Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Comportamentos de referencia

Posted by Valter Correia on October 30, 2011 at 11:50 AM

A partir do meu amigo Luís Esteves, aprendi conceitos novos aplicados no futebol que, a meio duma conversa "tática", podem não ser compreendidos. De que falo neste artigo:

 

 

  • Jogo frente/costas;   
  • Jogo entre linhas;
  • Infiltrações e Ultrapassagens;
  • Mudança de direção com e sem bola;
  • Criação de linhas diagonais;
  • Cuidado com o tipo de passe, condução e domínio da bola;
  • Timing;
  • Ritmo da bola

 _____________________________

 Encontrou o que procurava? Considere visitar o mapa do site ou continue a ler o artigo.

_____________________________



     Jogo frente/costas

       Ao receber nas costas, um jogador pode servir de apoio para quem está na frente, dar velocidade à ação e evitar a perda de bola, apenas porque o seu olhar está direcionado para a baliza. Faz parte deste conceito os deslocamentos em rotura, em que o jogador recebe a bola nas costas para seguir rapidamente em frente.


     Jogo entre linhas

       Define-se pela movimentação dos jogadores para um setor ou uma linha mais adiantada ou atrasada em relação com a linha ou setor ocupado originalmente por esse jogador, criando superioridade numérica na zona da bola. É um conceito aplicado para fazer um jogador descer no terreno e ocupar as costas dos marcadores, que estão ocupados nas suas funções com outros jogadores.

 

     Infiltrações e Ultrapassagens

       Também se chama de homem surpresa e concebe-se pela entrada de um jogador na zona de ação para receber a bola em situação de finalização, vindo ou não do mesmo setor.


       Mudança de direção com e sem bola

       É conceito de fácil compreensão, em que o jogador, seja com bola ou sem bola, muda a direção habitual para evitar padrões de jogo e causar a indefinição da previsibilidade da equipa pelo adversário.

 

       Criação de Linhas diagonais

       É uma das funções dos extremos. O seu movimento de progressão permite receber uma bola numa zona mais adiantada do terreno, para procurar o golo ou a assistência. Procura também evitar bolas paralelas, que impedem a progressão do jogador. É importante verificar de existe pressão adversária em determinado espaço e se dá ou não para entrar nesse espaço.

 

       Cuidado com o tipo de passe, condução e domínio da bola pelo jogador

       A bola deve ser rapidamente recebida, de preferência no pé dominante e de frente. O controlo da bola e a condução da mesma também são caraterísticas importantes. Tudo isso é fundamental para a visualização do espaço pelo jogador.

 

       Timing

       É importantíssimo escolher o melhor momento para realizar cada ação. Quando se deve movimentar, o melhor momento para passar, onde esperar pela bola ou até mesmo na técnica. Qualquer diferença, mesmo por um segundo, é suficiente para errar a ação.

 

       Ritmo da bola

       É essencial manter a bola em movimento. Acontece que, quando o adversário não tem a bola, concentra as atenções no objeto de jogo. Se a bola parar, será mais fáil para o adersário fechar os espaços e linhas na zona da bola

 

       Já conhece a história do futebol português? Os grandes momentos, os grandes feitos e os grandes jogadores! Experimente as nossas curiosidades da história!


       Artigos relacionados

 

 

 

Categories: Metodos de Jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments