Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Defesa a zona: espaco vertical e horizontal

Posted by Valter Correia on February 17, 2011 at 5:15 PM

Olá a todos


Desta vez decidi falar de como espaços verticais e horizontais são ocupados.


Para isso, vou usar dois esquemas tácticos: 4-4-2 em linha e 4-2-2-2 ou meio campo em quadrado.


Antes de mais, também posso chamar de 1-4-3-3 ao 4-3-3 por exemplo, e cada algarismo representa uma linha de marcação, incluindo o guarda-redes


Começando pelo 4-4-2, é um esquema que tem quatro linhas de marcação (1-4-4-2). Representa vantagens e desvantagens na ocupação de espaços horizontais e verticais respectivamente.


As vantagens são que, horizontalmente, os espaços são melhor ocupados, tendo em conta que o meio-campo está distribuído uniformemente na horizontal do meio campo. Através da basculação, os espaços contrários ao flanco onde está a bola, são sempre ocupados por alguém. Por exemplo, a bola está no nosso meio campo do lado esquerdo, mas há um médio direito a ocupar o espaço contrário.


A desvantagem, está no espaço entre as linhas de fundo. Havendo poucas linhas de marcação, é mais fácil progredir com  a bola pelo chão, do que flanquear o jogo, pois verticalmente tem poucos jogadores para ultrapassar. Por outras palavras, enquanto um jogador tem muitos adversários ao lado, tem poucos pela frente.



Falando então do 1-4-2-2-2, verificamos logo que temos cinco linhas de marcação. As vantagens são verticais, e as desvantagens horizontais.


Verticalmente, com as cinco linhas de marcação, têm muitos jogadores a ocupar espaço para progredir com a bola, seja em drible ou passe. É muito difícil ao adversário progredir com a bola por um flanco ocupado por seis jogadores, entre médios e avançados.


Horizontalmente, se a equipa flutua para um lado praticamente não deixa ninguém no lado contrário. Por exemplo, a bola está no corredor direito, e a equipa segue nesse sentido. Se ninguém se soltar do esquema táctico, vai deixar muito espaço livre no corredor contrário.


As linhas de ocupação verticais e horizontais são pormenores que não fazem um treinador campeão, mas aliados a várias características, já dão bastante luta a quem quer vencer no final da época também


Um abraço a todos


Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments