Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

O tempo no jogo

Posted by Valter Correia on July 2, 2011 at 7:15 PM

Aqui está um excelente assunto para ser discutido.


Qualquer um sabe que o tempo que uma partida dura é de 90 minutos, fora tempos de compensação. Mas os números indicam que ambas as equipas têm a posse de bola, 50 minutos na totalidade. Num jogo equilibrado, cada equipa têm a bola durante 25 minutos, em que os defesas centrais apenas têm a bola por 30 segundo e 3 minutos é o tempo que os condutores de jogo a têm. Durante o tempo restante, os jogadores recolhem e selecionam informações, analisam essa informação e tomam decisões. Assim, a importância do jogo sem bola é elevada e as relações entre estratégia e técnica devem estar bem clarificadas.


Mais do que simples minutos ou segundo, o tempo está ligado diretamente com as estratégias das equipas, quando falamos de ações ou pequenas jogadas. Isto porque as equipas, durante a partida variam a velocidade e o ritmo de jogo.


Vejamos, quando falamos da noção de tempo, falamos de outras noções:



  • Velocidade: velocidade de resolução de problemas, em que a eficácia das situações de jogo depende em grande parte das soluções tomadas.
  • Ritmo: entende-se pela quantidade ou número de ações individuais e coletivas realizadas por unidade de tempo;
  • Espaço e número: Tanto o número de jogadores num certo espaço pode ser menor, como o número de jogadores é o mesmo mas o espaço é maior. Quanto mais espaço houver, mais tempo tem o jogador para pensar, decidir e reagir.


Abraço

Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments