Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Crenças, um fator de decisões e de longevidade na carreira

Todos nós temos alguma coisa que acreditamos mais do que tudo. São as nossas crenças que nos guiam no dia-a-dia, principalmente quando acompanhadas pela vontade de fazer alguma coisa relacionada às mesmas. Muitos perguntam como podem ser treinadores ou jogadores profissionais de futebol, mas a maior parte deles apenas pergunta no momento e não quer mais saber durante semanas. O que de facto acontece é que não acreditam que se podem tornar treinadores ou jogadores.


Retirado da Wikipedia como definição, Crença é o estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção. Assim, a minha crença, é aquilo que a minha mente acredita ser verdadeiro ou aquilo que estou convicto que vai acontecer ou existe.

E uma das necessidades para se ser treinador ou jogador é acreditar que realmente o vai ser. Este mesmo argumento se pode usar para outras áreas. Se acredita que vai ser jogador de poker por exemplo, então o seu foco enquanto estuda para ser jogador de poker vais ser muito maior. Se acredita que será chefe numa grande empresa, a sua motivação será muito mais elevada para trabalhar. Se acredita que vai ser jogador profissional, então vai treinar muito mais intenso para tentar lá chegar.

Crenças e o treino de futebol

Durante o treino, nos tempos modernos, buscam-se transformar ideias em movimentações coletivas. Os exercícios são, então, compostos de ideias, com o objetivo de fazer a equipa jogar de determinada forma.


Sabendo que as crenças são responsáveis por fazer o indivíduo que algo existe ou poderá acontecer, o treino deve ser intuitivo, credível e de grande aprendizado para os jogadores. Assim, se eles acreditam no que estão a treinar, então o treinador consegue transformar a sua equipa consoante as suas ideias. 


Um exercício de futebol, deverá ter por isso, um objetivo relacionado com o jogo, para que o jogador sinta que está a treinar algo e que esse exercício lhe será útil. Não basta por isso, um exercício ter bola. Tem que se treinar alguma coisa coletiva. 

Crenças e motivação para chegar mais longe

A crença pode ser uma “pilha” para a carreira, seja ela qual for. Eu sei perfeitamente que cada um puxa a sardinha para o seu prato, isto é, os outros não percebem nada disto, mas eu percebo. Porém, um mecânico pode não perceber de futebol, mas argumenta futebol. Um jogador pode não perceber de mecânica, mas argumenta acerca carros. Quem impede um treinador de falar de carros, ainda que não perceba nada de mecânica? Então porque há-de um qualquer apaixonado falar de futebol, ainda que nada perceba do mesmo?


A verdade, em todas as profissões, é que a crença leva à paixão, e posteriormente ao sucesso. O mecânico, será um apaixonado por carros, e então profissionalizou-se nessa carreira. Um treinador será um apaixonado por futebol, e então profissionalizou-se. Aquilo que quero dar a entender aqui é que, apesar das profissões serem diferentes, as crenças levam as pessoas a se tornarem profissionais dentro dessas áreas.

Crenças e decisões no dia-a-dia

Uma das formas de conseguirmos um dia-a-dia mais organizado, é procurar acreditar em coisas diferentes. Eu sei que por vezes, as crenças só se mudam com vivências. E que alterar aquilo que acreditamos é praticamente impossível. 



Mas, aquilo que acreditamos nem sempre é aquilo que é real, e por isso, devemos atualizarmos todos os dias. Assim, quando mais procurarmos saber, melhores decisões podemos tomar no dia-a-dia. 


Se eu acredito que posso ser treinador de futebol, então, na hora de escolher jogar computador ou estudar futebol, a minha decisão será estudar. Se eu acredito que posso ser jogador, então, na hora de ler um livro vou treinar. Se eu não acredito em nada, então, vou-me deitar no sofá a ver televisão para o tempo passar. Aquilo que você acredita é o que vai escolher. 

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn