Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Principios de jogo

Posted by Valter Correia on March 8, 2011 at 7:40 PM

Boas a todos.


Sempre ouvimos falar de princípios de jogo. Mas o que é isso? O que engloba? Para que serve?


Antes de mais, existem regras ou conjunto de regras de acção e princípios de estão de jogo. Segundo Teodorescu (1984), denominam-se componentes fundamentais da táctica. São eles:


  • as fases: etapas percorridas no desenvolvimento do ataque e da defesa;
  • os princípios (gerais e específicos): normas segundo as quais os jogadores, no individual ou colectivo,  coordenam a actividade no desenvolvimento das fases;
  • os factores: meios que os jogadores utilizam, qualquer que seja a fase do jogo, tendo em conta os princípios;
  • as formas: estruturas organizadoras da actividade durante o jogo e diversas fases.

Os princípios específicos representam um conjunto de regras que coordenam as acções dos jogadores. São quatro princípios de ataque, e quatro de defesa.


Imaginemos um jogador na posse de bola. Têm duas opções: ou procura espaço para progredir com a bola, ou remata. Este é o primeiro princípio de ataque: a penetração.


Em resposta, a equipa defensora deve fechar a linha de remate e o espaço para progedir. O primeiro princípio de defesa chama-se contenção.


Os riscos são maiores para quem defendo do que para quem ataca. Por isso, a equipa defensora vai acrescentar um jogador um segundo defesa, caso o primeiro seja ultrapassado. Chama-se cobertura defensiva.


A equipa que ataca, fica assim em desvantagem numérica, e portanto precisa de ser restabelecida a igualdade. No segundo princípio de ataque, a cobertura ofensiva, junta-se um segundo atacante.


Esta situação de 2x2 é, na teoria, menos vantajosa para a equipa atacante. Portanto, o segundo atacante afasta-se do portador da bola de forma a liberta-lo da cobertura defensiva, tentando refazer a situação de 1x1. Caso o segundo defensor não o acompanhe, está criada uma linha de passe de forma a criar uma situação de 1x0. Este é o terceiro princípio de ataque. Chama-se mobilidade.


Entre estas duas alternativas, compete à defesa optar pela menos perigosa. O segundo defesa deve acompanhar o segundo atacante, criando situações de 1x1. Este princípio de defesa chama-se equilíbrio.


Resumindo, o ataque tem o objectivo de tornar o jogo mais aberto, com maior profundidade e largura de jogo, de forma a obrigar o adversário a flutuar, criando-se assim linhas de passe ou dificultar a equipa contrária a criar situações de desvantagem numérica. O quarto princípio de ataque é o espaço.


Por fim, o quarto princípio de defesa, denomina-se concentração. A defesa deve diminuir o espaço e amplitude de jogo, obrigando assim o adversário a jogar em pequenos espaços, facilitando a cobertura defensiva e criando situações de vantagem numérica com mais facilidade.


Resumindo, os quatro princípios de ataque são: penetração, cobertura ofensiva, mobilidade e espaço. Por sua vez, os quatro princípios de defesa são: contenção, cobertura defensiva, equilíbrio e concentração.


Assim, quando estiverem a ver um jogo, prestem atenção a estes oito princípios. São muito fáceis de decorar e perceber. Outros conceitos como pressing ou conceito de liderança são mais difíceis de compreender.


Obrigado a todos

Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply Nelson Correia
7:50 PM on March 12, 2011 
tudo dito e explicado... Assim é que se quer :) continuacao de bom trabalho ;)