Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Periodizacao e o principio da especificidade

Posted by Valter Correia on May 23, 2011 at 2:05 PM


      


       A periodização de forma global


       A definição de periodização desportiva baseia-se na divisão do treino em períodos, desde microcilcos até macrociclos.

       Entende-se como um aspeto particular da programação, que está relacionado com:


 

       Por outras palavras, divide-se em períodos mais ou menos alargados, definidos cronológica e estrategicamente, com objetivos específicos para facilitar a construção do processo evolutivo de elaboração do treino e, consequentemente, da rentabilidade competitiva. Segundo o técnico Português, José Mourinho, a periodização é algo como "Aspeto particular da programação, que se relaciona com uma distribuição no tempo, de forma regular, dos comportamentos táticos de jogo, individuais e coletivos, assim como, a subjacente e progressiva adaptação do jogador e da equipa a nível técnico, físico, cognitivo e psicológico".

 

 

       Portanto, qualquer processo de periodização deve ser efetuado baseado no Princípio da Especificidade.

       Quando vemos um treino com vários exercícios ou situações próximos da realidade do jogo, estamos perante um treino baseado nesse princípio. Por outras palavras, o treino só é verdadeiramente específico quando houver uma permanente correlação entre as componentes técnico-táticas individuais e coletivas, psico-cognitivas, físicas e coordenativas, além do modelo de jogo ser adotado e respetivos princípios que lhe dão corpo. E mais, os princípios só são verdadeiramente específicos, se obedecerem às exigências reais da competição.



       Existem três dimensões do princípio da especificidade:

  • Dimensão coletiva;
  • Dimensão setorial;
  • Dimensão individual.


       Concluíndo, todo o processo individual deve ser orientado de forma a corresponder e auxiliar ao desenvolvimento do modelo do modelo de jogo, definido por uma ideia constituída por princípios, sub-princípios e sub-princípios dos sub-princípios representativos dos diferentes momentos e ou fases do jogo, que se articulam entre si, manifestando uma organização funcional própria, ou seja, uma identidade.


       Artigos de Interesse na categoria Treino


Categories: Treino

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments