Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Defesas ajudam a atacar, atacantes ajudam a defender. No futebol, já não existem jogadores com funções isoladas

Não faço ideia porque ainda se acredita que atacantes só servem para atacar e são muito bons se andarem a fintar tudo e todos, e os defesas só servem para defender e só são bons quando fazem 50 desarmes por jogo. O futebol de hoje não depende da ação individual, mas da organização coletiva, tal que um jogador que não tenha a quem passar a bola é tão grave como um defesa recuperar 50 bolas. Tal significa que a equipa não tem organização para dar continuidade à jogada, e que se deixa sofrer imensos ataques seguidos. 

Quando os defesas servem para algo mais do que defender

Numa equipa bem organizada, há momentos do jogo que não importa quem é defesa e quem é atacante. Importa como a equipa se encontra nesse momento e daquilo que o portador é capaz de fazer com a bola. Se a minha equipa estiver na transição defensiva, não me importa se o portador da bola é um defesa ou um atacante. Importa é que o portador da bola seja capaz de fazer o jogo seguir conforme a equipa pretende.


Muitos ataques começam nos pés de um defesa ou pelo guarda-redes, tal que ambos devem ser capazes de ter a bola no pé e dar continuidade ao jogo com qualidade. Se um defesa é capaz de ter a bola no pé e sabe passar a mesma, um bom passe pode lançar a equipa a um ataque com maior probabilidade de sucesso.  Nesse momento, não importa que esse jogador seja um defesa, mas que saiba ter a bola no pé, como se fosse um médio ou um extremo.


Neste caso, não podemos olhar para um defesa como alguém que é capaz de recuperar uma bola ou interceptar um cruzamento. Não é essa a função que lhe é pedida nesse momento. Aquilo que queremos é que seja capaz de lançar o processo ofensivo com qualidade, para que os jogadores da frente possam fazer o resto. E para quem está na frente, quando recebe uma bola de qualidade, o processo ofensivo torna-se bastante mais fácil. Por exemplo, um passe preciso em que a bola ultrapassa 4 ou 5 adversários de uma só vez tem muita mais qualidade para o lançamento do processo ofensivo do que 10 passes para o lado.

Quando os atacantes servem para algo mais do que atacar

Será que compensa ter um ponta de lança exímio no golo, mas que não seja capaz de fazer mais nada? A resposta depende de cada um, mas para mim, não compensa. Se a única coisa que esse jogador sabe fazer é marcar golos, então não será um jogador útil quando for preciso defender. Como tal, a lógica é a mesma no sentido inverso: importa como a equipa se encontra em determinado momento, tal que o objetivo é impedir o adversário de alcançar a nossa baliza. Se a nossa equipa não tem bola, será útil pensar em como marcar golo? 


Sem bola, importa tanto recuperar a bola como proteger a baliza. Então, os atacantes não estão no campo nesse momento para atacar, mas para defender. A sua função, é ocupar espaço, é pressionar, tudo ações defensivas. Se a minha equipa é eficaz a defender com 10 jogadores e um estacionado sem fazer nada, mais eficaz pode ser se defender com 11 jogadores. Não importa se é a pressionar alto a estacionar autocarro, importa é defender com 11, como um só. E para isso, qualquer atacante necessita defender, não importando o golo nesse momento.


Conclusão

Para alguns pode soar estranho, mas isto não é mais do que a natureza do jogo. O modelo de jogo, deve ser dinâmico, ao ponto que os jogadores possam e cumpram várias funções, assim como deve ser dinâmico, ao ponto que os jogadores tem a hipótese de escolher a melhor decisão possível, invés de jogar mecanizado. Nem sempre surge a mesma situação no campo, logo, os jogadores não podem tomar sempre a mesma decisão. O modelo de jogo deve ser um apoio aos jogadores, e não um plano rígido e constante, como se de uma linha de produção de uma fábrica se tratasse. Não importa apenas quem ataca e quem defende. Importam todos os jogadores, como uma equipa. 

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn