Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

10 habilidades para nos tornarmos treinadores vencedores - Parte 1

Ser treinador de futebol é algo que todos nós sonhamos. Mas, a grande maioria, poderá não alcançar o sucesso a longo prazo, porque não reúne características importantes para se tornar treinador de sucesso. Treinar é levar um grupo a evoluir e a se tornar cada vez mais capaz de mostrar resultados. Hoje, talvez treinar não seja apenas em desporto, porque quem trabalha fora do futebol e lida com pessoas todos os dias, sabe perfeitamente que os grupos nas empresas também se treinam.


Mas, se tivermos em atenção na forma como treinadores e chefes lideram os seus grupos, podemos notar que todos eles têm características em comum, tais como:

  1. São capazes de liderar projetos

Uma das missões de um treinador é pegar num grupo, desenvolver um plano de jogo para toda a época e transformá-lo, seja ele qual for. Por isso tenho tanto respeito pelos treinadores, porque a missão deles não é fácil, mas é honrosa. Passado algum tempo, percebo que nem todos tem a capacidade para treinar grupos, ora porque não tem ideias, porque não percebem o desporto ou porque ainda não tem conhecimentos suficientes para desenvolver os projetos a que se propõe a realizar.

  1. São corajosos

Para o nosso dia-a-dia, assumir as nossas responsabilidades habituais torna-se uma tarefa simples com o tempo. Para quem lidera, a responsabilidade é maior e nem todos tem coragem para isso. Muitas vezes, quando se fala em risco, em responsabilidade, em dar a cara, a maior parte das pessoas simplesmente não tem coragem para assumir esse tipo de desafios. E treinar terá sempre o seu risco, porque há coisas que o treinador não controla (assim como adversários que também querem ganhar e a forma como o jogo é imprevisível), e será sempre o responsável pelos maus resultados, sendo o primeiro a dar a cara.

São criativos

Quem comanda grupos, precisa de ideias. E treinadores de sucesso e bem respeitados, não são aqueles que mais levantam a voz (porque isso não é um sinal de ser mais capaz), mas aqueles que tem ideias. Comandar um grupo sem ideias é quase a mesma coisa que conduzir um carro de olhos fechados. Podemos dirigir durante algum tempo, mas não sabemos o que estamos a fazer, para onde vamos ou o que pode aparecer pela frente. Ideias movem o mundo, e é a partir das ideias que nasce o sucesso. 

  1. São ou tornaram-se líderes

Liderança é uma característica que acredito que pode ser desenvolvida por todos, mas apenas alguns conseguem realmente desenvolvê-la. Por isso, liderar não é para todos. Ter uma ideia e ser capaz de levar um grupo a seguir essa ideia, exige muito. A competência necessária para transformar uma ideia é muita.

  1. São apaixonados

Não é bem o caso de serem treinadores, porque não só treinadores são apaixonados pelo que fazem. É mesmo a paixão por aquilo que fazemos, seja em que área for. Um arquitecto apaixonado pela arquitectura chegará mais longe que a grande maioria daqueles que não são. Médicos apaixonados pela medicina chegarão sempre mais longe que a grande maioria. E treinadores apaixonados pelo desporto, vivem diariamente o desporto em suas mentes. É o seu mundo. A qualquer momento surge uma nova ideia, apenas porque se gosta de desporto.

  1. São amigos

Diz-se que um treinador não pode ser amigos dos seus liderados. Como já escrevi aqui, um treinador que os desenvolve, que os protege, que os guia, que os faz mais capazes, de uma forma ou de outra, acaba por ser amigo dos seus liderados., porque é isso que os verdadeiros amigos fazem connosco.

  1. Aceitam que o risco é um mal necessário

A todo momento, líderes defrontam-se com desafios, com pessoas invejosas, com egos, com gente que acha que sabe tudo, etc. Mas a verdade, é que as pessoas querem ser lideradas. Como a maior parte não é capaz de liderar, precisam de um caminho que as guie. É ai que entram os líderes, ou neste caso, treinadores. Um grupo por si só terá muitas ideias. Uns jogadores querem jogar de uma forma, outros jogadores acham-se mais capazes ou merecedores, e outros acabam desmotivados porque não se sentem a evoluir sozinhos. É ai que entra o treinador, com uma só forma de jogar (para orientar todos de forma igual e na mesma direção), que toma decisões (que decide quem joga, quando, onde e como) e que desenvolve os jogadores (ajudando os jogadores a melhorar). Tudo isso tem riscos associados, mas dos quais não nos podemos desviar.

  1. São motivadores

Ter ideias de qualidade e trabalhá-las é, por si só, uma forte motivação para quem é treinado. Pessoas tem a necessidade de ser lideradas, e quando surge alguém com ideias, é esse alguém que vão seguir. É como um rebanho de ovelhas. Aquela que mostrar o caminho, é essa que todas as outras vão atrás. Já não acredito muito que grandes discursos oratórios sejam por si só motivadores quando não há ideias. Talvez seja por isso que vemos treinadores sem ideias, aos berros, mas nos quais os seus atletas são desmotivados

  1. Transformam ideias

Ideias valem dinheiro, ideias movem o mundo, ideias são o expoente máximo da inteligência, o braço direito de quem chegou ao sucesso. Cada vez mais dou valor às ideias. Porém sozinhas não fazem nada acontecer. As ideias aparecem no nosso “mundo pessoal”, mas é no mundo real que as podemos transformar. E, um treinador, se quer ter jogadores motivados, e projetos de sucesso, além de ter ideias, transformá-las é uma competência necessária.

  1. Tornam-se hábeis em treinar

Para escrever uma carta para a minha namorada, preciso de um papel e uma caneta. Porém, para escrever uma carta que ela vá gostar, preciso de ideias, preciso de as passar da mente para o papel, e preciso saber usar a caneta e conhecer todas as letras. A semelhança para o trabalho do treinador é tanta que, se um treinador não sabe o que vai treinar, não conhece sequer algum método de treino, por mais ideias que tenha, nunca uma ideia se vai transformar em sucesso.

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn
<