Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Velocidade de transicao

Posted by Valter Correia on October 30, 2011 at 7:50 AM

       Continuando o nosso estudo dos métodos de jogo ofensivos, vamos tratar da velocidade de transição. Já foi visto aqui no Teoria do Futebol que não existe só velocidade no sprint do jogador. Velocidade a reagir, velocidade a movimentar a equipa são alguns exemplos de velocidades aplicadas no futebol. Na velocidade de transição enquanto método ofensivo, existem duas velocidades ou duas formas de por este método em prática. Caracterizam-se pelas velocidades de transição de atitudes e velocidade de transição da bola.

 

 


        A velocidade de transição de atitudes


       Este tipo de velocidade está ligado ao comportamento dos jogadores enquanto atitude e comportamento. Trata-se do tempo que a equipa leva para passar de atitudes e comportamentos defensivos para comportamentos e atitudes ofensivas. Isto é, quando a equipa recupera a posse de bola, os jogadores passam da mentalidade defensiva para a mentalidade ofensiva. Por exemplo, um defesa lateral sobe no terreno para apoiar o ataque ou um médio área-a-área sobe também no campo para apoiar.

 

 

        Velocidade de transição da bola


       Refere-se do tempo que a bola leva a a percorrer um percurso, desde a zona onde foi recuperada até à zona de finalização. Depende de vários fatores. Entre eles, um dos principais fatores é a organização das equipas. É evidente que, se uma equipa deixa a defesa demasiado desguarnecida, ao perder a posse de bola será fácil para a equipa adversária transitar a bola rapidamente logo que recupere a sua posse. Logo, será mais rápido fazer essa transição, ou por outras palavras, a velocidade de transição da bola será maior.


       Artigos relacionados

 

 

 

Categories: Metodos de Jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments