Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

A estudar as conferencias de imprensa

Posted by Valter Correia on February 12, 2013 at 3:15 PM

       Tal como as palestras do treinador tem um alvo que são os elementos dentro do plantel, as conferências de imprensa tem um alvo que são os elementos fora do plantel. Existem muitos meios como um clube se pode comunicar como os adeptos, mas as conferências de imprensa é o meio como um clube se comunica com os adeptos da forma mais direta possível.


       Através das conferências de imprensa, o treinador principal, treinador adjunto, jogadores ou outro representante do clube aborda vários assuntos relacionados com o clube, como momento atual, resultados, transferências e finanças do clube bem como a atitude e estratégia adoptada durante o jogo.


 



       Estratégia de elite para conferências de imprensa

 

       Muitos treinadores falam das estratégias que adoptam nos jogos de futebol. Pessoalmente, prefiro ouvir treinadores que falam da atitude que a equipa deve ter, que a equipa vai jogar concentrada, sem se intimidar e que vai jogar em função daquilo que se preparou durante a semana, sempre independente do adversário que vai enfrentar é teoricamente mais forte ou mais fraco. Acredito na filosofia que estratégias de jogo são assuntos para se discutir dentro do balneário nas palestras antes dos jogos e para fora do balneário apenas deve ser transmitida confiança e vontade de vencer.

 

       Uma boa estratégia a ser aplicada nas conferências de imprensa, passa pela dignificação do clube que o palestrante representa com demonstrações de valor superior, tais como:

 

  • Não nos preocupamos quem é o nosso adversário. Importam os três pontos e é por eles que vamos lutar.
  • Preparamos o jogo durante toda a semana. Se o adversário pretende ganhar, espero que tenham tido uma preparação forte como a nossa.
  • Não estamos aqui para ganhar troféus para ninguém. Estamos aqui para sermos amados em função daquilo que fizermos dentro de campo. E vamos jogar para sermos amados.
  • Os meus jogadores não sabem se vão vencer esta partida, mas tenho a certeza que vão ser aplaudidos pela garra e pelo esforço que vão demonstrar.


       A combinação entre as conferências e os jogos

 

       Qualquer palestrante deve relacionar o resultado e o rendimento da equipa com as conferencias de imprensa. Quando um palestrante tenta demonstrar algo diferente da realidade ou que seja mal compreendido, isto é, mesmo que seja real o que falou, mas os adeptos e jornalistas não compreenderam, as demonstrações de valor superior acabam mesmo por ser demonstrações de valor inferior. Se o palestrante refere que a equipa jogou com garra e atitude quando na verdade jogou como se a bola tivesse espinhos, está a falar à realidade e por isso fazer demonstrações de valor inferior, ou seja, a passar uma imagem negativa da equipa e do clube.


       A pressão colocada nos adversários pelo palestrante

 

       Através das conferências de imprensa, muitos treinadores ficam conhecidos pelo que tem de melhor e pior. José Mourinho, por exemplo, ficou conhecido por ser forte nos "mind games". Imensos treinadores aproveitam as conferências de imprensa para colocar pressão nos adversários, iludir acerca as estratégias de jogo e desvalorizar as equipas e jogadores adversários. Criticar a forma como jogam os oponentes, referir que determinante jogador vai ser pressionado e não será deixado jogar são excelentes estratégias para colocar pressão nos adversários.

 

       Acredito que um treinador que seja bom palestrante, será também um bom motivador, ou pelo menos com comunicador com os seus pupilos. E vocês, concordam?


Artigos relacionados



bet365

Categories: Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments