Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Marcacao a zona: algumas referencias

Posted by Valter Correia on March 17, 2011 at 7:15 PM

Boas


É um assunto interessante para ser discutido. Já falei anteriormente da defesa à zona, da forma como são ocupados os espaços verticais e horizontais.


Desta vez vou falar das referências que os jogadores usam para fazer esse tipo de marcação. É importante destacar que vou tratar apenas do assunto da marcação à zona. Exclui-se, portanto, factores externos.


Uma referência, é a bola. Ao contrário da marcação homem-a-homem, na marcação à zona, os jogadores usam a posição do objecto como referência. A equipa vai comportar-se independente do adversário, mas dependente de si. Os jogadores seguem para o lado do campo onde está a bola, mantendo a distância entre eles.

Outra referência, são os quadrantes. A equipa vai ocupar os quadrantes de maior valor, podendo assim criar situações de vantagem numérica (2º princípio específico de jogo em relação à defesa). No entanto, mesmo ocupando os quadrantes de maior valor, a equipa está distribuída como que uniformemente por todos os quadrantes. Vale a pena referir que, neste aspecto, a equipa vai deixar mais livre o flanco contrário ao da bola.


As linhas de marcação também são uma referência. A estrutura da equipa é muito importante. Ainda que estas linhas não "definam" a marcação, têm muito valor, ao passo que mantém a equipa organizada. Significa que os jogadores organizam-se entre si, fazendo referências uns aos outros.


Concluindo, são referências para o jogo sem bola. Os jogadores têm de manter um nível de estrutura equilibrada entre jogo sem bola e jogo com bola, de forma a que essas duas estruturas interajam uma com a outra, potencializando os efeitos. Uma desvantagem, para alguns treinadores, é que a marcação por zona pode atingir uma grande velocidade. Porém, na marcação individual, é fácil desorganizar a equipa, através de movimentos e trocas de jogadores.


Abraço e Obrigado,

Valter Correia

Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments