Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

A Pliometria no treino do futebol

De acordo com as exigências do futebol, o treino de futebol está dividido em várias vertentes, buscando resolver várias questões através dos exercícios. Muito procuradas no futebol, a explosão e a velocidade são conseguidos através de exercícios especializados no desenvolvimento de determinados músculos do corpo. Esta é a resposta à pergunta: "O que é a pliometria?". Em resposta a esta pergunta, a Pliometria é uma das várias vertentes do treino. Mas este artigo apresenta a definição de Pliometria.

O conceito de Pliometria


Os músculos têm propriedades elásticas. Essas propriedades formam o conceito da Pliometria que, ao esticar e ao contrair um músculo do corpo, este aumenta os seus índices de velocidade de explosão. Assim, a pliometria é uma forma de exercícios que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão.

A biomecânica da Pliometria


A pliometria procura formas de alcançar a explosividade e a velocidade através dos exercícios, como por exemplo a corrida rápida e saltar alto, ou até mesmo subir e descer uma escada rapidamente. Este tipo de exercícios trabalha a contração e alongamento do músculo de forma sequenciada, procurando a força máxima no menor período de tempo. Isto é, para desenvolver a explosividade e a velocidade dos atletas, o treinador deve desenvolver exercícios que envolvam velocidade e explosão. Estes exercícios devem ter imensas repetições do mesmo movimento, definido pela criação duma reação prévia à ação anterior.


Como aplicar a Pliometria nos exercícios de futebol?


Antes de desenvolver a capacidade de explosão do atleta, o treinador deve treinar a força do atleta durante dois ou três meses. O reforço nas junções dos tornozelos, joelhos e bacia, através de exercícios específicos tem grande importância no desenvolvimento da explosão. O ideal será utilizar contrações isométricas em diferentes posições. Depois, o treinador forma exercícios onde o movimento dos músculos é contínuo e específico. Ultrapassar pequenas barreiras é um bom exemplo disso. Quando o atleta desenvolve a força suficiente para passar aos exercícios pliométricos, o uso de pesos não é mais necessário, pois bastará o peso do próprio corpo para o desenvolvimento dos músculos.


Resumindo as vantagens da Pliometria


- Produção de movimentos explosivos com facilidade, como por exemplo a impulsão ou aceleração

- Aumentar a capacidade do músculo para conseguir uma força máxima num período de tempo inferior

- Melhoria da eficiência mecânica dos músculos utilizados

- Aumento da tolerância para cargas de alongamento mais elevadas

- Aumento de trocas entre sistema nervoso e músculos, que facilitam o rendimento de movimentos rápidos e potentes


Cuidados a ter


- Manter a sequência correta nos exercícios

- Trabalhar em superfícies firmes. Superfícies inclinadas ou escorregadias podem provocar lesões

- Respeitar o período de descanso


Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn