Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Principio especifico de defesa: Contenção

Vivemos tempos complicados no futebol. Talvez seja pela visão dos treinadores, a que estou habituado, mas sinto que hoje, ganhar é mais importante do que jogar bem. Mas faz confusão como é possível ganhar sem jogar bem. Será que uma equipa, ganhará muitas vezes, se jogar mal muitas vezes? Eu sei que as leis de jogo, nos dizem que ganha a equipa que marcar mais golos. Mas marcar golos não é tão importante como não sofrer golos? Se queremos ganhar, precisamos marcar mais golos do que sofremos, logo, todo o processo ofensivo e defensivo é tão importante como o golo. É a natureza do jogo.

Através deste pensamento, acredito que atacar bem é tão importante como defender e transitar entre estes dois momentos. Sabemos que os quatro momentos de jogo (organização ofensiva, transição defensiva, organização defensiva e transição ofensiva) estão ligados entre sí, logo, o treinador deve criar uma estrutura e criar comportamentos comuns aos jogadores, de forma a que a equipa trabalhe como um só membro.


Em todo campo, apenas um jogador dispõe da bola. Todos os outros, devem saber como se movimentarem, que espaços abrirem e que espaços fecharem. Portanto, os jogadores devem ser capazes de tomar decisões constantes e favoráveis para a sua equipa. Para quem defende, fechar os espaços mal, pode traduzir-se em golos sofridos. No que diz respeito ao centro de jogo, ou seja, na zona onde se encontra a bola, o caminho ao portador da bola deve ser fechado, especialmente quanto mais perto este está da baliza adversária.


A contenção no plano individual


No que diz respeito ao caráter individual desta situação o defesa deve entrar em contenção ao portador da bola, para diminuir as ações ao portador da bola e se preparar para o desarme. A contenção serve também para fechar o caminho para a baliza, e impedir o portador de tentar finalizar à meta. Este princípio é designado para impedir que a bola se aproxime da própria baliza quando está na posse de um adversário. Em determinados contextos, o defesa coloca-se em contenção para impedir que haja uma linha de passe entre o portador da bola e um colega da sua equipa, impedindo a progressão do adversário através do passe.


A contenção no plano coletivo


Já num contexto coletivo, a contenção tem como objetivo, diminuir o ritmo de jogo do adversário, ou dar mais tempo à própria equipa para se organizar. Por exemplo, durante a transição ofensiva, um atacante coloca-se em frente ao portador da bola, para que este diminua o seu ritmo e procure outras opções, enquanto a equipa se organiza e fecha os espaços mais atrás.


Definição de contenção no futebol


O princípio da contenção refere-se à ação de oposição do jogador de defesa ao portador da bola, procurando diminuir o espaço de ação ofensiva deste, impedindo possibilidades de passe a outro jogador atacante, evitando o drible que favoreça a aproximação à baliza e impedindo a finalização à baliza (CASTELO, 1996)


Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn