Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

7 necessidades para se tornar um jogador profissional

Posted by Valter Correia on October 13, 2013 at 2:50 PM

       Muitos jovens atletas sonham um dia em tornar-se jogadores profissionais. A hipótese de ganhar muito dinheiro com futebol, de ser famoso e ter uma vida feliz, é vista pelos jovens jogadores como um sonho, e para praticamente todos eles, o futebol é o único meio capaz de os fazer alcançar esses sonhos. Porém, existe um caminho muito longo para percorrer, por vezes complicado e que exige paciência, mas que não é impossível. Desta forma, apresentamos alguns conselhos aos mais novos que um dia pretendem ser jogadores profissionais.


 

       1- Ter muita vontade

       Enquanto somos novos, temos a capacidade de aprender e evoluir. Estamos na altura exata de adquirir as bases, uma vez que, quando adultos, temos obrigações com a nossa vida e não temos a mesma capacidade de aprender como os novos. Então, desde tenra idade, o jovem jogador deve sempre tentar jogar o máximo, não só para que lhe sejam dadas mais oportunidades, como para se fazer a si mesmo, passar pelo maior número possível de situações com a bola. É justamente por passar por muitas situações que o atleta ganha as suas bases, ganha o seu estilo de jogo, e, a partir do momento que tem o seu próprio estilo, que é o mais difícil, evoluir para se tornar um bom jogador torna-se bem mais fácil. Se o treinador notar que o atleta não tem muita vontade de jogar, faça-o passar por situações onde é obrigado a interagir com a bola e com o jogo, onde é obrigado a se concentrar. Se o atleta reconhece que está com pouca vontade de jogar, peça ao treinador para que este não o deixe relaxar, e para puxar por ele até se sentir mais capaz de si mesmo.

       Artigo: Conheça o princípio da repetição de sistemas



 

       2- Espaço para aprender

       É muito importante interagir com a bola e com o jogo, não só para os miúdos como para os graúdos. Não é fácil criar as bases corretas para o estilo de determinado jogador. Por exemplo, um avançado pode estar a jogar descaído para os flancos, quando na realidade teria muito mais resultado mantê-lo junto à baliza. Está a jogar num estilo diferente do seu próprio estilo. Para o jovem atleta, o melhor que o treinador pode fazer, é ensinar-lhe a jogar em várias situações, mas deixá-lo jogar ao seu estilo. Tentar extrair o máximo desse atleta, mas ao seu próprio estilo. Isto acontece, porque cada um de nós tem a nossa forma de ver o mundo e a nossa capacidade de resolver os nossos problemas. Uns sabem resolver de uma forma, outros sabem resolver de outra forma, e se mudarem o seu estilo, é provável que não saibam dar as respostas certas aos problemas que se sucedem. Um jogador, numa situação de 2x1, pode sentir-se muito mais confortável em tentar entrar no 1x1 e deixar o seu colega de equipa em cobertura defensiva, e mesmo que perca a bola tentar recuperá-la com o seu colega, do que jogar em mobilidade com o seu colega para ultrapassar esse adversário. Já outro jogador sente-se mais confortável a jogar em mobilidade do que tentar ultrapassar o jogador adversário. São estilos diferentes, que ambos podem dar resultado.

       Artigo: 5 dicas para realizar a transição ofensiva com sucesso

 

       3- Conselhos

       Na minha forma de ver o futebol, penso que os jogadores deviam ter um limite máximo de dinheiro que podem ganhar. Compreendo que esse valor lhes seja pago pela vantagem que os clubes têm com esses jogadores, acredito também que alguns jogadores são absurdamente pagos com valores muito elevados, dinheiro esse para os quais não estão prontos a gerir. Por exemplo, jogadores com 15 anos pensam em ganhar milhões quando tiverem 18 anos, mudam de escola de formação para uma que julgam melhor e acabam por perder a carreira toda, porque deixaram de ter as mesmas oportunidades que tiveram até agora. Outros, com 21 anos, querem abandonar os seus clubes, querem ir para clubes maiores e ganhar mais, criam uma cheia de problemas nos clubes que representam e acabam encostados para o lado, correndo o risco de perder a sua carreira. Se os expoentes máximos do futebol, impedissem os jovens jogadores de ganhar mais do que um determinado valor, e se as escolas de formação tivessem os seus próprios agentes de futebol, direcionados para a carreira do atleta e não para a sua conta bancária, talvez o futebol se torna-se mais agradável ainda. Infelizmente, muitos jogadores nunca se irão tornar jogadores profissionais, pelo simples facto que foram mal aconselhados.

       Artigo: 10 pontos importantes da preparação da equipa para a competição

 

       4- Horas de treino

       Não me lembro de nenhum jogador que se tenha tornado profissional do dia para a noite, nem me lembro de nenhum trabalhador que se tenha tornado profissional da mesma forma. Ser profissional, exige muito tempo e trabalho, exige passar por muitas situações de jogo. O atleta, enquanto é novo, não tem a pressão de ganhar e pode aproveitar o tempo para passar pelo número máximo de situações e aprender a resolvê-las. Quando se torna mais velho, essas situações são mais difíceis, e se não for capaz de as pensar e resolver rapidamente, perante a pressão de ser obrigado a vencer, facilmente a sua carreira passará ao lado. O jogador, enquanto novo, deve aprender a resolver as situações, para que seja capaz de as resolver no jogo, quanto for mais velho. Jogadores profissionais são capazes de resolver situações difíceis porque já passaram por situações idênticas e lembram-se mais facilmente da resposta correta que devem dar a cada uma dessas situações

       Artigo: Aprenda a motivar os jogadores com 6 dicas especiais

 

       5- Estímulos

       Este é o melhor treino que o atleta deve ter. Ao que nós chamamos futebol de rua, atribuímos imenso valor a esse estilo, porque o jogador é estimulado no futebol de rua. Aprende a jogar ao seu estilo no futebol de rua. Realmente, vemos muita gente a atribuir muito valor ao futebol de rua, mas eu não atribuo tanto valor quanto isso. Na realidade, atribuo pouco valor a treinos estáticos, onde o jogador não tem espaço nem tempo para experimentar coisas novas com a bola, não tem espaço para jogar de determinada forma, é obrigado a jogar de outra forma qualquer e não é estimulado para a natureza que o seu organismo apresenta. O treino dos jovens, antes destes serem treinados para ganhar, devem ser treinados para evoluir, mesmo que implique perderem jogos. Os pais dos jovens jogadores devem também apoiar os miúdos para evoluir, jogando até futebol com eles em casa, e compreenderem que os seus filhos estão ali para aprender e não para vencer. Se o treinador fizer os jogadores passarem por muitas situações fáceis e variadas, certamente que o atleta vai ser um jogador polivalente e capaz de resolver imensas situações, apenas porque aprendeu a dar resposta a essas situações.



 

        6- Oportunidades

       Nenhum jogador se pode formar profissional se não tiver oportunidades para isso. Mesmo com muito futebol de rua, nenhum jogador vai ser um grande atleta se praticar futebol de rua até aos 20 anos de idade e não participou em nenhum clube até ao momento. Todos os jogadores precisam de oportunidades, não só de uma ou duas, mas de muitas e muitas oportunidades. Experimentar um jogador uma vez, não implica que esse jogador mostre logo tudo o que tem. Talvez esse jogador não se sinta confortável logo de início, porque não somos todos iguais. Mas, se esse jogador tiver mais oportunidades, e mesmo que falhe, demonstre vontade de evoluir, certamente que esse jogador se pode tornar profissional, não só porque tem vontade, com tem espaço para evoluir. A alta competição é muito diferente do treino, tomem nota disso.

       Artigo: Descubra a filosofia de um dos melhores métodos de treino do mundo

 

        7- Disciplina

       Por vezes os jogadores têm uma vontade imensa de lhes fazer o que lhes apetece. Mas devem ser ensinados a lutar contra isso. O ser humano é feito de hábitos e zonas de conforto. Isso são estados mentais, que orientam a mente a fazer determinadas tarefas em vez de outras. Por exemplo, um jogador tem uma habilidade formidável no passe em profundidade. Mas, até agora, os únicos estímulos que obteve foram passes simples. Nesse jogador foi criado o hábito dos passes simples, e para este fazer passes em profundidade, tem de sair da sua zona de conforto. A zona de conforto representa o que este indivíduo sente-se capaz de fazer, e tudo o que estiver fora da sua zona de conforto, esse indivíduo hesitará a fazer. Logo, o nosso atleta hesitará no momento dos passes em profundidade, porque não está habituado a fazê-los.

       Artigo: Estratégias para treinar ataques rápidos e ataques posicionais

 

 

bet365

Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

36 Comments

Reply Davyson
9:12 PM on March 5, 2017 
Olá Boa noite!
Me chamo Davyson sou atleta profissional, tenho 20 anos tive passagem pelo Coritiba na época o treinador era Zé carlos, ex jogadorta , acabei não ficando por conta que apareceu uma proposta boa para me em São Paulo, agora estou sem clube desde do final do ano passado e gostaria de saber se existe ou tem alguma possibilidade de você esta dando uma olhada em mim. É me dando uma oportunidade....
Tenho todo meu curriculo posso te mandar se preferir.
Aguardo seu retorno abraços DAVYSON.
http://youtu.be/KdAWr_2wuU0





Nome: José Wallace Davyson Da Silva Data de Nascimento- 07/12/1996 Altura- 1.70 Peso- 60 kg Posição- Lateral direito e Segundo Volante Contato: (11) 98349-4832 (11) 97418-5494 Características Posição Lateral Direito- 1.70 mts - Peso 70 kls, Atleta de ótima técnica, habilidoso, excelente nos cruzamentos e lançamentos, ótima na marcação ótimo em arremates de média distância, ótimos nos dribles em pequenos espaços, ótima visão de jogo, atleta taticamente obediente e muito participativo nos jogos. Iníciou sua carreira no Futebol de salão América F.C e depois passou para o campo. CLUBES QUE JOGOU: 2009 a 2012 ABC.F.C (RN) CORITIBA: NOV 2013/ A DEZ 2013 (PR) SANTOS: FEVE 2014/ MAR 2014 (SP) ELOSPORT CAPÃO BONITO: 2015 (SP) VAI VAI E.C: 2016 (SP)
Reply Davyson
9:09 PM on March 5, 2017 
http://youtu.be/KdAWr_2wuU0





Nome: José Wallace Davyson Da Silva Data de Nascimento- 07/12/1996 Altura- 1.70 Peso- 60 kg Posição- Lateral direito e Segundo Volante Contato: (11) 98349-4832 (11) 97418-5494 Características Posição Lateral Direito- 1.70 mts - Peso 70 kls, Atleta de ótima técnica, habilidoso, excelente nos cruzamentos e lançamentos, ótima na marcação ótimo em arremates de média distância, ótimos nos dribles em pequenos espaços, ótima visão de jogo, atleta taticamente obediente e muito participativo nos jogos. Iníciou sua carreira no Futebol de salão América F.C e depois passou para o campo. CLUBES QUE JOGOU: 2009 a 2012 ABC.F.C (RN) CORITIBA: NOV 2013/ A DEZ 2013 (PR) SANTOS: FEVE 2014/ MAR 2014 (SP) ELOSPORT CAPÃO BONITO: 2015 (SP) VAI VAI E.C: 2016 (SP)Olá Boa noite!
Me chamo Davyson sou atleta profissional, tenho 20 anos tive passagem pelo Coritiba na época o treinador era Zé carlos, ex jogadorta , acabei não ficando por conta que apareceu uma proposta boa para me em São Paulo, agora estou sem clube desde do final do ano passado e gostaria de saber se existe ou tem alguma possibilidade de você esta dando uma olhada em mim. É ame dando uma oportunidade....
Tenho todo meu curriculo posso te mandar se preferir.
Aguardo seu retorno abraços DAVYSON.
Reply Davyson
9:07 PM on March 5, 2017 
http://youtu.be/KdAWr_2wuU0





Nome: José Wallace Davyson Da Silva Data de Nascimento- 07/12/1996 Altura- 1.70 Peso- 60 kg Posição- Lateral direito e Segundo Volante Contato: (11) 98349-4832 (11) 97418-5494 Características Posição Lateral Direito- 1.70 mts - Peso 70 kls, Atleta de ótima técnica, habilidoso, excelente nos cruzamentos e lançamentos, ótima na marcação ótimo em arremates de média distância, ótimos nos dribles em pequenos espaços, ótima visão de jogo, atleta taticamente obediente e muito participativo nos jogos. Iníciou sua carreira no Futebol de salão América F.C e depois passou para o campo. CLUBES QUE JOGOU: 2009 a 2012 ABC.F.C (RN) CORITIBA: NOV 2013/ A DEZ 2013 (PR) SANTOS: FEVE 2014/ MAR 2014 (SP) ELOSPORT CAPÃO BONITO: 2015 (SP) VAI VAI E.C: 2016 (SP) ESTOU SEM CLUB PRECISO DE OPORTUNIDADE OBRIDAGO
Reply Davyson
9:05 PM on March 5, 2017 
http://youtu.be/KdAWr_2wuU0





Nome: José Wallace Davyson Da Silva Data de Nascimento- 07/12/1996 Altura- 1.70 Peso- 60 kg Posição- Lateral direito e Segundo Volante Contato: (11) 98349-4832 (11) 97418-5494 Características Posição Lateral Direito- 1.70 mts - Peso 70 kls, Atleta de ótima técnica, habilidoso, excelente nos cruzamentos e lançamentos, ótima na marcação ótimo em arremates de média distância, ótimos nos dribles em pequenos espaços, ótima visão de jogo, atleta taticamente obediente e muito participativo nos jogos. Iníciou sua carreira no Futebol de salão América F.C e depois passou para o campo. CLUBES QUE JOGOU: 2009 a 2012 ABC.F.C (RN) CORITIBA: NOV 2013/ A DEZ 2013 (PR) SANTOS: FEVE 2014/ MAR 2014 (SP) ELOSPORT CAPÃO BONITO: 2015 (SP) VAI VAI E.C: 2016 (SP) quero uma oportunidade
Reply Pedro Ocricciano
12:26 AM on October 19, 2016 
Você quer ser JOGADOR DE FUTEBOL? Então assista este vídeo!
http://sportsconsultingusa.com/sao-goncalo
Reply adriano
7:10 PM on September 27, 2016 
oi galera tenho 12 anos , meu sonho des dos 7 anos é ser jogador de futebol eu treino duro todos os dias,minha posição é ponta esquerda
Reply diego
11:19 PM on July 25, 2016 
eu sou diego tenho sonho de ser jogador deis de 4 anosas treino forte se alguem quiser me endicar
Reply Érick
2:35 PM on June 10, 2016 
Boa tarde,eu tenho o sonho de ser jogador desde que tinha 5 anos,atualmente moro em Diamantina mas treino pesado,tenho 12 anos e vou fazer 13 agora em agosto,se alguem quiser me indicar
Reply Pedro Victor
10:22 AM on March 2, 2016 
Boa tarde, sou lateral direito e volante tenho 17 anos, treino muito forte ja passei por diversas bases como, Cruzeiro, Bahia, Vitória, e América MG. Eu atualmente estou sem clube, e estou pensando em desistir, por falta de oportunidade, pois tenho disciplina e sou bom jogador. Eu não tenho empresário o único que eu tinha foi o que me apoiava no Cruzeiro mais ele me deixou só no mundo do futebol. E com isso eu tou desmotivado, tenho força de vontade sim mais sozinho no mundo do futebol nao dá :(
Reply Tainan Demetrio Pacheco
8:08 PM on February 28, 2016 
Amigos me chamo Tainan Demétrio Pacheco,
Sou natural de Caxias do Sul(rs).
Eu joguei quando mais novo futsal e campo,mas aqui na minha cidade tem que ter padrinho para ser alguém.
Infelizmente isso aconteceu comigo,como não tinha meu pai fui trabalhar cedo ao 14 anos,hoje tenho 23 mas nunca desisti.
Treino, faço físicos direto sonho em um dia ter uma chance.
Não desistam gente, se dediquem e dêem se um melhor!!!
BOA SORTE GALERINHA E FÉ.
Reply Lucas Vieira
8:29 AM on February 24, 2016 
bom Dia sou segundo volante tenho 22 anos , mais ja passei por categorias de base do gremio osasco e atualmente atuo em 3 times amadores em osasco , gosto de marcar e chega a frente como elemento surpresa , tive chances mais disperdicei por problemas particulares, hoje corro atras ainda do meu sonho sera que tenho chance,
Reply Rafael
11:14 AM on September 13, 2015 
Olá meu nome é Rafael tenho 16 anos,meu sonho sempre foi ser jogador de futebol
jogo desde os 6 anos,e ja participei de varios joer,jems e campeonatos onde moro,so que moro em jiparana e aqui os recursos para ser um jogador sao muito baixo,sei que tenho tudo para ser um jogador só preciso de uma chance
jogo pelas laterais,meio e ataque e sei que se pintar uma chance pra mim não irei desperdiçar, tenho fé em deus que meu sonho um dia vai se realizar. meu telefone é 92836350 obgd.
Reply thiago souza
3:53 PM on August 26, 2015 
Olá boa tarde eu gostaria de jogar para ajudar esse times que estão caindo sei joga muito bem mias , gostaria de aprende mais tenho 21 anos jogo des do meu 10 anos de idade nunca tiver oportunidade de mostra meu futebol
Reply Luciano Santos
8:31 PM on August 11, 2015 
tenho 11 anos sou um bom jogador e não tenho oportunidade
Reply fabricio santos ribeiro
5:49 PM on August 10, 2015 
quero ser um jogador proficional é o meu sonho eu amo o futebol
Reply Rafael Francisco Souza Do Nascimento
9:05 PM on July 30, 2015 
queria se um jogador de futebol mas minha cidade e muito pobre Itaituba-para tenho 13 anos de idade começei a jogar futebol com 7 a 8 anos de idade.
Reply matheus roberto
8:25 PM on June 7, 2015 
eeu vou fazer de tudo pra ser jogado de futebol eu seei quer onde eu moro aquer Porto velhor não tem futuro pra ser torna jogado mais vou trabalhar ajunta dinheiro pra chega um cluber ae pra fora Vou me esforça muitoo mersmo tenho 19 vou fazer 20 agora julhor e muito deficio minha historia saber né muita gente passa por dificudades ne mundo abraços
Reply Gabriel Ronald Santos Pereira
8:11 AM on May 8, 2015 
João Pedro Castro says...
Cara sou jogador da base do Corinthians sub 17, e o blog é espetacular, esse tipo de blog deveria ser passado em diversos clubes, vou indicar pro meu treinador e colegas de clube! Parabéns por ir a fundo em um esporte tão lindo e prazeroso como esse.
Reply Daniel Fernandes Ribeiro
9:58 AM on February 18, 2015 
eu quero ser um jogador de futebol profissional
Reply luiz
5:10 PM on January 5, 2015 
Oi galera eu tenho 16 anos meu sonho e se torna um jogador profissonal mais eu nunca tive oportunidades mais como em toda minha vida eu acredito em Deus