Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

A evolucao do treino com a periodizacao convencional, treino integrado e periodizacao tatica

Posted by Valter Correia on February 15, 2013 at 3:10 PM

       Se existe algo que não podemos descartar é a importância de criar métodos de organização, desde que sejam eficazes. Por exemplo, dentro do campo, é muito importante ter um modelo de jogo bem treinado e bem estruturado, sendo o modelo de jogo o método de organização da equipa. Por sua vez, no treino de futebol, é igualmente importante ter um método de organização para criarmos um modelo de treino com uma excelente série de exercícios em função das condições que temos no clube e em função do nosso modelo de jogo pretendido para a equipa. A realidade é que, se queremos ganhar no jogo que se avizinha no fim de semana, precisamos de trabalhar organizados no treino para criar uma forma de jogar para a equipa.



       No início, o treino era orientado pela periodização convencional:

 

       A preparação da época desportiva passa pela orientação da equipa em picos de forma, onde o treinador acredita que é necessário forma física "perfeita" para que o jogador e a equipa possam jogar com rendimento máximo. Este conceito é lógico e perfeitamente compreensível, e até pode ser chamado á razão, se o conceito tivesse sido completado. Para completar este conceito de forma física aplicada ao futebol, é necessário alterar variadíssimos conceitos aplicados ao treino e à forma como este se orienta e orienta o jogo.


 


       O fundamento da periodização convencional passa pela forma física. No entanto, a forma física é apenas uma das formas desportivas encontradas no futebol, cuja forma máxima representa a forma alcançada da equipa em rendimento, resultados e esforço. Uma vez que a periodização convencional não encontra respostas para manter a forma durante toda a época, insere-se no treino, o conceito de jogar com a bola, tal e qual como é jogado o futebol, chamado de treino integrado.

 

       Depois, com o treino integrado, a bola fazia parte dos exercícios:

 

       Uma vez que a forma física não era suficiente para os resultados que se procuram, foi necessário inserir ao treino os aspectos que sucediam nos jogos de futebol. Um vez que uma partida é praticada por jogadores e adversários, não bastava que os jogadores apenas entrassem em campo e mostrassem tudo o que tinham para dar. Era preciso saber como mostrar.


 


       O treino integrado, com a inserção da bola nos exercícios praticados no treino, resolveu esse problema. Se primeiro, os jogadores mais experientes eram os jogadores mais valiosos, pois sabiam como fazer várias ações de jogo, agora os jogadores mais novos tinham também essa opção ou esse valor. Com isto, quero eu dizer que os jogadores mais novos eram agora tão capacitados como os jogadores mais velhos, uma vez que eram treinados em função das capacidades técnicas e capacidades táticas além das capacidades físicas, tal como se relacionam as capacidades técnicas e as capacidades táticas.

 

       Mesmo assim, os jogadores necessitavam de uma orientação durante o jogo. A resposta à pergunta "como fazer?" era insuficiente. A resposta para a pergunta "o que fazer e quando fazer?" ainda não tinha resposta para os jogadores. A periodização tática apareceu e resolveu essa questão.

 



       Finalmente, com a periodização tática, o treino está agora orientado para o coletivo:

 

       Agora, era possível incutir o jogador a mostrar toda a sua habilidade individual para oferecer vantagens a todo o coletivo. Uma vez que um jogador não tem só uma habilidade e seria um erro grosseiro tirar partido de apenas uma habilidade por jogador, o treino ensinou os jogadores a jogar em função da equipa, e não em função das suas caraterísticas físicas ou habilidades individuais.


 


       Com a periodização tática, os jogadores entram em campo e sabem o que fazer, quando fazer, como fazer e onde fazer. A tomada de decisão, a habilidade técnico-tática e a forma física (a periodização tática treina apenas a força específica) são agora habilidades do jogador que trabalham em conjunto e oferecem ao jogador e à equipa, rendimento.


       E agora eu pergunto, será que a evolução do treino ficou por aqui? Qual será o próximo tipo de treino? Como irá evoluir o rendimento das equipas em função do novo tipo de treino?


 

bet365

Categories: Treino

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments