Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Conheca um dos exercicios mais intensos e praticos que existem

Posted by Valter Correia on March 15, 2013 at 8:40 PM

       Na nossa comunidade, já publicamos vários exercícios acerca futebol e lançamos um manual com 72 exercícios específicos para as fases do jogo. Aproveitando a atualidade do futebol, onde o jogador deve ser hábil a compreender o que se passa no jogo, ser capaz de decidir rapidamente assim como evoluído tecnicamente, decidimos publicar um exercício extremamente completo, dinâmico, prático e utilizável em quatro das seis fases de jogo diferentes. Em apenas um exercício, os jogadores treinam a capacidade em segurar a bola, leitura de jogo, passe e princípios de jogo, tanto ofensivos quanto defensivos. Tudo num único exercício bastante simples para a intensidade que o compõe, onde, pelos esforços físicos que vão realizar, certamente vão diminuir o seu peso corporal.


        Requisitos necessários para a realização deste exercício



        Objetivos do exercício


        Quando uma equipa ataca um adversário composto por uma defesa sólida, não importa atacar rapidamente ou posicionalmente, pois vai sempre existir um momento onde o adversário vai pressionar e tentar a recuperação da posse de bola. Neste sentido, este exercício foi concebido especialmente para desenvolver a capacidade dos jogadores em manter a posse de bola, assim como a leitura de jogo de todos os jogadores para a correta aplicação dos princípios de jogo perante equipas que pressionam imenso. Assim, através deste exercício, os jogadores atacantes desenvolvem o sentido posicional orientado pelo princípio da penetração e da cobertura ofensiva, assim como os jogadores sem bola desenvolvem a contenção e a cobertura defensiva. Várias ações técnico-táticas também compõem este exercício, nomeadamente: Passe, desarme, simulação, receção, condução, proteção de bola, drible, interceção, desmarcação e marcação.




        Pontos-chave do exercício: cada equipa forma uma dupla onde, interagindo em equipa, estes dois jogadores aprendem a jogar entre si em vários momentos de jogo. Aprendem a sair a jogar, aprendem a acelerar o jogo, aprendem a abrandar o jogo e movimentam-se entrosados, isto é, no momento certo na hora certa, com máximo rendimento.


       Já conhece o dossier do treinador de futebol?


        Organização do exercício


        O espaço do exercício está dividido em dois campos menores, onde existirá sempre uma equipa com posse de bola, responsável por levar a bola até à linha de fundo. As restantes três equipas vão pressionar sempre.


        Primeira parte: Duas equipas (amarela e vermelha) disputam a posse de bola até conseguirem ultrapassar a linha do meio-campo. A equipa que ultrapassa o meio-campo tenta agora ultrapassar quatro adversários e a equipa que ficou para trás repousa e espera pelo momento para intervir. Na figura 1, a equipa amarela (equipa na posse de bola) tenta ultrapassar os primeiros adversários.


        Segunda parte: os jogadores na posse de bola vão agora tentar ultrapassar quatro adversários. Através de movimentações de desmarcação ou outro processo útil para a situação que surgir, a equipa da posse de bola tentará ultrapassar a organização defensiva composta por duas equipas. Na figura 2, a equipa amarela tenta ultrapassar os novos adversários.

        Nota: as duas equipas sem bola marcam à zona. Os jogadores mais recuados defendem em cobertura defensiva e os jogadores mais adiantados defendem em contenção. Devem impedir a equipa com bola de chegar à linha final com a bola controlada.


        Terceira parte: se uma equipa conseguir recuperar a posse de bola, tentará sair rapidamente a jogar. A equipa que perdeu a posse de bola tenta recuperar a mesma e a outra equipa sem bola tentará ocupar o espaço contrário. Na figura 3, a equipa amarela perdeu a posse de bola para a equipa azul. Deve tentar recuperá-la imediatamente enquanto a equipa azul tenta sair a jogar. A equipa sem posse de bola, a equipa verde, deve ser rápida a fechar o espaço contrário, para impedir a equipa na posse de bola de ter igualdade numérica quando ultrapassar o meio-campo. (entre equipa azul e amarela, uma dessas equipas conseguirá ultrapassar o meio-campo)


        Quarta parte: Sempre que uma equipa ultrapassar a linha de fundo, reorganizam e começam o exercício do início. As equipas iniciam o exercício alternadamente.


        Especificações do exercício


        - Cada equipa move-se independente das outras equipas. Mesmo quando duas equipas estão a formar contenção e cobertura defensiva, são independentes uma da outra.
        - Sempre que uma equipa perder a bola, deve pressionar imediatamente. Mesmo que recupere a bola antes do oponente conseguir fazer a saída de jogo, deve atacar o espaço contrário (Na figura 3, supomos que a equipa amarela perde e recupera a bola novamente. Deve ser rápida a reagir e tentar chegar à linha de fundo contrária).
        - A equipa que pressiona na saída de jogo não pode passar do meio-campo sem bola (Na figura 2, a equipa vermelha não pode passar do meio-campo)
        - Este exercício não foi concebido para a preparação do próximo jogo, mas para o desenvolvimento dos atletas em várias vertentes do treino. A sua utilização melhora a capacidade dos jogadores em várias fases do jogo, nomeadamente Fase II e Fase III ofensivas e Fase II e fase III defensivas.
        - o objetivo de qualquer equipa é primeiro desarmar e depois ultrapassar a linha de fundo com a bola controlada. Sempre que uma equipa ultrapassa a linha de fundo, pontua.


Artigos relacionados



bet365

Categories: Exercicios

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

2 Comments

Reply rosinaldo mateus
8:36 AM on July 22, 2016 
como faço para adquirir esse material
Reply filipe correia
5:34 PM on August 20, 2013 
Primeiro gostaria de felicitar o fundador do site pelo trabalho excelente aqui representado, dp pedir se possivel diferentes tipos de exercicios para se fazer numa pré-época. Obrigado