Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

A verdade acerca os treinadores de bancada

Após alguma reflexão, talvez seja melhor mudar a forma como vemos as pessoas em volta do futebol. Fala-se muito em treinador de bancada, cujo mesmo é aquele adepto que tanto fala de futebol e tanto parece saber de futebol quando, na realidade, não sabe nada. Mas pensando bem, talvez não os devemos considerar os burros do futebol, mas que lhes devemos muito.

O que alimenta o futebol é paixão pelo jogo. Cada um vive o futebol à sua maneira. Uns treinam, outros jogam, outros cantam e outros vivem-no por fora. E porque estou a escrever isto?


Já é hora de distinguir que o futebol vive porque os adeptos são apaixonados e seguem clubes quase como se fossem religiões. Imaginar uma “tática”, imaginar um “4x4x2” ou jogar Football Manager são apenas algumas formas de viver o futebol. Talvez quem o faça, nunca foi ensinado, nunca teve algum momento em que algo lhe mostrou que há mais do que “tática”, ou talvez as preocupações da vida dessa pessoa sejam outras, como família ou trabalho e não há aquele friozinho na barriga para saber um pouco mais.

Treinadores de bancada há muitos. E muitos deles são pessoas extremamente inteligentes, cuja vida se faz com uma carreira digna. E podemos considerar até todos os adeptos como treinadores de bancada, porque seja onde for, no bar, no trabalho, com os amigos, quando falam de futebol, cada um expõe as suas ideias à sua maneira.


Porque, um treinador, pode saber desenhar um exercício, mas talvez não saiba construir um muro, desenhar um programa novo no computador ou fechar as contas da empresa no fim do mês. E quem sabe construir um muro, desenhar um programa novo no computador ou fechar as contas da empresa no fim do mês pode não saber desenhar um exercício.


A “tática”, de que os “treinadores de bancada” tanto falam, é uma forma dos adeptos viverem o futebol. Sem eles, não haveria Mourinho, nem Messi, nem Ronaldo, nem Teoria do Futebol, nem sites de notícias, nem nada relacionado com o futebol. Eles podem saber menos do que quem estuda futebol, mas é a eles que devemos agradecer e não criticar, porque é graças a eles que o futebol vive, porque são eles que fazem 98% das pessoas que estão em volta do futebol, porque são eles que enchem estádios, que fazem dos clubes grandes, que fazem dos Ronaldos e Messis estrelas do espetáculo da bola, e não carpinteiros a construir muros, gestores de empresas, programadores, ou outra qualquer qualquer que aprendessem a fazer com o próprio pai.


Enquanto treinadores, estamos a ser injustos com quem nos deu a oportunidade de treinar. Não haverá mais nenhum Guardiola nem Mourinho, sem "treinadores de bancada".


Era só isso. Obrigado

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn