Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Pressao e Pressing: a mesma coisa?

Posted by Valter Correia on February 17, 2011 at 5:55 PM

Olá a todos.


Hoje vou deixar dois posts, e se tiver tempo, deixo mais um.


Fazer pressão e fazer pressing são a mesma coisa? Não. São conceitos diferentes.


Começando por falar da pressão, partimos do principio que fazer pressão é fazer uma força sobre uma área. No futebol, não é mais que atacar o jogador que têm a posse de bola, de forma a recuperar a mesma.


É fácil entender isto. É frequente ver os treinadores a mandar os jogadores pressionar quem tem a bola, se for um adversário. E até mesmo num jogo de amigos, há sempre alguém que diz " vai a bola, tira-lhe a bola". Não implica desarmar um jogador. É mais ir até a beira dele, impedindo-lhe o espaço para fazer uma acção ou de ficar com a posse de bola, ou seja, obrigando ao erro, e só depois vêm o desarme.


No entanto, a pressão está contida no pressing.  O pressing não é nada mais que fazer pressão.

No entanto tem uma característica. Enquanto fazer pressão é ir até ao adversário, impedindo-o de realizar uma acção, seja passe, finta, e posteriormente tentar desarme, pressing está mais relacionado com a velocidade do tempo com que o jogador faz pressão, bem como toda a equipa.


Significa que, ao fazer pressing, podemos dizer que a equipa fecha as linhas de passe à equipa contrária. Fazer pressing ao jogador com a posse da bola, encurta o espaço e o tempo de decisão a esse jogador, da mesma forma que encurta à equipa, obrigando esta a movimentar-se para procurar espaços


A ideia da pressão, é eliminar ou diminuir as possibilidades ao jogador portador da bola. A ideia de pressing, é diminuir as possibilidades à equipa portadora da posse de bola.


Resumindo, fazer pressão faz-se sobre o jogador, o espaço efectivo da equipa não é referência, o tempo para a equipa tomar decisões não é referência e o princípio operacional predominante da acção é recuperar a posse de bola. O pressing faz-se sobre a equipa, são referências o espaço efectivo de jogo e o tempo de decisão da equipa e os objectivos são recuperar a bola, impedir a progressão e proteger o alvo ou cortar as linhas de passe. Em comum, está a diminuição do espaço e do tempo ao portador de bola.


Pressão e Pressing são conceitos um pouco mais complicados, mas nada por aí além


Abraço a todos


Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments