Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

10 dicas para novatos que querem ser treinadores de futebol

Posted by Valter Correia on February 17, 2013 at 1:45 PM

       Anteriormente, já escrevemos na nossa comunidade o artigo 18 conselhos para quem quer ser treinador de futebol, onde abordamos questões muito importantes para todos os que pretendem treinar no futebol. Existem imensos jovens que merecem uma oportunidade para alcançarem o seu sonho de se tornarem treinadores de futebol, e estas dicas vão ajudar imenso, oferecendo apoio a todos esses jovens.




       Dica número 1: escolha um bom professor


       Aumentar a rede de contactos é muito importante, principalmente se os contactos são de qualidade, tem experiência e disponibilidade para ensinar. Aconselho a procurarem um tutor, e quando encontrarem um, para não o deixarem fugir. A probabilidade de encontrar um bom tutor com personalidade, ideias e filosofias diferentes da nossa é muito elevada. No entanto, sempre podemos extrair o melhor dos seus ensinamentos para adicionar à nossa forma de ver e pensar o futebol, de tal jeito que um tutor que seja diferente de nós acaba por ser um tutor mais importante que um igual a nós.


        Dica número 2: divirtam-se a aprender


        Por vezes, o caminho é longo e traiçoeiro, mas deve ser sempre sinónimo de caminho divertido e engraçado. Pelo menos é desta forma que aconselho a ver quando preparamos a nossa vida e os nossos objetivos. Pessoalmente, divirto-me imenso a escrever artigos, a conhecer os nossos leitores e a prender futebol. Esta é a minha forma de aprender, divertindo-me.


        Dica número 3: conversem com pessoas diferentes


        Cada um de nós tem a nossa forma de pensar, ser e estar na vida, podendo às vezes estarmos errados. Conversando com imensas pessoas, principalmente com pessoas diferentes e mais experientes, o nosso ponto de vista vai mudar imenso, assim como encontramos novos paradigmas para o tipo de futebol que idealizamos. Os nossos colegas de trabalho estão sempre em constante evolução. Então, porque não conversar com eles e aprender aquilo que eles aprenderam?


       Aconselho a leitura deste artigo: Porque diferem as personalidades? A PNL explica


        Dica número 4: Desenvolva a sua capacidade mental


        Devemos compreender que ser treinador não é só vencer títulos ou liderar uma equipa nos treinos. Vai sempre haver momentos onde o treinador passa por momentos de frustração, onde é muito fácil ocorrer quebras de motivação. Qualquer treinador aprendiz ou aspirante a treinador deve estar consciente que pode ocorrer esses momentos que, sendo o treinador um líder de grupo, acaba por transmitir essa ideia ao grupo. Isso é muito perigoso e é melhor começar a treinar a capacidade mental imediatamente.


        Dica número 5: Seja persistente e humilde


        É muito complicado aceitar quando perdemos, pois ninguém gosta de perder na vida. Eu não gosto de falhar e tenho a certeza que vocês também não. Contudo, é necessário ser humilde o suficiente para aceitar cada derrota, assim como ser persistente para seguir em frente após cada derrota, sem nunca desistir. A pior coisa que podemos fazer no nosso caminho é parar ou abrandar a nossa marcha.


       Aconselho este artigo: Tarefas-chave para treinadores que assumem equipas a meio da época


 

        Dica número 6: elimine os pensamentos negativos


        Reserve alguns minutos do seu tempo para pensar e recorde os seus colegas, familiares e amigos. Aposto que muitos deles estão contra a sua ideia de ser treinador, seja porque não o querem ver afastado do pé deles, seja porque não percebem nada de futebol, seja porque não se querem sentir inferiores ou por outra razão qualquer. Não leve em conta essas críticas e concentre a sua mente nos seus objetivos.


        Dica número 7: desenvolva o seu modelo de jogo


        Para os treinadores novatos, não há melhor exercício do que desenvolver um modelo de jogo. Sem medo de saber pouco, o importante é escrever as primeiras linhas do vosso modelo de jogo. Ao longo do tempo, até podem fazer desse modelo de jogo, um projeto para evoluir constantemente no futebol.


        Dica número 8: trabalhe para si, não para os outros


        Alguma vez ouviram falar na corrida de ratos? Existem biliões de pessoas presas a esta corrida cujo propósito na vida é agradar a outros e não a si mesmos. Isto quer dizer que o objetivo dessas pessoas é lutar para que outras pessoas gostem delas. Faça ao contrário e ofereça condições para as pessoas gostarem de si em vez de tentar agradar aos outros. e faça isso construindo bases na sua vida, como já aqui tratamos neste artigo


       Dica número 9: quando concluir um objetivo, arranje outro mais complicado


        Na atualidade, o perigo de ficar parado é muito elevado. Quando deixamos de aprender e de atualizar o nosso conhecimento ou paramos de ultrapassar barreiras, alguém vai continuar o seu caminho e você será deixado para trás. Não permita que isso aconteça. Sempre que escolher um objetivo e alcançar esse objetivo, procure um novo desafio. Isso impedirá você de ficar parado no tempo, como o ajudará a continuar a crescer na vida e a aprender.


        Dica número 10: tenha iniciativa


        Não basta querer ser treinador de futebol, pois ninguém estará apto para ajudar quem não tem vontade para fazer seja o que for. É necessário querer ser treinador e fazer as coisas para querer ser treinador, como estudar organização tática, treino e psicologia. Querer ser treinador de futebol, mostrar querer ser treinador de futebol e tentar ser treinador de futebol é a única forma que alguém nos tentar ajudar para que realmente um dia sejamos treinadores de futebol


       Artigos relacionados



bet365

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

5 Comments

Reply Gimailson
7:39 AM on June 14, 2015 
http://hotmart.net.br/show.html?a=F2987288G
Tudo que vc precisa saber sobre trenador de futbol
Videos aulas dada por betinho primeiro treinador Robinho e Neymar Jr. E so acessar o link
Reply Adriana Leal
10:32 PM on October 15, 2014 
Otimo vc vai gostar
Reply william de mattos
3:43 PM on March 27, 2014 
Exelente ideia para mim vou procurar me aprimorar meu treinamentos valeu.
Reply ADÃO DE ALVES AYRES
8:49 AM on February 20, 2013 
PARABÉNS PELO BELÍSSIMO TRABALHO, ESTOU APOSENTADO COMO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS DO ESTADO DE SANTA CATARINA, PROCURO UMA EQUIPE DE FUTEBOL PARA TREINAR. UM ABRAÇO! PROF. ADÃO AYRES.
Reply Edson Batista
7:38 PM on February 19, 2013 
Excelente ideia e pode realmente ajudar na formação de profissionais do futebol. Espero que continuem com o projeto lavando adiante a proposta de qualificar treinadores. Parabenizo ao Valter Correia pela iniciativa.title