Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Eu não ouvi isto. 7 expressões que nos mostram o quanto não percebemos de futebol

Às vezes, convém parar um pouco e refletir aquilo que fazemos e pensamos. Podemos estar a cometer um erro sem saber disso, e a não ser que alguém fiel nos corrija, podemos até levar muito tempo para perceber isso. Falar de futebol não é difícil. Todos temos o direito de falar e de bem expressar a nossa opinião. Agora falar bem de futebol é diferente, e nem toda a gente está habilitada para o fazer. O material reunido neste artigo não é uma crítica a ninguém, mas apenas uma coleção de expressões.

1- O treinador devia o "método da rotação de jogadores"

Parece que alguém conhece por aí, um método infalível para ganhar. Sim, em jogos diferentes, praticamente qualquer treinador faz rodar jogadores. Isso é algo natural, seja por lesões, por estratégia, preparação dos jogadores, ausências, calendário, entre outros. Mas a expressão em si, rodar jogadores não é um método. Cada treinador tem o seu método de treino por exemplo, que é a forma como treina. Agora, "método da rotação de jogadores

2- O Slimani tem boa técnica e o Cardozo é perneta

Acreditem, eu já ouvi isto e também não queria acreditar. Não estou aqui a inventar. Podem perguntar a muita gente em Portugal, principalmente se Cardozo é perneta, que logo respondem que é verdade. Muitas e muitas vezes, já eu vi Cardozo a dar seguimento a transições no SL Benfica, e muitas e muitas vezes já eu vi o Slimani a queimar jogadas, só porque "tem boa técnica".

3- "É mesmo possivel o FCP ter dado 3 ao Bayern?"

Claro que sim. Tal como o Sporting CP já eliminou o Manchester City. No futebol, não há nomes de equipas em campo. Nem sempre o mais forte ganha ao mais fraco só pelo nome. São pessoas que jogam, que pensam, que cometem erros dentro do campo, que sentem emoções, tal como ansiedade, como nervosismo. Só porque uma equipa sai bem falada nos jornais, não quer dizer que ela não possa perder algumas vezes.

4- Aquele jogador jogou drogado

Nada disso. O ódio a tal clube é que nos faz ver o que não aconteceu. Nem tudo são vitaminas, pois os clubes rivais também tem qualidade. Mas o futebol é assim mesmo e não há volta a dar, seja em que país for. Pelo menos, eu vejo este tipo de comentários em diferentes países. Talvez se estudássemos o futebol mais a fundo e deixássemos de ouvir os comentadores televisivos, as opiniões fossem outras.

5- "Eu fui jogador durante 20 anos", mas não apresentou argumentos

Ter sido jogador não significa que perceba o futebol a fundo. No outro dia, um velhote dizia que tinha sido jogador durante muito tempo, mas quando lhe pediam argumentos para explicar porque tal jogador era coxo, não os apresentou. Assim é pena falar de futebol. Talvez estivesse certo, talvez estivesse errado, mas se a pessoa em questão julga que percebe de futebol, então que apresente argumentos, ou perderá toda a razão.

6- "Precisamos de um ponta de lança que faça golos"

Ou então talvez precise de uma equipa nova ou de um treinador novo. Existe por este mundo fora, muita bom adepto que julga que um só jogador fará a diferença, algo como vem um jogador qualquer e são campeões do nada. O golo é o meio necessário para alcançar a vitória, mas se a equipa não é capaz de construir jogadas para golos, não há ponta de lança milagroso. Nem Ronaldo, nem Messi, nem nenhum jogador vai salvar uma equipa desorganizada.

7- "O treinador dá a tática"

O treinador não dá a tática. O treinador treina.

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn