Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Onde encontrar novas ideias?

Se existe algo do que o futebol é feito são as ideias. Futebol e não só. Tudo que que tem ideias de sucesso, consegue chegar ao sucesso. Enquanto treinador, o seu trabalho passa por ter ideias e operacionalizá-las e o desafio é ter ideias que se tornem reais oportunidades de vencer no campo. A principal dificuldade para chegar longe é simplesmente não ter ideias. 

Ideias podem surgir de qualquer forma ou lugar. Ir para o trabalho de carro e parar no semáforo por 1 minuto é tempo suficiente para ter uma ideia. Observar alguém profissional a trabalhar e pensar como poderia ser feito é outra forma de surgir ideias. Mesmo refletir acerca aquilo que fizemos também é uma boa fonte de ideias. O importante é ter ideias e catalogar as melhores, para então as colocar em prática. 


Noções de estratégia, modelos de trabalho e organização estão em todo lado. O treinador, enquanto orientador de um grupo e de uma forma de trabalhar, não pode limitar-se apenas a futebol. Em outra altura, eu aceitava mas não entendia bem isto. Se era apenas futebol e os profissionais sempre diziam que é preciso algo mais, que algo mais era necessário perceber? É que não se trata apenas de futebol. É liderança, é estratégia, é o jogo, são os recursos disponíveis que limitam o trabalho, é a originalidade, criatividade e disponibilidade para trabalhar, é tornar a complexidade do futebol em algo simples de ser percebido para quem o vê e para quem é treinado.


As ideias tornam-se assim importantes para melhorar a nossa qualidade do trabalho. Neste artigo, valorizamos as ideias. Acreditamos que tudo parte das ideias, e que são as ideias de qualidade que nos podem levar mais longe. Mas então surge a pergunta: como ter mais ideias? 

1. Quais são as necessidades atuais? 


Cada equipa tem, por objetivo principal, vencer jogos e campeonatos. Porém, nem todas as equipas estão perto da vitória. Algumas, por falta de recursos para equipas muito superiores, têm realmente mais dificuldade em se manterem no mesmo nível competitivo. Mas vemos outras grandes equipas que, por não serem geridas a partir de boas ideias, simplesmente não atingem os objetivos considerados mínimos para essa equipa. 


Olhe para a sua equipa. Procure entender qual é a necessidade do jogo da equipa para que este possa ser melhorado. Após observar jogos da equipa e respetivos treinos à semana, o que falta na equipa que ainda não foi trabalhado? Em que momentos do jogo é que a equipa comete erros que devem ser corrigidos? Como pode a equipa defender, pressionar ou atacar com mais qualidade? 


2. Busque por deficiências


Este é o trabalho do treinador: manter a equipa debaixo de olho e perceber qual é o potencial da equipa mas que ainda não foi atingido. Vamos supor que traçamos um modelo de jogo, traçamos exercícios e passado algum tempo, a equipa ainda mostra deficiências em determinadas situações. O que podemos fazer para melhorar a equipa nessas situações? 


Por exemplo, em determinado jogo, encontramos uma equipa mais dinâmica a atacar do que as equipas a que estamos habituados a defrontar, e reparamos que o nosso lateral esquerdo comete determinados erros a ocupar o espaço em algumas situações. A partir dai, como podemos melhorar o posicionamento dele nessas situações? Como podemos levar o jogador a identificar os erros que ele mesmo está a cometer e fazê-lo corrigir esses erros? 


3. Busque por tendências 


O futebol está sempre em evolução. E com o surgimento de novas tecnologias e formas de o analisar, ficar sem ideias é ficar rapidamente para trás. Teóricos e treinadores de sucesso estão sempre a lançar novas ideias, cujas mesmas tem resultados satisfatórios. Tornam-se, portanto, ideias modernas. Será que não podemos tentar colocar essas ideias em prática, de acordo com a nossa forma de pensar? Claro que podemos. Não existem direitos de autor no futebol que nos impeçam de seguir as melhores ideias dos melhores treinadores do mundo. 



4. Não observe apenas ideias. Siga atentamente as equipas 


Uma excelente forma de obter novas ideias passa por observar outras equipas e procurar soluções para as mesmas. Observámos atentamente um jogo, identificámos como joga essa equipa e reflectimos acerca os pontos fracos da mesma. E, ao responder à pergunta "o que poderia ter sido feito melhor?", naturalmente surgem novas ideias, muitas delas que podemos até praticar na nossa equipa ou forma de trabalhar. 


5. Procurar novos métodos de trabalho 


Manter-se actualizado é essencial. Podemos já ter uma forma de trabalhar bem definida, mas porém limitativa. Em outros tempos, acreditava-se que a forma física era essencial no futebol. Hoje, a forma física é apenas um recurso para alcançar a forma desportiva. Se ontem, o corpo se movia com algumas ideias, hoje, as ideias movem o corpo do jogador. E actualizar-se na forma de trabalhar, tornar-se menos limitado no método de treino, ajuda qualquer treinador a ser ter mais recursos para trabalhar, além de uma visão mais alargada do jogo que, consequentemente, o levará a ideias e resultados melhores. 

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn