Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Estrategias para ser treinador de futebol

Posted by Valter Correia on March 8, 2013 at 3:20 PM

        Recentemente, recebemos um comentário muito agradável no artigo "Alerta aos treinadores: nunca deixem um jogador desorientado no campo", acerca a questão o que fazer para ser treinador de futebol. Decidimos aceder ao pedido de Italo (um grande abraço camarada :D ) e traçar algumas estratégias para os que pretendem ser treinadores de futebol. Neste artigo, não vamos discutir nenhuma universidade em particular, mas estratégias de como ser treinador de futebol.




        Primeiro passo: Quero ser treinador de futebol


        Cada um de nós passa por experiências diferentes e vê a profissão de treinador de formas diferentes. Geralmente, quando um jovem jogador, a conversar comigo, me diz que pretende ser treinador de futebol, eu pergunto: "É o teu sonho ou é o teu objetivo?" Sempre que me respondem que é um sonho, eu sempre digo: "Primeiro tens de perceber de futebol e querer mesmo ser treinador para eu te ajudar depois." Se a resposta for "É o meu objetivo", eu respondo: "que ajuda precisas?". O primeiro passo para ser treinador de futebol, não é apenas gostar ou ter a curiosidade de como será ser treinador de futebol. O primeiro passo para ser treinador de futebol ou escolher qualquer outra profissão para uma vida é mesmo querer seguir essa profissão. A vida é curta, e o melhor que podemos fazer é aproveitá-la.

 

       Segundo passo: Comece por baixo


        Quando eu me refiro a começar uma profissão por baixo, refiro-me a procurar ganhar experiência que a faculdade ou universidade não oferece. A prática e a teoria são muito diferentes, mas necessitam uma da outra para se manifestarem. Um treinador necessita de teoria para resolver questões que surgem na prática, assim como necessita da prática, isto é, lidar com o balneário, ambiente no plantel e resultados para manifestar a teoria. Muito antes de se tornar treinador profissional, é necessário o treinador aprender as coisas mais básicas, seja a parte teórica, seja a parte prática. Enquanto não conseguir aprender as questões mais fáceis, não conseguirá aprender as coisas mais difíceis, porque não tem bases para tal. Sendo assim, é melhor começar imediatamente começar a aprender o mais simples se um dia pretende ser treinador profissional. Recomendo seis conselhos para quem se deseja tornar um profissional exemplar.


        Terceiro passo: Acelere o seu conhecimento


        Antes, durante e depois de ter adquirido alguma experiência profissional, acelere o seu conhecimento, procure sempre saber mais e mais e mais. Procure cursos de treinador, cursos de desporto ou cursos relacionados com a profissão que deseja seguir. Atualmente, ninguém oferece conhecimento gratuitamente, e quem oferece, não o disponibiliza por completo. Muito do conhecimento de alguns dos melhores treinadores do mundo foi conseguido através da formação profissional e pagaram para o ter. No entanto, cursos de formação, mesmo os maiores e melhores cursos das universidades e faculdades pelo mundo fora, apenas oferecem um certificado assinado a garantir que você tem um curso para você arranjar uma vaga, mas não lhe garantem sucesso. A parte do sucesso depende do seu trabalho antes, durante e depois do dito curso. É durante esta fase que vai adquirir mesmo muito conhecimento que lhe vai ser muito útil e necessário para toda a sua carreira. Isto significa que é extremamente necessário que você esteja totalmente concentrado no seu estudo, garantindo que aprende tudo o que tiver oportunidade de aprender.


       Aconselho a leitura deste artigo: Ter um ideal: o segredo para o sucesso

 

        A relação entre estes três passos


        Para qualquer pessoa que pretenda seguir determinada profissão durante a vida, o maior conselho que posso oferecer é colocar objetivos para alcançar essa desejada profissão, sejam objetivos de curto, médio ou longo prazo, assim como desejo boa sorte. Por exemplo, neste caso, o objetivo de longo prazo é ser treinador de futebol com títulos, o objetivo a médio prazo é ganhar dinheiro com futebol e a curto prazo, o objetivo é cumprir cada uma das etapas que acabamos de ler. Para qualquer um dos objetivos, estabeleça sempre um caminho para os cumprir. Basta seguir o rumo que você escolher, que o sucesso aparece quase que naturalmente, desde que você seja dedicado.


bet365

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

3 Comments

Reply José Manuel Miguel
10:46 AM on February 14, 2014 
Na minha opinião para ser treinador tem por dever, saber quais os jogadores que tem característica especiais para a prática de futebol, saber implementar disciplina e muito mais.
Reply douglas
8:33 AM on August 5, 2013 
muito util esse post concerteza vai ajudar muita gente como me ajudou valeu !!
Reply joao jose rodrgues
5:54 PM on July 2, 2013 
boas vitaminas para a mente de um treinador