Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Principio especifico de defesa: Concentracao

Posted by Valter Correia on October 30, 2011 at 6:00 AM

       Talvez daqui a um século não estejamos aqui para ver, mas certamente que a era atual do futebol ficará conhecida pelo futebol tático. A Organização das equipas deu um salto repentino, com novos conceitos e formas de jogar, específicas, dinâmicas e tão simples quanto complexas. Assim se destacam os melhores modelos de jogo, que partem de um modelo universal, e que são modelados de acordo com a filosofia do treinador e o plantel disponível. Assim, um dos conceitos desse modelo universal (Princípios de Jogo), distingue a forma de jogar de cada coletivo, e o coletivo que apresentar os princípios específicos melhor trabalhados, mais dinâmicos e mais eficazes, seja no momento defensivo, momento ofensivo ou transições, será o coletivo que se apresentará mais forte no terreno de jogo, e por isso, será a equipa que terá mais probabilidades de ter ganho uma partida quando esta chega ao fim.


         Como nós sabemos, existem vários princípios de jogo específicos, que são princípios aplicados ao futebol. Entre princípios de ataque e princípios de defesa, destaca-se o Princípio Específico da concentração, cujo objetivo principal é a redução do espaço do jogo para o adversário, e o comportamento passa pela aproximação dos jogadores da equipa, em determinada zona do campo, ou seja, se a movimentação atacante procura ações de largura e profundidade, a defesa passa por não permitir ou dificultar essas ações, e se possível, levar os atacantes a levar a bola para os corredores laterais, que são corredores com menos risco para a equipa sem a posse de bola.


        Cada equipa racionaliza a sua própria forma de jogar, mas existem formas gerais do comportamento dos jogadores.


        Concentração dos jogadores por zona


        Os jogadores são orientados pela posição da bola, a fim de flutuar corretamente entre os vários corredores e setores. Na representação a seguir, a bola está representada em amarelo, e a equipa que defende (equipa vermelha) concentra os jogadores em torno da bola, tanto na horizontal como na vertical.




        Aproximação das linhas defensivas


        A aproximação das linhas defensivas melhora a eficácia da cobertura defensiva, e por isso, aumenta a capacidade de recuperação da posse de bola. Ao mesmo tempo, também dificulta a progressão dos adversários, face à maior pressão defensiva




       Relação entre profundidade e largura


        O objetivo principal da concentração defensiva é a aproximação dos defensores, dificultando a movimentação dos atacantes no espaço. Mas, se os jogadores se apresentarem demasiado próximos, aumenta o risco de insucesso defensivo, pois o centro de jogo será demasiado povoado, e as zonas mais afastadas do centro de jogo, não serão ocupadas, o que liberta demasiado espaço para a movimentação da bola por parte da equipa adversária.




        Subir a última linha de marcação


        Para diminuir o espaço entre as linhas de marcação, e ainda impedir que os avançados da equipa adversária se aproximem demasiado da baliza, a última linha de marcação tira partido do fora de jogo e sobe no campo. Para isso, os jogadores terão se jogar coordenados, formando uma linha reta e paralela à linha de fundo. Qualquer falha de um defesa liberta demasiado espaço que um avançado pode explorar.




        Em frente à baliza


        O centro de jogo nunca pode passar em frente à baliza, pelo menos para a equipa que defende. A partir do corredor central, existem opções de passe para qualquer lado do campo, como passar para trás para impedir a perca da posse de bola, para o lado para criar opções e aumentar a amplitude da equipa ou para a frente para aproximar a bola da baliza. É também uma zona com maior probabilidade de criação de situações de finalização favoráveis, tanto no remate de longe como na exploração do espaço nas costas da defesa

 


       Até já


       Artigos relacionados




 

 

 

Categories: Principios de jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments