Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Domínar a descansar

Posted by Valter Correia on May 9, 2011 at 6:04 PM

Já alguém pensou se é possível dominar um jogo, e ao mesmo tempo descansar? Já repararam que as grandes equipas, geralmente até podem nem rematar muito, mas costumam fazer lances bastante eficazes. Porquê?


Outro aspeto: o que cansa menos? Pressionar o adversário, tentando tirar a bola ou induzindo a um erro; ou recompor toda a equipa? Geralmente apontam para a segunda hipótese. Depende imenso dos mais variados fatores.


Mas, regra geral, a melhor forma de fazer descansar a equipa é longe da própria área, sempre com a bola em circulação. Por outras palavras, a melhor forma de descansar, é dominando o jogo. Porém, é preciso ter em conta vários fatores. Para dominar o adversário, é preciso jogar no campo do mesmo, sempre com bom posicionamento e bastantes movimentações, facilitando a troca de bola e procurando situações de finalização. Quando a bola é perdida, é necessário que a equipa feche os espaços rapidamente, evitando que a bola saia da zona de pressão para uma zona mais favorável do adversário. Recuperada a bola, o conjunto vai valorizar a posse de bola, colocando esta em zonas de baixa pressão e iniciando uma nova circulação da mesma. Volta-se então ao mesmo, movimentações, passes, sempre bem posicionados, etc.


Podemos até ir mais longe. Ao ver um jogo, reparamos na velocidade dos jogadores. Quando falo em velocidade, não falo em sprints. Trata-se da tempo que os jogadores demoram a fazer pressão ou que demoram a ocupar os espaços após perder a bola. Se uma equipa não for rápida ao fechar espaços e a fazer pressão, pode perder a bola da zona de pressão. Da mesma forma que se construir com frequência lances rápidos, tende a perder a bola e gerando muitas transições defensivas, aumentando assim o nível de cansaço.


Podemos concluir então que o melhor a procurar para construir uma equipa é simplesmente, o equilíbrio. Simplificando, se atacarmos muito, teoricamente a nossa defesa é fraca. Se defendemos em demasia, não marcamos golos.


Abraço



Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments