Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Fechar a subida de um lateral

Posted by Valter Correia on February 23, 2011 at 5:55 PM

Boas


Enquanto via o derby Sporting-Benfica, reparei num erro defensivo da equipa verde e branca, durante todo o jogo. 


Se o estilo de jogo não permitisse fechar a subida de João Pereira, eu compreendia, mas a jogar em 4-2-3-1, é mais difícil perceber porquê não corrigi-lo, até que foi devido a esse erro que pelo menos um dos golos foi sofrido.


Vejamos: J.Pereira sobe, ninguem fica atrás. O Benfica contra-atacava após recuperar a bola, e aproveitava sempre a extrema esquerda.


Existem várias maneiras de fechar a subída de um lateral, entre elas a basculação e a contenção.


São conceitos de fácil compreensão.


A basculação ou efeito corda não é bem uma estratégia de proteger as costas de um lateral que sobe, aplica-se em todo o terreno a todos os jogadores, na defesa à zona. Os jogadores seguem o movimento da bola e mantem a distância entre eles. Por exemplo, a bola vai para o flanco direito. Os jogadores vão organizados para o lado direito do campo, mantendo a distância entre eles.


É uma forma de fechar a defesa. Mas, se eu fosse treinador, só apostava nessa estratégia quando o adversário está a jogar recuado. É preciso ter em atenção que ao subir um lateral, a defesa fica com menos um jogador. Se o adversário jogar com dois avançados, e explorar bem os extremos, é um grande risco, sem fechar com alguém na frente.


Interessante será dizer também que a basculação não é só usada para fechar na defesa, mas na marcação à zona, orientada pelo sentido da bola, os jogadores percorrem o campo para ocupar espaços.


Esta estratégia tem ainda uma variante, denominada basculação elástica. É um estilo adoptado para impedir que a equipa contrária flanqueie o jogo. Enquanto a equipa bascula para um lado, o jogador do lado contrário não mantém a distância e mantém-se posicional.


Quanto à contenção, é outra forma de fechar espaço na defesa. Em vez de deixar algum espaço nas laterais, deixa espaço na frente da defesa. Isto porque, quando algum defesa saí da sua posição original, seja para marcar, subir no terreno, o médio defensivo ou trinco vai ocupar a sua posição. Sem clubites, Javi Garcia é um bom exemplo.


Portanto, na basculação, os jogadores fecham o terreno movimentando-se horizontalmente orientados pela bola, e na contenção um trinco ocupa o espaço de um defesa, género futebol total.


Acredito que os dois sistemas possam ser usados em conjunto, como por exemplo, a equipa não está organizada, está a sair em contra-ataque pela lateral. Enquanto a equipa está posicionada após uma basculação para fechar do lado que o lateral subiu, o trinco vai em direcção à posição do lateral, não vá a equipa perder a bola mais a frente e deixar o espaço desprotegido.


Continuar a estudar, e a aprender.  É sempre bom saber um pouco mais, seja do que for.


Um conselho para os mais novos, pois já estive no topo em algumas áreas quando frequentava a escola: quando és bom em alguma coisa, as pessoas dão-te mais credibilidade, mesmo fora dessa área.


Obrigado a todos

Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments