Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

7 sugestoes da semana (4)

Posted by Valter Correia on February 8, 2013 at 1:50 PM

       Atualmente, com a humanidade em andamento a um ritmo nunca visto, a uma concorrência tão elevada e perigo de stress fora do normal, realizar passatempos o ter um hobbie é sempre uma ajuda para manter a serenidade e a calma, e aliviar preocupações desnecessárias. Ler um bom livro, praticar desporto, aprender alguns "truques de mágica para impressionar os amigos" ou aprender uma língua nova ou uma disciplina nova, são excelentes opções para manter o cérebro em bom funcionamento assim como para nos mantermos moralizados para as dificuldades do dia-a-dia.


 

       Aconselho também a leitura da versão I, da versão II e da versão III da série de artigos 7 sugestões da semana


 

       1- Desenhe um modelo de jogo, idealizado pelo seu estilo


        

        Para muitos, é fácil usar uma caneta e papel e desenhar um modelo de jogo. No entanto, um modelo não se resume a um esquema tático. Como podemos ver no modelo de jogo idealizado no esquema tático 4-3-3 já aqui postado, existem vários processos e estratégias a adoptar, todas envoltas do esquema tático e dos quatro momentos de jogo. Pode até seguir o mesmo esquema do modelo que nós idealizamos como forma de orientação.



Para desenhar um modelo de jogo, aconselho:


  • Escolha um esquema tático da sua preferência baseado no seu estilo. Para um estilo defensivo, 4-4-2 ou 5-4-1 será uma boa escolha. Para um estilo ofensivo, 4-1-3-2 ou 4-3-3 são excelentes esquemas táticos.
  • Defina o comportamento da equipa para os quatro momentos de jogo. Não se esqueça que o momento ofensivo e o momento defensivo devem estar ligado às transições. Os momentos de jogo são dependentes entre si.
  • Escolha os processos de jogo. Baseado em ataque posicional ou ataque rápido, e baseado em métodos ofensivos da sua preferência, defina os processos de jogo, respondendo à pergunta: como atacar e como defender?
  • Oriente um plano B, seja para o caso de lesões, seja para o caso de ser necessário adoptar um estilo diferente durante a partida de futebol.
  • Envie o seu modelo de jogo para a nossa comunidade, nós editamos para documento PDF e publicamos.


       Artigo relacionado: Modelo de jogo apoiado no esquema tático 4-4-2


 

       2 - O ano de 2013 está agora a começar. Proponha um objetivo a alcançar para os seus projetos



 

       Optar por escolher um projeto é tão importante como definir um objetivo para esse projeto. É impossível alcançar grande sucesso em pouco tempo, sendo mais fácil construir tudo por fases. A longo prazo, alcançando sempre novas metas e ultrapassando novas barreiras, é possível alcançar o objetivo final que desejamos. Sendo assim, devemos propor a nós mesmos, objetivos mais simples a curto prazo para alcançar um objetivo final a longo prazo. Qual é a meta que você gostava de atingir na sua vida? Já começou a propor a si mesmo, objetivos para alcançar essa meta? Por exemplo, falando de futebol como falamos no site, o objetivo é ser treinador profissional. Porque não escrever um livro de exercícios, como nós já fizemos aqui na nossa comunidade? Depois, porque não desenhar modelos de jogo como é indicado no primeiro conselho? E claro, escolher um prazo para atingir esse objetivo. Pequenos objetivos ao longo do tempo levam a um grande objetivo final, que é aquela meta que nós desejamos alcançar.


 

       Por exemplo, o nosso objetivo para 2013 aqui na comunidade é alcançar 4.000 gostos no Facebook, 20.000 visitantes por mês (temos metade), 450 artigos publicados (264, em 07 de Fevereiro de 2013) e 600 subscritores. Qual é o seu objetivo para 2013?


       Artigo relacionado: 18 conselhos para quem quer ser treinador de futebol

 

       3 - Observe pelo menos três jogos e faça as respetivas análises

 

       Tal como desenhar um modelo de jogo, observar jogos de futebol e fazer análises dos mesmos é uma excelente forma de melhorar a visão de jogo. Em breve, publicarei um excelente exercício para melhorar a visão de jogo, mas por agora deixo apenas algumas sugestões para um bom exercício:

  • Escolha uma equipa para observar, de preferência estabilizada e consistente.
  • Observe, pelo menos, dois ou três jogos, e faça os relatórios de cada jogo.
  • Responda a estas questões: porque atacam desta forma? Quais são os pontos fortes e fracos? O que correu bem e o que correu mal? Que alterações poderiam ser feitas?

 

       Garanto que, após repetir o exercício algumas vezes, a forma como você encara um jogo será totalmente diferente.


       Artigo relacionado: Como analisar a equipa adversária


       4 - Compreenda até que ponto uma rotina deixa de ser benéfica

 

       É muito importante organizar a nossa vida, seja a nível amoroso ou profissional. Ter uma rotina, com o dia-a-dia bem organizado, é essencial para o bem-estar das nossas vidas, embora seja por vezes, prejudicial. Vamos pensar na nossa rotina actual e responder a esta pergunta: somos felizes com a vida que levamos hoje? Se a resposta é não, o próximo parágrafo é para si.

 

       Uma das piores coisas que podemos fazer é ficar agarrados ao nosso dia-a-dia, sempre a fazer a mesma coisa e sem aprender nada de novo. Compreendo que isto acontece em muitos casos por necessidade, mas é necessário dar um salto e sair dessa rotina chata e sem nada de novo, pois estamos a perder precioso tempo. Ao ter uma rotina que nos mantém ligados sempre às mesmas experiências e vivências, estamos a deixar passar imensas oportunidades de aprender algo novo e interessante que nos pode mudar a vida. Deixo algumas sugestões de como acrescentar algo novo à sua rotina diária:

 

  • Leia um livro, seja este educacional, de anedotas, cientifico ou que contenha uma boa história. Nada de notícias. Pode parecer que não, mas conhecer o mundo através de notícias não é benéfico, pois a noticia faz o mundo parecer pior do que realmente está.
  • Desenvolva um projeto ao seu gosto numa área que você gosta, pouco importando a opinião dos outros.
  • Aprenda a falar e a escrever uma língua diferente. Não é caro, vai abrir novas portas para o futuro e ajuda-o a distinguir dos demais.
  • Desenhe um modelo de jogo ou faça relatórios além de observar jogos.
  • Procure dicas como desenvolver a sua personalidade.


       Artigo sugerido: 10 coisas que um atleta deve saber


 

       5 - Melhore o seu nível profissional


       É muito importante elevar o nível profissional o mais rapidamente possível. Atualmente, as oportunidades de trabalho são escassas e as empresas já não procuram trabalhadores simples mas trabalhadores profissionais. Muitos dos nossos leitores enviam sugestões para artigos, deixam comentários, perguntam acerca dúvidas e pedem conselhos. Faça o mesmo e procure aprender sempre mais.

 

       Nunca mas nunca permita que alguém saiba mais do que você. Não digo para deitar os seus colegas abaixo porque muitos evoluem e você fica parado enquanto faz isso. O que eu digo para fazer é manter-se atualizado na sua profissão, procurar aprender o que ainda não sabe e divulgar aquilo que já sabe.


       Artigo sugerido: A arte de comandar uma equipa

 

       6 - Encontre um rendimento extra sem grandes preocupações

 

       Como foi referido num conselho anterior, devemos sair da rotina e aprender algo diferente. Então eu pergunto: porque não fazer algo que traga algum rendimentos extra? Actualmente, existem diversas empresas que procuram colaboradores para os seus serviços e que devemos aproveitar.


       Num papel, aponte estas características acerca si mesmo: a sua área de trabalho ou profissão, a sua área ou profissão de interesse ou que gostava fazer, aquilo que sabe fazer e a disponibilidade que tem para o fazer. Depois, entre todas essas caraterísticas, encontre qual é a solução mais prática para conseguir um rendimento extra. Caso não pretenda ter imensa responsabilidade para ganhar mais algum dinheiro, aconselho, por exemplo, a explorar as apostas desportivas. Inicie a sua carreira de apostador, defina os seus limites semanais ou mensais de gastos, e aproveite o seu lucro.


       Artigo relacionado: Quero ganhar dinheiro com a Bet365


       7 - Aprenda a ser paciente e tire partido disso


       Acabei de ganhar uma legião de fãs viciados em poker com este conselho, pois eles compreendem a vantagem de ser paciente. Evidente que não me refiro em ser paciente no poker mas na vida real, pois muitos indivíduos desconhecem as vantagens de serem pacientes e saber esperar pelo momento certo.


       Um dos maiores problemas da sociedade é querer atingir algo a que ainda não estão prontos para fazer, representar ou responsabilizar-se, e eu não os invejo pois estão a perder tempo desnecessariamente. Escolher um objetivo para a vida é muito fácil. Difícil é aguentar pelo caminho até esse objetivo. Quando temos um objetivo em mente, devemos ser claros em compreender que pode levar tempo e avaliar quanto tempo vai demorar a atingir a meta que pretendemos, evitando desilusões desnecessárias. Muitas vezes, o caminho é longo, cheio de pedras e ervas daninhas e com muitos animais a atravessar a estrada, mas no fim, quando alcançamos o nosso destino, a viagem foi curta.


       Artigo sugerido: Constituindo um excelente diálogo - Parte I



bet365

Categories: Treinador de Bancada

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments