Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Equilibrio ofensivo

Posted by Valter Correia on October 30, 2011 at 6:50 AM

 

        Quando uma equipa defende, a recuperação da posse de bola pode ocorrer a qualquer momento. Daí, a equipa que defende, além de estar organizada corretamente para defender e preocupada e pronta para tal, deve estar também apta para reagir logo após recuperar a posse da bola. De que forma? A equipa deve estar preparada mentalmente para o próximo ataque (falo de programação da jogada e não de moralmente pronta). Isto indica que, além da recuperação da bola e a defesa da baliza, os objetivos fundamentais da defesa requerem o envolvimento direto da maior parte dos jogadores da equipa, pelo que apreparação mental do ataque seguinte deve ficar fundamentalmente a cargo dos jogadores que ficam à frente da linha da bola eque não participam nas ações de defesa diretamente.

 

         A função dos jogadores


       Existem tarefas que os jogadores devem cumprir, tais como:

  • Preparar o próximo ataque, ocupando espaços que possam fáceis e rápidos de usar após a recuperação da posse da bola;
  • Obrigar alguns atacantes a preocuparem-se mais com a defesa da própria baliza do que com a construção do processo ofensivo da sua equipa; 
  • Obrigar a equipa adversária a atacar em inferioridade numérica, porque o equilíbrio defensivo constrói-se baseado na superioridade numérica.

 

        Estes jogadores são úteis seja defensivamente ou ofensivamente, pelo que todos os métodos de jogo requerem a sua utilização.


       Artigos relacionados:


 

 

 

Categories: Metodos de Jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments