Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Conceitos na Organizacao Ofensiva

Posted by Valter Correia on April 2, 2011 at 7:10 PM

Olá a todos

 

Encontrei um blog, em que o seu autor escreve artigos importantíssimos. Tenho aprendido bastante e deviam ir dar uma olhadela: periodizacaotatica.blogspot.com.


 

Vou transferir algum conteúdo que encontrei, por palavras minhas. É uma forma de aprender um pouco.


 

Vejamos então que a organização ofensiva tem três fases:


  • fase: organização e criação de espaços;
  • fase: aproveitamento dos espaços;
  • fase: finalização da jogada.

A primeira fase, destina-se a organizar a equipa em largura e profundidade, a fim de gerar espaços, de forma a fazer uma saída com a bola dominada. Caracteriza-se por ser feita num espaço maior, possibilitando uma melhor circulação de bola, mais controlada, e com melhor domínio das ações. Basicamente, a primeira fase é a saída de jogo, e é importante estabelecer uma superioridade numérica, gerando sempre linhas de passe ao portador da bola.


 

Não mos podemos esquecer que todos os jogadores são linhas de passe, e que existem linhas de passe mais seguras e outras menos. É importante que os jogadores assumam um comportamento de identificação da posição da bola, ou seja, os jogadores adaptam-se estruturalmente, movimentando-se,  sem modificar o modelo da equipa,  de forma a criar linhas de passe.


 

Assim, com linhas de passe mais ou menos seguras, reparamos que a direção não é a única característica. Por exemplo:


  • Precisão: no pé dominante;
  • Local: no espaço vazio ou jogador;
  • Velocidade: convém ser rápido, evitando demoras até ao seu objetivo;
  • Tensão: ou efeito na bola, permitindo assim um direcionamento ou passe de primeira;
  • Variação: curto ou longo;
  • Variação: rasteiro ou alto. 


Não podemos esquecer outros conceitos na organização ofensiva, como:


 

 

Condução da bola: o jogador conduz a bola, para atrai o adversário e criar uma linha nova, em alguns casos através de um jogador que fica livre através dessa atração. Também é importante citar que este conceito pode ser usado para a equipa subir no terreno, sufocando a equipa adversária.


 

Jogo frente costas: conceito importante na manutenção da posse e conexão entre setores. Significa que os jogadores que estão de costas para o adversário servem de apoio a quem está de frente.


 

Jogo entre linhas: conceito fundamental que é representado pela mobilidade. Pode ser entre horizontal ou verticalmente. Permite receber a bola sem pressão e gerar novos espaços para ligar os setores entre si, através de linhas de passe por exemplo.


 

 

Velocidade coletiva:  é a velocidade de circulação de bola, além da velocidade dos grupos e fluidez horizontal, vertical e diagonal.


Mudanças de ritmo: é um conceito importante. Velocidade não é pressa, e muitas vezes para ser rápido, é necessário parar a bola, usar poucos toques ou driblar, para que outras coisas aconteçam.

 


 

Variação de entradas:  diz respeito a situações já programadas objetivando-se por preparar um plano previsível ao jogador, ou seja, o jogador sabe que vai ocorrer determinada ação ou ações naquela zona do campo.


 

 

Timing na desmarcação e passe: caracteriza-se por fazer um passe a um jogador no tempo certo. É difícil consegui-lo e envolve a sensibilidade do jogador e do conhecimento específico, conseguido através do treino específico.  Ou seja, os jogadores envolvidos necessitam de perceção e temporização correta, tanto do que se vai desmarcar como o que vai passar.


 

São todos conceitos muito importantes. Obrigado a Luís Esteves. Já conhecia alguns dos conceitos, mas acabei de melhorar o meu conhecimento tático, que não se define só por esquemas táticos.


 

Fiquem bem, abraço 

 


Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply deurio
5:14 PM on March 17, 2015 
Quero ser um técnico de sucesso