Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Fundamentos de Bom Desempenho

Posted by Valter Correia on April 14, 2011 at 6:50 PM


       No início, o futebol era um desporto simples, praticamente sem regras, sem competições, sem nada. Um século depois, o futebol move milhões e milhões. Não é só desporto, como também é negócio. Por isso, o estudo do alto rendimento no futebol, não só possibilita uma equipa ser cada vez mais forte, como a força dessa equipa eleva os movimentos económicos do clube. Assim, existem cada vez mais estudos sobre este desporto.


       Um desses estudantes ou autores, Luís Freitas Lobo, no seu livro Planeta do Futebol, explica 5 fundamentos do alto rendimento no futebol:


     1. A relação com a bola, independentemente da sua utilização. Pela forma de como é tratada tecnicamente, já se tira muitas conclusões

 

       Tanto podemos chamar a este ponto de fundamento como facto.  A relação com a bola é provavelmnte o fator de maior importância na forma de jogar de uma equipa, pois só através de passes, cruzamentos, recepções e outras ações tecnico-táticas é possível levar a bola até à baliza. A capacidade de eficácia de uma equipa nestes aspetos prevê a qualidade da equipa e vitórias que poderá vir a ter.


 

       2. A quantidade de oportunidades de golo criadas durante uma partida, através de jogadas elaboradas. Nada que inclua erros dos adversários ou bolas bombeadas.


       Para marcar golo, é preciso levar a bola até à baliza e finalizar. E a eficácia da finalização é conseguida através do treino. Durante uma partida de futebol surgem vários erros por parte de cada equipa. Para Luís Freitas Lobo, golos que surgem por erros do adversário não são golos que valorizam o alto rendimento da equipa. Os golos que a equipa constroi, como por exemplo através de combinações, isso sim é alto rendimento, pois uma forma de jogar está inserida na equipa.

 

       3. O controlo do ritmo de jogo, que se trata por aumentar ou diminuir o ritmo do jogo, jogando em ataque organizado ou em contra-ataque.

       O ritmo de jogo é fundamental na forma de jogar de uma equipa. Se por um lado, uma equipa tem dificuldades quando o adversário pressiona num ritmo alto, também tem dificuldades em jogar num ritmo mais forte do que o ritmo do adversário, mas sem cometer erros. O futebol é treino, e um jogo de futebol são apenas noventa minutos de mais treino.

 


       4. Como defende. Nem vale a pena alongar muito. Uma das formas mais eficazes a defender, é à zona, porque a equipa joga por sí. Na marcação H-H, a equipa joga como o adversário quer.

       Luís Freitas Lobo em razão. Existe uma grande diferença entre a marcação à zona e marcação individual. A marcação à zona consiste em jogar como a equipa quer jogar, ocupar os espaços-chave do jogo e definir bem as zonas de marcação. Por outro lado, a marcação homem-a-homem permite uma marcação mais precisa sobre o adversário em cada situação individual, mas a mobilidade da equipa contrária leva os jogadores da equipa para onde eles quiserem, o que cria desorgnizações e espaços que o adversário pode explorar

       

 

       5. A relação entre a ordem e o talento. Na teoria, a ordem empata um jogo e o talento individual ganha o jogo.

        Este fundamento pode ser entendido de várias formas, dependendo do conhecimento dos apaixonados por futebol. Quando o treinador escolhe a equipa e a sua forma de jogar - o modelo de jogo - deve incluir sempre as capacidades individuais e coletivas de cada jogador. As capacidades coletivas elevam o potencial de cada jogador como membro de uma equipa. A capacidade individual do jogador, eleva as capacidades da equipa. Por exemplo, um avançado que finaliza com qualidade. A partir da sua capacidade individual, o jogador vai influenciar o rendimento da equipa, fazendo golos




Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments