Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Entenda como o tamanho do campo influencia no rendimento da equipa

Posted by Valter Correia on March 24, 2013 at 12:55 PM

       Quando pensamos em futebol, lembramos imediatamente do espetáculo que é, do dinheiro que muitos ganham e que nós também podemos ganhar, e lembramos da "tática", que é sempre tema de conversa antes, durante e depois dos jogos de futebol e lembramos também do corpo definido que os jogadores tem e pensamos em como conseguir esse corpo.. Quando nós falamos de organização tática, falamos de processos de jogo, falamos de métodos de atacar e defender, referimos o comportamento da equipa nas fases do jogo e até questionamos a forma de jogar que os nossos amigos gostam. Entretanto, existem duas características que fazem parte de qualquer modelo de jogo que são muito influenciáveis que, por sua vez, influenciam qualquer movimentação da equipa: largura e profundidade.


        Os campos de futebol não são iguais pelo mundo inteiro. Uns são maiores, outros são menores, diferenciando o rendimento da equipa. O tamanho do campo é um dos grandes fatores pelo rendimento das equipas dentro e fora de casa, pois, quando estão a jogar em casa, a equipa está a jogar num campo onde a equipa está habituada. Vamos compreender por que razão o tamanho do campo influencia no rendimento da equipa.


        O tamanho do campo




        Os tamanhos do campo de futebol tem regras específicas acerca o seu tamanho. A largura deve situar-se entre 45 e 90 metros e o comprimento deve situar-se entre 90 e 120 metros.


        A relação entre a largura do campo e a amplitude da equipa

 

        Geralmente, quando as equipas saem a jogar, isto é, iniciam o seu processo ofensivo a partir do meio-campo defensivo, usam sempre dois jogadores muito próximos às linhas laterais. Estes jogadores são responsáveis pela amplitude da equipa, forçando o adversário a fechar os espaços laterais e a abrir nos espaços centrais, onde existem imensas linhas de passe mais favoráveis. Um campo com imensa largura é muito mais favorável para uma equipa que ataca com bastante amplitude, pois força o adversário a abrir muito mais espaço no meio. Já um campo com pouca largura, não deixa a equipa atacante forçar o adversário com tanta amplitude, facilitando o trabalho defensivo da equipa sem bola. Vamos considerar uma equipa, num esquema tático básico, que vai tentar penetrar no campo defensivo adversário. E vamos considerar que vai tentar atacar em dois campos diferentes, onde um deles é muito mais amplo que o outro, assim como consideramos que a equipa sem posse de bola está exatamente posicionada de igual forma em ambos os campos.




        Na figura, a equipa atacante (a vermelho), tem muitas mais hipóteses de conseguir alcançar a baliza na figura do lado esquerdo, pois tem um espaço bastante maior, comparativamente com a figura no lado direito. Por sua vez, será muito mais fácil à equipa sem posse de bola (azul) defender na figura do lado direito, pois tem um espaço menor para ocupar. Entretanto, em ambas as figuras, a equipa defensiva ocupa exatamente o mesmo espaço, embora deixe mais espaços livres na figura do lado esquerdo quando comparando com a figura do lado direito.


        E se a equipa defensiva tentar ocupar o espaço de igual forma, o que acontece?




        Se a equipa tentar ocupar homogeneamente a amplitude, o resultado será desastroso, porque é impossível ocupar muito espaço com tão poucos jogadores. Embora existam imensas coberturas defensivas como indicam os princípios de jogo, a equipa terá sempre bastantes espaços entre linhas e entre jogadores da linha defensiva, que são espaços muito perigosos para defender. Na figura 2, distribuindo os jogadores homogeneamente, é possível verificar que existem espaços livres em todas as zonas que a equipa defensiva está a ocupar.

       

       A relação entre o comprimento do campo e o posicionamento das equipas


        A amplitude e a profundidade das equipas não são vistas nem trabalhadas da mesma forma. Enquanto a amplitude da equipa tem o limite máximo das linhas laterais, até onde os jogadores podem circular livremente, a profundidade tem o limite que o adversário pretender, devido à lei do fora-de-jogo ou lei do impedimento. Isto quer dizer que o espaço de jogo entre as linhas de fundo nunca é certo, e o seu tamanho depende do posicionamento das equipas nos vários momentos de jogo.




        Na figura 3, está representado o espaço de jogo onde as equipas podem circular livremente a bola. Este espaço varia conforme a movimentação do último jogador de cada equipa sem ser o guarda-redes. O comprimento do campo nem sempre é influenciador direto, porque o espaço disponível para as equipas circularem a bola é controlado pela linha de fora-de-jogo e não pelas linhas de fundo. Muitas equipas aproveitam-se desta lei para levar o adversário para muito longe da baliza, impedindo-o de conseguir rapidamente situações de finalização.


       Isto quer dizer que, quanto maior for o comprimento do campo de jogo, mais fácil será levar o adversário para longe da baliza. Vejamos a relação entre um campo muito comprido e um campo pouco comprido. Na figura 4, ambas as mesmas equipas têm o mesmo posicionamento, e estão colocadas à mesma distância da baliza. Entretanto, na figura do lado direito, existe uma zona de pressão no meio-campo, pois as equipas estão já muito próximas. Portanto, quando mais curto for o terreno de jogo, mais situações de grande pressão


vão surgir.


       Como tirar vantagem do espaço do campo


       Diferentes jogadores tem diferentes características e fazem as equipas renderem de diferentes formas. Basta um jogador substituir outro que a forma de jogar da equipa muda por completo, mesmo que esse jogador tente jogar da mesma forma que o jogador que foi substituído. Alguns jogadores tem uma técnica espetacular e conseguem segurar bem a bola e criar situações em espaços pequenos. Outros, são menos técnicos, mas a sua velocidade e aceleração são espetaculares. Então, podemos utilizar um determinado estilo de jogo que potencie os jogadores com facilidade, especialmente se esses jogadores vão jogar em espaços que os potencie, como por exemplo:

  • Jogadores habilmente técnicos na finta, segurar bola, drible, simulação em espaços pequenos
  • Jogadores habilmente fortes na velocidade, aceleração controlo de bola em espaços grandes.

        No entanto, todas as características são passíveis de ter sucesso em todas as situações de jogo, embora umas tenham mais probabilidade de sucesso em determinadas situações quando comparadas com outras situações.


       Artigos relacionados




bet365

Categories: Metodos de Jogo

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments