Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Desgaste dos atletas durante uma partida

Posted by Valter Correia on June 13, 2011 at 3:20 PM

Segundo um estudo realizado na 1ª divisão espanhola, os jogadores estão parados ou a andar de 55 a 60% do tempo total do jogo, ou seja, de 49 a 54 minutos. A um ritmo mais moderado, ou seja até 15 km/h, mantém esse ritmo de 31 a 35 minutos, ou seja, de 35 a 40% do tempo total. A uma velocidade superior, algo como desde 15 até 25 km/h, os jogadores atingem essa velocidade entre 3 a 6 minutos por jogo ( 3 a 5% do jogo) e apenas atingem a velocidade máxima entre 0.4 a 2% do tempo toal do jogo, ou seja de 22 a 270 segundos.


Proseguindo o estudo, o esforço dos jogadores à velocidade máxima realiza-se cerca de 50% a distâncias inferiores a 12 metros, entre os 12 e 20 metros apenas 20%, a 15% realizam-se os esforços entre os 20 e 30 metros e os restantes 15% a distâncias superiores a 30 metros. O número de acelarações, tenham elas inicio com o atleta parado ou a correr, é 130 por jogo.


É nestas velocidades máximas onde se realizam os lances mais efetivos durante uma partida. Os elementso mais básicos e fundamentais são: remate, corrida, saída rápida ou sprint, saltar, mudanças de direção, as rotações, fintas, acelarações e desacelarações. Entende-se assim que as ações realizadas têm caráter aleatório.


Para jogadores profissionais, as ações de intensidade máxima duram cerca de 7 minutos, incluíndo 19 sprints com uma duração de 12 segundos. Cerca de 88% das acções realizadas num jogo são de atividade aeróbica, e os restantes 12% de atividade anaeróbica.


Estes dados indicam que a força é um fator importante no futebol. Não falo de força moscular, ou nem sei bem que nome lhe podemos chamar, mas da capacidade que o atleta têm de realizar as ações. Não se valoriza muito a velocidade em sprint, ou seja, não está em primeiro lugar chegar antes do adversário, mas sim ser eficaz à velocidade máxima possível.


Abraço

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments