Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Comunicacao

Artigo tóxico: deixe de ser um fraco AGORA!


Tenho pensado nisto há algum tempo, e vou ser direto no assunto.  Provavelmente, muitos de nós, estamos a cometer erros graves sem sequer nos percebermos conta disso. Mas existe um erro que muitos cometem sem perceber, todos os dias, todas as semanas, todos os jogos, durante toda a época. E qual é esse erro? Caro leitor, quantas vezes lhe fizeram esta pergunta: hoje, o que você tem para oferecer ao futebol? É isso mesmo que eu estou a perguntar, o que você tem para oferecer ao futebol? 

5 dicas extremamente importantes acerca palestras


A maior parte dos sites de futebol tratam notícias ou publicam crónicas acerca jogos e jogadores. Encontrar conteúdo acerca treino, psicologia ou organização tática é mais difícil que encontrar uma notícia ou uma opinião pessoal. Também encontrámos sites de apostas, alguns deles com bastante qualidade e que ensinam como realmente ganhar dinheiro.

Como ser mais respeitado enquanto treinador? 

Uma das dicas da moda refere que o treinador não pode ser amigo dos jogadores. Mas, porque não pode ser amigo, se é o líder do grupo, é o líder desses jogadores? Um líder não é amigo dos seus comandados, ou apenas os usa a seu belo favor? Ou, já que não é amigo, é inimigo do jogador? Alguma coisa não bate certo aqui, e precisamos perceber o quê, para melhorar a qualidade do nosso grupo. Tudo depende da forma como vemos a palavra amigo, e como tecemos as relações com os nossos comandados.

4 Ideias que podem mudar as nossas vidas 


"Acho que sou o melhor treinador do Mundo. Mas isso só vou poder justificar quando ganhar a Champions. Como nunca ganhei, para as pessoas nunca poderei ser o melhor. Mas para mim sou” – Fonte: Jornal Record. Estas afirmações, pertencem a Jorge Jesus, e demonstram na sua naturalidade, aquilo que é a autoconfiança, que todos nós deveríamos ter. Prefiro bem mais ouvir algo como “Para mim sou o melhor”, do que “Não sei se algum dia vou ganhar alguma coisa”.

6 atitudes de um treinador para desenvolver gosto pelo jogo


Acredito que todos os treinadores desejam ter um plantel com uma vontade indomável dentro de campo, de lutar para vencer a partida. Querem ver jogadores cheios de vontade, de empenho, de garra, e que não sejam desconcentrados nem por um segundo durante a partida. Desejam ter jogadores criativos, rápidos a pensar, rápidos a agir, a fazer tudo bem, como se algo de natural se tratasse. Acontece que, muitas vezes, a forma como treinamos e organizamos o treino, não se enquadra com os resultados finais que esperamos obter. 
Desdobrar a perfeição em sucesso


Sempre gostei de modelos de jogo equilibrados entre os vários momentos de jogo, com liberdade para os seus executantes o realizar, conforme aquilo que o jogo lhes pede. Mas nunca fui fã de modelos de jogo rígidos, com tudo pormenorizado, muito menos de filosofias que colocam pressão em cima dos jogadores. O treinador, perante os jogadores, a única coisa que deve fazer é colocar em cima deles, o gosto por jogar futebol, seja nas camadas jovens, onde se lhes ensina a técnica, ou nas camadas séniores, onde se organiza os jogadores como um só para vencer.

A comunicação no futebol, é um poder sem limites


Mais um tema importante. Estudar futebol, não tem fim mesmo. São tantas coisas para estudar, mas o conhecimento adquirido torna-se tão grande, que se torna uma paixão. Comunicar, é ligar duas pessoas, e através desta ligação, se pode unir uma equipa inteira. Por muito que sejam valorizadas as quatro dimensões, (físico, técnico, tático e psicológico), nenhuma desta se desenvolve sem comunicação. Nem a organização se desenvolve sem comunicação entre jogadores e treinador.

7 necessidades para se tornar um jogador profissional 

Muitos jovens atletas sonham um dia em tornar-se jogadores profissionais. A hipótese de ganhar muito dinheiro com futebol, de ser famoso e ter uma vida feliz, é vista pelos jovens jogadores como um sonho, e para praticamente todos eles, o futebol é o único meio capaz de os fazer alcançar esses sonhos. Porém, existe um caminho muito longo para percorrer, por vezes complicado e que exige paciência, mas que não é impossível. Desta forma, apresentamos alguns conselhos aos mais novos que um dia pretendem ser jogadores profissionais.