Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Conceitos e carateristicas do passe

Posted by Valter Correia on June 16, 2011 at 7:10 PM

Antes de começar, o passe é o elemento num jogo de futebol que une dois jogadores e que permite com segurança, quase na totalidade dos casos, da progressão da equipa com posse de bola. Compreende-se como uma ação de enviar a bola para um companheiro ou zona do campo.


Existem dois tipos de passes: os que evitam a ameaça de intervençãi do adverário e os que tentam penetrar em direção à baliza do mesmo. Para exemplificar, podemos pensar num passe para trás após a recuperação da posse de bola, para evitar a zona de pressão, e, no segundo exemplo, um passe para as costas da defesa, direcionado para um espaço onde o avançado vai tentar recever, algo como criar uma situação de finalização.


Vários autores consideram o passe como uma das características principais no futebol. Principalmente no futeol moderno, já não bastsa fazer passes rápidos ou longos. O essencial é fazer passes precisos, de forma a que a bola chegue até a um colega de equipa e a jogada que se iniciou possa ser terminada com sucesso. Um dos autores dizia: " Arranjai-me uma equipa que saiba passar e que saiba posicionar-se e eu venço qualquer competição".


Existem algumas caraterísticas que se identificam com o passe:


  • É o elemento de ligação entre os jogadores de uma equipa;
  • Um passo correto cobre as distâncias mais rapidamente que os deslocamentos;
  • É um dos elementso do jogo fundamentais;
  • Existem dois objetivos principais para executar um passe;
  • Orientação, velocidade e força do passe são as caraterísticas dum passe eficaz;


No futebol, que não é um desporto individual, o sucesso depende quase sempre da capacidade da equipa em jogar coletivamente. Através do passe se constroem a maior parte das jogadas, levando ao sucesso da equipa. Deficiência no passe ou na recepção levam a muitas percas de bola, e consequente falta de situações de finalização, levando ao insucesso. É de notar que o mesmo jogador é mais rápido sem bola do que com ela, pois envolve menos leitura cerebral, levando a maior concentração no sprint, porque não têm de ler os dois pés ao mesmo tempo que lê a bola. Portanto, devem ser priorizados lances em que o jogador percorre uma distância livre do que com bola. Um passe para as costas costuma ganhar tempo ao avançado que já vai a correr, mesmo que o defesa seja mais rápido.


E que tipos de passes podem ser realizados?  Podemos passar a bola, com o peito, com a cabeça ou com o pé (parte interna, externa, peito do pé, interna dianteira, peito do pé, com a ponta e com o calcanhar) e com o joelho. Quanto à bola, percorre um trajeto curto ou longo, pelo solo ou pelo chão, com mais ou menos velocidade e até pode ir tensa.


Isto é tudo para saber, porque futebol não se resume a fazer fintas. Fintas é uma forma de valorização pessoal numa jogada individual, mas o futebol é um desporto coletivo. Mas é impossível, pelo menos nos tempos atuais, descartar a habilidade no um contra um, até que é fundamental passar a bola e vencer nessas situações, para não perde-la, caso contrário era impossível enfrentar o adversário de frente.


Abraço, Valter Correia

  



Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

4 Comments

Reply k.v do swegg
12:18 PM on June 24, 2014 
otimo muito obrigado isto ajudou-me muito muito mesmo para o meu trabalho de futebol
Reply emylly kelly
12:45 PM on April 28, 2014 
ajudou muito no meu trabalho de futebool !!!
Reply José Manuel miguel
10:39 AM on February 14, 2014 
O passe é a forma correta de jogar futebol.
Reply Lylian
10:06 PM on October 21, 2013 
"gostei"