Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Princí­pios de Jogo

Como funcionam os princípios da flutuaçao e do equilíbrio defensivo?

Se começarmos agora a falar de futebol, temos imensos assuntos para discutir, como psicologia, treino, organização tática, princípios de jogo e até como ganhar dinheiro com o futebol. Apesar de ser futebol que vamos estudar neste artigo, não vamos estudar tudo o que existe neste desporto, mas apenas estudar dois princípios de defesa: equilíbrio e flutuação.
Compreendendo melhor os princípios gerais de futebol

Alguma vez o leitor decidiu parar por uns minutos e observar o mundo, talvez duma forma diferente como o vê? Quer queiramos quer não, a nossa forma de ser e a nossa forma de reagir, quando em sintonia com as regras da realidade universal (tudo o que existe), é que vai definir a nossa sorte ou azar, decidir o sucesso que conseguimos obter e os patamares que conseguimos atingir. Geralmente, definimos padrões em nossas vidas, padrões em que acreditamos estar corretos, padrões que julgamos como é a realidade, padrões esses segundo as nossas próprias regras de sobrevivência.
Lista com 23 princípios táticos

Ler é fundamental. É uma das melhores formas de adquirir conhecimento alheio. Porém, nem sempre existe alguém disposto a partilhar conhecimento como é feito por aqui e em mais alguns blogs de qualidade. Mesmo muitos livros que encontramos nas melhores livrarias, independentemente do tema, nem sempre valem a pena serem adquiridos. Mas se procura livros de qualidade acerca futebol, convido o leitor a visitar esta página, com alguns livros de futebol de bastante qualidade que poderá encomendar pela internet. 

Principios para construir um modelo de jogo equilibrado


Ao longo deste artigo, fundamentarei algumas das minhas regras ou princípios essenciais para construir um modelo de jogo eficaz, onde cada jogador da equipa está ligado aos restantes jogadores, onde a função de um jogador é antecedida por outra função de qualquer jogador e é seguida também por qualquer função de qualquer jogador. Estes são os princípios que eu acredito e eu defendo.

Princípios gerais, operacionais e fundamentais

No desporto mais discutido do mundo, que é o futebol, a vertente do treino tem cada vez mais um peso maior. Com a introdução da Periodização Tática, e consequentemente do Princípio da Especificidade do Treino, os princípios gerais, operacionais e fundamentais são mais e melhor trabalhados e, nas melhores equipas do mundo, nenhuma delas descarta qualquer um destes princípios.

Princípio específico de ataque: penetração


Durante uma partida de futebol, uma série de ações sucedem-se entre as duas equipas, como passar a bola, desarmar o adversário, desmarcar para um espaço livre, entre outras. Dentro esses movimentos, estão as movimentações definidas pelos Princípios de jogo, utilizados em processos defensivos e processos ofensivos. 

Principio especifico de ataque: Cobertura ofensiva


No jogo de futebol, o processo defensivo não deve ser descartado, mas uma equipa que procura manter a posse de bola e que aposta em tentar chegar à baliza adversária, tem mais hipóteses de conseguir melhores resultados do que equipas que focam toda a sua atenção em proteger a própria baliza. Assim, buscam-se  novas formas de jogar, e o princípio específico de ataque da cobertura ofensiva foi uma das formas encontradas para conduzir a bola para zonas onde a finalização é mais efica

Princípio específico de ataque: Mobilidade 

Existem várias movimentações realizadas pelos jogadores no terreno de jogo. Uma delas, a desmarcação em ruptura, define-se pela movimentação do atacante nas costas do último defesa, criando instabilidade nas ações defensivas adversárias e aumentando as hipóteses de sucesso no momento ofensivo. Essas movimentações, favorecem igualmente o aparecimento de espaços no jogo, melhorando as condições ao portador da bola, dando sequência na ação ofensiva em direção à meta.

Será que uma equipa, ganhará muitas vezes, se jogar mal muitas vezes? Eu sei que as leis de jogo, nos dizem que ganha a equipa que marcar mais golos. Mas marcar golos não é tão importante como não sofrer golos? Se queremos ganhar, precisamos marcar mais golos do que sofremos, logo, todo o processo ofensivo e defensivo é tão importante como o golo. É a natureza do jogo.
Principio especifico de defesa: Cobertura defensiva 

Se há algo que os jogos desportivos coletivos têm, que os jogos individuais não têm, é a inteligência dos jogadores em jogarem como um todo, apoiados nas mesmas ideias, e na mesma filosofia. Por essa razão, os princípios específicos de jogo têm cada vez mais um papel fundamental na organização de jogo de cada equipa, pois orientam os jogadores a jogar coletivamente. Em qualquer situação individual para as duas equipas (1x1), partimos que a vantagem é sempre do atacante. 
Principio especifico de defesa: Equilibrio 

Nos tempos modernos, a definição de futebol engloba sempre a expressão "jogar como uma equipa", ou então "jogar como um todo", e por aí fora. Para que uma equipa jogue como equipa, existe a importância de fazer cada jogador se ligar a todos os seus colegas de equipa, seja com bola ou sem bola. Por essa razão, os princípios específicos do futebol existem para organizar os jogadores, sobre regras ou leis, definidas pelo modelo de jogo e filosofia do treinador. 

Talvez daqui a um século não estejamos aqui para ver, mas certamente que a era atual do futebol ficará conhecida pelo futebol tático. A Organização das equipas deu um salto repentino, com novos conceitos e formas de jogar, específicas, dinâmicas e tão simples quanto complexas. Assim se destacam os melhores modelos de jogo, que partem de um modelo universal, e que são modelados de acordo com a filosofia do treinador e o plantel disponível.

Não compreendo porque ainda há tanta gente que vê o físico como um remédio santo para se atingirem grandes resultados no futebol. E quando alguém fala nesta questão, e diz que não é assim, sempre surge alguma pergunta como “Então o físico não conta?”. Talvez quem faça esta questão não tenha um real entendimento do jogo, porque, a dimensão física sempre faz parte e sempre fará parte do futebol.