Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

4-3-1-2

Posted by Valter Correia on June 20, 2011 at 6:40 AM

Hoje vamos ficar a perceber melhor o que define este esquema tático: 4-3-1-2. É um sistema de jogo muito dinâmico, com uma grande variedade de movimentos e opções de jogo.

Os alas não são definidos e joga um médio ofensivo nas costas dos dois avançados, assegurando grande criatividade na manobra ofensiva.

Os defesas laterais deverão ser capazes de subir e descer constantemente e os médios interiores ou médios-centro acrescentam verticalidade para procurar espaços no setor ofensivo. São jogadores àrea-a-àrea, do inglês box-to-box.

Os médios centro, o médio ofensivo e os avançados são as referências na fase ofensiva. Na fase defensiva, os jogadores neste sistema podem facilmente posicionar-se em 4-4-2, através da integração do médio-ofensivo na linha média. Este sistema de jogo permite ter establidade, competência, ordem e grande agressividade, defensiva ou ofensiva.

 

 

Organização defensiva

 

Como já foi escrito anteriormente, na fase defensiva o posicionamento dos jogadores deriva para o 4-4-2, pelo movimento do médio ofensivo. Dos três médios centro, os médios mais exteriores fecham os corrdores laterais e o homem que fica no meio fecha o corredor central, auxiliado pelo médio que desceu no terreno.

Os avançados asseguram pressão alta nos corredores laterais, impedindo a subida dos defesas laterais adversários.

Contrs equipas com três jogadores no setor intermédio, um dos pontas de lança pode descer ligeiramente, assegurando igualdade numérica no centro do terreno e concentrar-se no trinco do adversário. O médio-centro fixo deve dar cobertura entre a linha defensiva e a linha média da equipa. E os movimentos defensivos são típicos da defesa à zona.

 

 

Organização ofensiva:

 

Sempre que possível, a quipa priveligia a posse de bola. A construçãode jogo deve ser smpre rápida, compartição de varios jogadores. onde a bola circula entre a amplitude e a profundidade do jogo.

Durante a construção de jogo, participam oito jogadores. Participam todos, à excepção dos defesas centrais e do guarda- oredes. O trabalho dos avançados é fundamental, pois a maioria do jogo ofensivo depende deles. Quando a defesa adversária está pocicionada corretamente, os dos avançados desce para trazer consigo um defesa e o outro aproveita o espaço deixado subindo. Se a defesa estiver mal posicionada, ambos os avançados aproveitam o espaço nas costas da defesa. Os avançados podem ainda dirigir-se para os flancos, abrindo espaço para a entrada dum médio. Este último movimento é muito bom a desiquilibrar defesas com apenas três homens.

Geralmente o médio-fixo é o jogador que menos participa na ação ofensiva, entre todos os que participam nela. A sua função é marcar o ritmo dentro do jogo, auxiliar a linha defensiva. Os médios interiores colaboram pernanentemente com os laterais, criando espaço dos seus corredores, combinações e sobreposições. Dos seus movimentos também fazem parte as entradas verticais em espaços criados pelos pontas de lança. O médio ofensivo centro é uma das prioridades no jogo ofensivo. Deve ter mobilidade para os corredores laterais, aparecer para tabelar com os laterais e médios iteriores sempre que tverema posse de bola, e ainda aproveitar os espaços criados pelos avançados.

Quanto aos laterais, quando a bola se encontra num médio interior, o lateral deve imediatamente provocar uma sobreposição para receber a bola e cruzar.

 

Este é o essencial do 4-3-1-2. Existem mais movimentos, mas também depende imenso das ideias do trinador. É um esquema muito dinâmico, pois cria muitas opções ofensivas e uma grande estabilidade defensiva

 

Abraço,

Valter Correia

Categories: Modelo de jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply Mohamed
4:00 PM on November 22, 2011 
that's my favourite in playstation games ;)