Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

Tres dicas para nunca perceber nada de futebol

Posted by Valter Correia on February 13, 2013 at 3:15 PM

 

       Certamente que a maior parte dos jogadores e treinadores que entraram em campo já sentiu a pressão de ser observado e avaliado pelos adeptos e por quem está a ver futebol. Na sua grande maioria, quem está a ver futebol pouco ou nada percebe de futebol e limitam-se a destabilizar ou assobiar quem joga no campo, quando na realidade estes precisam é do seu apoio. Deixo algumas dicas de como nunca perceber nada de futebol.




       Avaliar os jogadores pela técnica

 

       Por vezes, é impressionante como jogadores dotados tecnicamente mas muito maus no espaço são melhor avaliados do que jogadores com baixo nível técnico mas muito bons no espaço. É necessário compreender que o futebol é um desporto coletivo e não individual, onde a técnica e o posicionamento são apenas duas habilidades individuais que funcionam como peças de um motor que é a equipa. Através da técnica e do posicionamento de um jogador, são construídas imensas ações do processo de jogo da equipa, onde ações técnico-táticas como segurar bola, passe e desmarcação são muito mais produtivas do que driblar ou rematar. Temos perdido imensos jogadores que são desvalorizados pela baixa técnica, quando os bons jogadores se fazem pela técnica e pelas ações técnico-táticas.

 


       Criticar jogadores desmotivados

 

       Uma das piores coisas que pode acontecer a um jogador é ficar desmotivado. Os índices de motivação e rendimento da maioria dos jogadores são proporcionais. Significa que quando um jogador está desmotivado é quase certo que muito do que vai tentar em campo vai correr mal. Existem jogadores com personalidade muito forte e que reagem positivamente aos assobios e críticas, mas existem muitos mais jogadores que necessitam do apoio dos adeptos para conseguirem levantar a cabeça. Exigir rendimento é a função do treinador e apoiar é a função dos adeptos.


       Artigo sugerido: a auto-confiança e a convicção no sucesso do jogador



 

       Atribuir quem devia ganhar pelo domínio da posse de bola

 

       Existe uma grande diferença entre a representação dos jogos a duas dimensões (estatísticas de jogo) e a realidade de jogo. Como já foi explicado neste artigo, muitas vezes as estatísticas não representam o que realmente acontece durante o jogo. Por exemplo, determinadas estatísticas apresentam muitos passes e uma percentagem de posse de bola muito alta, mas a equipa quase nunca passa do meio-campo para a frente nem consegue qualquer situação perigosa. Será que estas estatísticas representam controlo do jogo? Obviamente que não. Muitos treinadores acreditam que estas estatísticas representam bom rendimento da sua equipa e levam os seus jogadores a acreditar que jogaram bem. Não fazem mais do que confundir mentalmente os seus atletas.

 

       Não compreendo como discutir resultados dos jogos sem saber o que os causou seja compreender futebol. Compreender o que aconteceu e porque razão aconteceu são conceitos totalmente diferentes


       Artigos relacionados



bet365

Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments