Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

A relacao entre a tatica e a tecnica

Posted by Valter Correia on June 30, 2011 at 6:00 PM

        Anteriormente, já aqui estudámos a relação entre a teoria e a prática, onde explicámos o quanto é importante que ambas as vertentes se relacionem. Desta vez, vamos relacionar a técnica e a tática, duas vertentes pertencentes ao jogo, de que forma se relacionam e que vantagens podemos tirar dessa relação. Desde pequenos, os jogadores de futebol sempre gostam de fazer muitas fintas e sentir-se donos de uma técnica muito elevada. No entanto, numa fase posterior, começam a aprender mais acerca organização tática, precisamente no momento que competem para vencer.

 

 

       Na realidade, sem existir uma devida relação entre técnica e tática, não é possível criar modelos de jogo de qualidade. Por um lado, temos a técnica, cuja função é fazer os jogadores tratar da bola, seja a passar, rematar ou recuperar a bola. Pelo outro lado, temos a organização tática, assente inicialmente num sistema tático que, ao fundir-se com a técnica, vai potenciaras habilidades dos jogadores através de um modelo de jogo.

 

     O que é a técnica de jogo?


       Facilmente podemos caracterizar a técnica de jogo como a ferramenta que o jogador utiliza para servir os vários momentos de jogo. Por exemplo, em momento defensivo, o desarme e a interceção são ações habitualmente realizadas pelos jogadores. Em momento ofensivo, o remate e a simulação, ações não utilizadas em momento defensivo, são ações que os jogadores utilizam imenso.




 

     Para que serve a técnica de jogo?


       Tal como um lápis serve para escrever um texto, a técnica de um jogador serve para esse jogador realizar ações no jogo que possam conduzir a equipa a um objetivo. Por exemplo, vamos supor que a transição da equipa é muito simples e se realiza por uma bola longa para um jogador bem colocado na frente. Nesta situação, as ações realizadas pelos jogadores passa, por passe e receção, e provavelmente por simulação e cabeceamento. Então, sabemos que precisamos de utilizar a técnica como um meio para desenvolver uma ação tática

 

     O que é a tática de jogo?


       A tática de jogo é o objetivo para o qual a técnica é usada pelos jogadores. No exemplo anterior, a nossa ação tática e a bola longa. Já no nosso modelo de jogo baseado no sistema tático 4-3-3, encontrámos imensas ações táticas, como a amplitude na saída de jogo, e a mobilidade do avançado nas situações de finalização. Pretendo com isto dizer que, a tática orienta a os objetivos da técnica utilizada pelos jogadores, levando-os a ter um objetivo para cada passe, simulação, remate, drible, desarme, ou outra qualquer ação técnica.

 

     E o que são ações técnico-táticas?


       As ações técnico-táticas são as ações realizadas pelos jogadores, cuja ação é realizada pelo jogador (técnica) com um objetivo em mente (tática). Por exemplo, uma combinação tática é composta por várias ações técnico-táticas, sendo as ações técnico-táticas a simulação, o passe, a receção e a desmarcação por exemplo. As ações técnico-táticas são precisamente as ações que os jogadores utilizam num desporto, com base a resolverem as várias situações frequentes desse desporto.





        Durante uma partida de futebol, o primeiro problema que o jogador enfrenta têm natureza tática. Em primeiro lugar, deve saber o que fazer, para depois resolver os problemas propostos durante o jogo selecionando e colocando em prática, respostas motoras que sejam adequadas ao problema em questão.

        A importância da decisão faz parte do nível mais elevado. Através duma leitura completa e correta, o jogador pode tomar a decisão correta, dependendo da experiência do atleta, embora esse não seja o único fator. Os atletas devem possuir, em larga escala, recursos específicos para que o atleta realize uma ação fundamentada na decisão. Esses recursos designam-se por técnica e fazem parte deles o passe, o drible, o remate, o cabeceamento, o desarme, e outros exemplos.

        A capacidade tática do jogador está sobre a técnica, pois, durante uma partida, os fatores de execução técnica são sempre determinados por um contexto tático. Isto quer dizer que, a partir da técnica, o jogador aplica os conceitos táticos, servindo assim a inteligência e a decisão do jogador e da sua equipa.


        Na prática, a tática e a técnica são indissociáveis, pois as habilidades técnicas do atleta estão relacionadas com a leitura e a decisão desse atleta.

        Podemos então concluir que, durante uma partida de futebol, o importante é saber gerir as regras de funcionamento e os princípios, ao invés de usar um esquema tático rígido e determinado anteriormente, além de regras táticas gerais que não se adaptam ou que não se adaptam tão bem às situações que surgem durante essa partida.



bet365

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments