Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Feedback - o que é, para que serve e como usar?

Durante as nossas vidas, nunca deixamos de aprender. Quando aprendemos algo, o nosso maior erro é sentir que compreendemos totalmente o assunto. Na realidade, a humildade (saber reconhecer quando não estamos prontos, saber reconhecer que somos mais fracos do que julgamos ser e saber reconhecer que precisamos aprender e reaprender) é uma das características da personalidade das pessoas vencedoras.

O que é o Feedback e para que serve?

 

Sempre que um jser humano é estimulado, vai emitir uma resposta. O feedback é a análise dessa resposta Esta é talvez a designação mais simples que podemos atribuir ao feedback. Com origem inglesa, significa dar uma resposta a um determinado acontecimento. Por exemplo, entre duas pessoas, uma dessas pessoas vai dizer algo à segunda pessoa. Esta segunda pessoa vai emitir o feedback, seja positivo ou negativo. No futebol, o feedback é conseguido através do treino por exemplo, onde a evolução dos jogadores é o resultado ou feedback do treino.

Seguindo esta linha de pensamento, o feedback no futebol serve para fazer uma análise ao treino. Através do comportamento dos jogadores durante e após o treino, o treinador analisa quem rendeu mais ou menos, analisando as respostas dos jogadores aos estímulos dos exercícios. Por sua vez, os jogadores também obtém feedback, uma vez que estes também analisam as próprias ações e as ações dos colegas de equipa. Assim, o feedback serve tanto de processo de análise de rendimento como método de aprendizagem, quer para o treinador, quer para os jogadores, servindo assim como um método utilizado no alto rendimento.

 

Que tipos de feedback existem?

 

Simplificando os conceitos de feedback, podemos dividir dois grupos. No primeiro grupo, onde analisamos qual é o resultado do feedback, estudaremos o feedback positivo e o feedback negativo. No segundo grupo, estudaremos o feedback extrínseco e o feedback intrínseco, que é o grupo que indica de onde se obtém o feedback. Estes dois grupos trabalham em conjunto.

 

       >>> Feedback positivo

      Um feedback positivo é uma resposta positiva a um estímulo. Por exemplo, o treinador prepara um exercício para uma situação de finalização, mas que seja difícil conseguir oportunidades para finalizar, porque os atacantes estão em desvantagem numérica. Quando estes atacantes conseguirem rematar frequentemente à baliza, o feedback é positivo porque estão a alcançar o objetivo do exercício.

 

       >>> Feedback negativo

      Um feedback negativo é uma resposta negativa a um estímulo. Seguindo o mesmo exercício de finalização, enquanto os jogadores não conseguirem finalizar frequentemente, o feedback será negativo, porque a reposta que os jogadores estão a dar ao exercício é negativa.

 

       >>> Feedback extrínseco

      O feedback extrínseco é talvez, um dos processos mais utilizados na aprendizagem, mesmo fora do desporto, porque o feedback extrínseco é uma resposta que é obtida pelo sujeito através da visão ou audição. Por exemplo, neste exercício de finalização, o treinador vê como os jogadores obtém resultados, e por isso está a ter feedback extrínseco, ou seja, está a analisar uma resposta a um estímulo obtido e sentido por outra pessoa, que neste caso são os jogadores. Os jogadores que não intervêm diretamente numa jogada obtém também feedback extrínseco, pois estão a analisar a resposta dos colegas aos estímulos

 

       >>> Feedback intrínseco

       É o tipo de feedback obtido não através de terceiras pessoas, mas sim obtido diretamente. No exercício, o jogador que constrói uma situação de finalização obtém feedback intrínseco, porque está a obter uma resposta a uma ação que o mesmo criou. Já os seus colegas de equipa obtém feedback extrínseco, porque estão a ver o jogador em ação, ao contrário deste jogador, que está na ação!

Como utilizar o feedback?

 

O feedback pode e deve ser utilizado e/ou conseguido nos treinos e nos jogos de futebol. O treinador geralmente serve-se do feedback extrínseco, feedback positivo e feedback negativo. Por sua vez, os jogadores servem-se do feedback positivo e negativo assim como do feedback intrínseco. Durante o treino, o treinador pode basear-se na ideia do feedback para criar exercícios. O esquema seguinte representa um ciclo como utilizar o feedback durante a época.

O esquema inicia no ponto 1, onde o treinador analisa os acontecimentos do jogo através de feedback extrínseco, vai procurar perceber o que correu mal e correu bem assim como o que podia correr melhor, ou seja, procura feedbacks negativos e positivos para encontrar o real estado da equipa.

 

Baseado no feedback conseguido no ponto 1, o treinador prepara o treino no ponto 2, procurando corrigir os pontos negativos que foram encontrados.No ponto 3, o dito treino, o treinador aplica o que preparou.No ponto 4, através da análise do treino, o treinador analisa que jogadores evoluíram mais e menos. Através desta análise, consegue feedback extrínseco, seja para preparar o jogo, seja para preparar o próximo treino.Após ter feito uma análise do treino, o treinador pode agora escolher (no ponto 5) quais os jogadores que vai fazer entrar em jogo e a estratégia baseada, entre outros, na escolha desses jogadores.Chegando a altura da competição (ponto 6), conclui-se agora o procedimento de uma semana completa de preparação desportiva. Após analisar o jogo anterior, após preparar o treino baseado nessa análise e consequentemente preparar o próximo jogo, chega a altura da competição e o ciclo inicia-se novamente.


Após a análise deste ciclo, compreendemos como o feedback pode ser usado no futebol. Ao longo do tempo, analisando os resultados individuais dos jogadores, coletivos da equipa e mecânicos a nível de estratégia e métodos de jogo, o treinador vai encontrando erros para corrigir, vai percebendo qual é a fase de evolução dos jogadores e as habilidades de cada um, para que possa treinar e evoluir a equipa de forma contínua.

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn