Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Introducao ao Modelo de Jogo

Posted by Valter Correia on March 20, 2011 at 6:55 PM

       Um jogo de futebol é o confronto entre duas equipas, orientadas por regras próprias de cada equipa. Essas regras e comportamentos designam-se por princípios defensivos e ofensivos, por métodos para atacar e para defender, e ainda por processos que auxiliam o comportamento dos jogadores, formando a equipa. todos estes conceitos fazem parte do grupo da Organização tática, e formam, em conjunto, aquilo a que chamamos Modelo de jogo


 

bet-at-home.com


 

       Por exemplo: como definir um modelo de jogo? É comum ver muita gente falar de que equipas jogam melhor que outras, mostram-se o jogo todo a correr, golos, fintas, desmarcações, manter-se em cima do adversário. Valoriza os jogadores e isso é importante, além de entusiasmar os adeptos. Mas segundo aquilo que li, concordo imenso que até cito a frase: " O melhor modelo é aquele que faz depender o colectivo o menos possível das individualidades.". Sem dúvida. É interessante este assunto, pois o futebol evoluiu imenso. Há setenta anos praticava-se futebol meramente individualista, com a bola colocada nos extremos e estes corriam. Era futebol moderno para a época, e não sei dizer se hoje seria um futebol superior ao dos nossos dias, e não conheço quem o saiba dizer. Mas voltando ao assunto, o futebol praticado hoje obriga cada equipa a jogar como equipa, porque o adversário assim o faz. Gosto, por experiência própria em desportos individuais, de impor o jogo ao adversário, ao invés de me deixar jogar. Nos desportos colectivos, apoio esta ideia. O meio campo deve-se ligar à defesa e ao ataque, e a defesa ligar-se ao ataque, aplicando princípios de jogo, regras, conceitos e filosofias, formando o modelo de jogo do treinador.

 

       E até posso deixar alguns exemplos.

 

       Por exemplo, vejamos o caso de Jorge Jesus no Sport Lisboa e Benfica. Aplica um modelo de jogo de futebol espectáculo: Linhas adiantadas, pressão alta,  muito poucas jogadas individuais, e aproveita as qualidades individuais e colectivas, fortalecendo os dois ao mesmo tempo. Fábio Coentrão tem jogado muito, e Saviola tem jogado pouco. O primeiro está em forma e o segundo não? Errado. O modelo de jogo da época actual valoriza mais o português e desvaloriza o Argentino. Ambos os jogadores estão em boa forma, mas a diferença está no modelo de jogo. Já no caso do Real Madrid de José Mourinho, podemos entender que dentro de campo não existem limites. Cada jogada não é mais que um exercício ou situação em que os jogadores estão preparados e habituados. Mourinho aplica o seu modelo de jogo para ganhar, baseado na periodização táctica, em que a construção da equipa, por assim dizer, está baseada ou focada no seu modelo de jogo. O treinador português aplica bem os princípios de jogo, em que grande parte das situações no jogo são 1x1 e 2x2. Porém, este modelo, ao contrário do modelo de Jorge Jesus, não dá grande espectáculo, não dá grande jogo. Dentro do que é aplicado no jogo seguindo o seu modelo, os jogadores jogam muito, mas o futebol apresentado tecnicamente não é de grande qualidade para o que os adeptos querem ver. Os jogadores são valorizados igualmente. São dois modelos de jogo aprovados.


       Em breve aprofundo os assuntos relacionados com modelos de jogo, de forma a estudar e compreender melhor outros conceitos como periodização e princípios de jogo.


       Obrigado, abraço,

       Valter Correia

Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments