Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

A linha de defesa: alta por ter defesas rapidos?

Posted by Valter Correia on February 16, 2011 at 6:45 PM

 Boas a todos


Hoje vou deixar um pequeno post acerca da linha de defesa, tratando o porquê da linha ser alta ou baixa.


Estava eu a conversar com um amigo meu, sobre o meu Sporting, e dizia eu:" as vezes o Sporting deixa um grande espaço entre os defesas e médios, deviam subir a linha da defesa". e ele responde:" subir a linha? devia descer os médios para ajudar a defesa, porque esta é lenta e não pode deixar muito espaço atrás."


Dito isto, pus-me a pensar e achei o assunto interessante para ser postado.


Geralmente, o senso comum, entende que a linha de defesa deve ser alta ou baixa, conforme a velocidade dos defesas: ERRADO. É importante qualquer jogador ter uma boa velocidade, como é importante ter qualquer característica física, técnica ou táctica bem apuradas.


No entanto, subir ou descer a linha não depende da velocidade dos defesas, mas da equipa mais à frente: médios e atacantes.


Estranho não? O segredo está na capacidade da equipa em pressionar a saída de bola do adversário. Por exemplo, um defesa adversário está na posse de bola. Se for bem pressionado, será impossível aos jogadores da frente serem servidois no espaço vazio, como um passe longo a rasgar ou futebol directo (não é bem a mesma coisa).


Vejamos este vídeo:


http://videos.sapo.pt/TuedNCa5qltK2t8YMBha


O defesa olha para a frente, passa, Aimar recebe, chuta e com dois toques faz golo.


Aprofundando, não é a recuperação da posse de bola que está em primeiro plano, mas o objectivo do adversário não ter tempo para pensar e procurar um avançado para fazer um passe longo explorando as costas da defesa. Por mais rápido que seja o defesa, se a coordenação entre quem passa e quem recebe for correcta, não há jogador algum que seja capaz de chegar primeiro que o adversário a uma bola colocada no espaço. Isto porque o defesa não só tem de se virar e de arrancar, como quem vai receber a bola já vem de trás em velocidade,


Se formos mais longe, ficamos a saber que:


       - Se não podemos meter a bola na frente pelo ar, vamos pelo chão. Mas pelo chão, vamos até ao meio campo e já alcançamos a linha mais avançada da equipa porque estes se subirem, estão em fora de jogo. Ou seja, a partir daí, temos de correr.


Não sou fã do Barcelona, mas o seu tiki-taka permite chegar longe pelo chão, mantém a posse de bola, enerva os adversários e faz golos.


Simples, não?


 

 


Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments