Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Principio especifico de ataque: Penetracao

Posted by Valter Correia on October 30, 2011 at 5:35 AM

       Durante uma partida de futebol, uma série de ações sucedem-se entre as duas equipas, como passar a bola, desarmar o adversário, desmarcar para um espaço livre, entre outras. Dentro esses movimentos, estão as movimentações definidas pelos Princípios de jogo, utilizados em processos defensivos e processos ofensivos.


   

       Entende-se como princípio caracterizante da evolução do jogo em determinadas situações, como por exemplo uma progressão até à linha de fundo ou para um espaço de risco do adversário. Ao mesmo tempo, é sempre um movimento ofensivo, pois busca a continuação da ação de finalização, seja para efetuar um cruzamento ou mesmo para finalizar.

 

       Este princípio está orientado na desorganização da defesa adversária, criando situações vantajosas para a equipa atacante, no que se refere a termos espaciais e numéricos, permitindo assim aos jogadores atacantes ascenderem a uma zona favorável à finalização.

       NOTA: Considera-se que as ações que aproximam o portador da bola da linha de fundo (ou que diminuem o espaço entre os dois), através de dribles e progressões são ações que respeitam este princípio. Os objetivos finais são: os cruzamentos ou deslocamentos em direção à grande-área (as ditas diagonais); drible ao adversário que favorece o ganho de espaço e orienta o portador da bola em direção à baliza; drible ao adversário que permite ao portador da bola executar um passe ou assistência para dar sequência à jogada; aproveitar uma situação de 1x0, onde por portador da bola aproveita o espaço para progredir em direção à baliza adversária ou linha de fundo.


       Descubra o primeiro princípio específico de defesa ou deixe um comentário



       Já viu algum destes artigos?

 




 

Categories: Principios de jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments