Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

O que fazer para criar mais situações de finalização?

O objetivo do jogo de futebol é vencer, e para isso, é preciso conseguir o golo. Porém, o golo não vai nunca aparecer sozinho se a nossa equipa não criar situações com condições ideias para o fazer. Isso significa que, para conseguir ganhar, existe um longo trabalho a ser feito, como vamos perceber neste artigo.

Eu sei que alguns leitores não vão gostar muito deste artigo, principalmente os que acreditam que a base do sucesso é a forma física de excelência. Na nossa comunidade online, não acreditamos na forma física. Ser o mais alto, o mais forte, correr mais são caraterísticas que podem ter alguma influência em determinadas situações, mas é apenas uma parte da base da forma desportiva, essencial para vencer jogos e campeonatos.

Não jogue à defesa, com medo

Medo todos nós temos e pode influenciar na forma como decidimos fazer o caminho na nossa vida. Perder por um golo, ou perder por três golos, praticamente vai dar no mesmo. A vergonha não é perder por não se tentar. A vergonha é ter medo de arriscar, ter medo de ser bem-sucedido.


Tudo na vida tem um risco associado, e no futebol, tentar fazer golos também tem o seu risco.  Há o risco de perder a bola, sofrer um contra-ataque e sofrer golo. Porém, quando a nossa equipa está no campo só para defender, o risco não é de perder a bola, é o risco em sofrer golo que é maior. O melhor caminho será sempre arriscar e atacar. Afinal de contas, ao defender a equipa não tem a bola e não pode assumir o controlo do jogo nem o seu ritmo. Como pode uma equipa criar muitas ocasiões de golo sem jogar para assumir o jogo? Sabendo que o risco é o mesmo, mais vale lutar pela vitória.

Preocupe-se mais com o jogar coletivo do que a forma física

Até um lutador de boxe sabe que precisa estar em forma desportiva para vencer um combate. Por mais músculos que tenha, se ele não for inteligente para se defender e atacar, perderá cada combate. Então, como podemos classificar a forma física como a caraterística mais importante para o sucesso?


O futebol é um jogo coletivo, logo, o nosso pensamento deve ser focado no jogo coletivo. Como defender em conjunto? Como atacar em conjunto? Todas as nossas ideias devem responder a essas duas perguntas. 

Foque-se no treino do jogar coletivo

Para os jogadores, será mais fácil jogarem em conjunto quando eles têm ideias de como fazer isso. O treino deve ser focado no jogar coletivo, para que os jogadores levem as ideias para os jogos e as saibam concretizar.


Vamos exemplificar dois treinadores, o Joaquim e o António. O método do Joaquim é apostar numa forma física elevada durante os treinos, reunir no balneário para explicar aos jogadores o que quer e gritar com eles como se eles fossem robots. O método do António é treinar organização defensiva e ofensiva, treinar transições, treinar bolas paradas, fazer uso de exercícios para criar linhas de passe, para variar entre algumas dinâmicas ofensivas ou para defender em desvantagem numérica. 


No jogo, o Joaquim continua a dar ordens para o campo, e zanga-se com os jogadores porque eles nem sempre fazem o que ele quer. O António, sempre que fala para dentro do campo, é para fazer alterações ou chamar a atenção a alguma coisa que não está a ser bem-feita, pois sabe que a equipa é capaz de jogar por si mesma, porque treinou várias vezes para isso.

Implemente um modelo de jogo de valor

A forma que a equipa vai apresentar no campo parte, a primeiro, das ideias do treinador. Aquilo que ele acredita é aquilo que a equipa fará. Depois, vem o treino. A forma como o treinador treina é que levará as ideias a serem implementadas ou não. 


Podemos ter um modelo de jogo ofensivo, com muitas ideias ofensivas, em busca de criar muitas ocasiões de golo. Porém, se não as treinamos, a equipa não apresentará as ideias em campo. 


Por outro lado, o treino deve ser dinâmico naquilo que diz respeito a intensidade dos exercícios e dificuldade dos mesmos. Para implementar uma ideia, basta fazer alguns exercícios. Para tornar a equipa mais forte nessa ideia, é preciso treiná-la em condições com dificuldade, que obriguem os jogadores a pensar mais rápido e a decidir melhor. Quando estiverem no jogo, o adversário não estará no campo para facilitar seja o que for. Também não podemos facilitar no treino

Observe os melhores treinadores e tente aprender com eles

Uma das coisas que mais distingue os melhores treinadores do mundo são as ótimas ideias que eles são capazes de transformar no campo. E podemos observá-los para aprender muito com eles.


Certamente que copiar o mesmo trabalho deles pode não dar resultado, pois o treino é complexo demais para copiar tudo, além do contexto ser diferente. Treinar um Barcelona não é a mesma coisa que treinar um clube da segunda liga em Portugal ou Brasileira. Mas, observando a forma como os grandes treinadores fazem as suas equipas jogar, quais são as ideias e como eles as implementam, pode causar um grande impacto na nossa equipa.


Apesar da nossa equipa não ter jogadores como as melhores as equipas do mundo, podemos usar as ideias e adaptá-las às condições que temos para treinar. Aquelas equipas que apresentam um coletivo mais forte, como o Bayern Munique, são precisamente as equipas que podemos observar para tirar ideias para a nossa equipa, e trabalhá-las de acordo com o nosso contexto

Foque-se em ser um comunicador cada vez melhor

Ensinar algo novo a alguém que já tem a sua ideia do assunto é complicado. Por vezes, quando queremos ensinar algo novo aos jogadores, eles podem não acreditar no que estamos a ensinar porque tem as suas próprias ideias.


Então, precisamos ser extremamente convincentes e explícitos nas ideias que pretendemos implementar na equipa. Se eu não for capaz de explicar aquilo quero aos jogadores, eles não podem fazer as coisas como eu pretendo, porque não perceberam a ideia.

E finalmente

Não deixe de estudar nunca. Há sempre novas ideias, métodos de trabalhar e formas de pensar que surgem todos os dias. Seja no futebol, seja nas demais profissões, manter-se atualizado é extremamente importante. 

Assine agora e receba todas as novidades por e-mail

E faça download do ebook 72 exercícios para as fases do jogo imediatamente. Clique aqui para saber mais
endereço de email
*
campayn