.
Princípio da Continuidade 

Certamente que os leitores e interessados em futebol já leram esta expressão em algum lugar: Futebol/Princípios. Os princípios do futebol são aplicados, não só nos métodos de jogo, mas também nos métodos de treino. Ainda não não foi publicado nenhum artigo sobre o princípio da adaptação, mas a publicação está para breve. E porque razão estou a referir o princípio da adaptação, se este artigo é sobre o princípio da continuidade? Existe uma relação entre os dois princípios do treino. A continuidade ao longo do tempo é primordial para o organismo se adaptar progressivamente.
Princípio da Interdependência Volume vs Intensidade


Um exercício durante um treino de futebol contém sempre duas variáveis que o identificam ou definem. Uma dessas variáveis, o Volume, define a quantidade de estímulos que o atleta sofre durante o exercício. Por outro lado, a intensidade define a qualidade dos estímulos, ou seja, se o exercício é mais ou menos difícil. 

Princípio da Individualidade Biológica 

Cada ser humano, e a maior parte dos seres vivos, possui uma estrutura e formação física e psíquica própria. Isto quer dizer que não há duas pessoas iguais, e também se reflete no desporto. Se um jogador está mais adaptado para correr, outro está para saltar, mais um que tem boa resistência, e por aí fora. O princípio da Individualidade biológica distingue a variabilidade entre elementos da mesma espécie que, aplicado ao desporto, indica que a fisionomia dos jogadores é diferente, e portanto não podem todos ser treinados da mesma forma.
Princípio da adaptação 

Você alguma vez pensou como a realidade é ainda desconhecida, e aquilo que já conhecemos é algo curioso e fenomenal? Neste momento, você está a ler este texto por muitas razões. Entre elas, está o princípio da adaptação e eu vou explicar porquê. A adaptação não é apenas um princípio desportivo, como também é um princípio da natureza. Se um ser vivo não tivesse esta capacidade, que se mostra de diferentes intensidades e modos, provavelmente não teria sobrevivido, e inúmeras espécies teriam desaparecido, pois não sobreviveriam por longos períodos de tempo ou em ambientes adversos.
A Pliometria no treino do futebol


De acordo com as exigências do futebol, o treino de futebol está dividido em várias vertentes, buscando resolver várias questões através dos exercícios. Muito procuradas no futebol, a explosão e a velocidade são conseguidos através de exercícios especializados no desenvolvimento de determinados músculos do corpo. Esta é a resposta à pergunta: "O que é a pliometria?". Em resposta a esta pergunta, a Pliometria é uma das várias vertentes do treino. Mas este artigo apresenta a definição de Pliometria.


O microciclo está relacionado com a periodização tática, uma vez que a periodização tática orienta o treino em partes para o alto rendimento durante a época, uma vez que a equipa busca alcançar objetivos nas vertentes táticas, físicas, técnicas e psicológicas. Cada microciclo dura aproximadamente uma semana, ensina algo novo aos jogadores em algumas das sessões de treino, prepara os processos de jogo para o jogo seguinte, mantém a forma dos jogadores sem nunca procurar picos de forma.